Espiões russos esconderam códigos secretos em fotos online
Não pense que é coisa da Guerra Fria! Espiões russos que foram recentemente presos pelo FBI confessaram ter escondido mensagens secretas em imagens disponíveis na internet. No total, onze pessoas foram indiciadas.
Os espiões postavam fotos aparentemente comuns na internet, em sites acessíveis para todos, mas dentro dessas imagens havia códigos. Apesar do FBI desconfiar que essa prática ocorre desde muito tempo atrás, só agora ela foi comprovada.
Os detalhes de como os russos codificaram as imagens e os assuntos das mensagens não foram divulgados, mas, de acordo com criptógrafos que não estão ligados ao caso, eles provavelmente usavam os códigos que o computador constrói para gerar cores.
Depois do 11 de Setembro, começaram a surgir rumores de que a Al Qaeda usava essa mesma técnica para enviar suas mensagens para dentro e para fora dos Estados Unidos sem cair na “malha fina” do FBI.
Agora tanto nós quanto o FBI ficaremos imaginando que imagens na internet poderiam conter códigos. Você, leitor, já viu alguma imagem suspeita? [LiveScience]
10 comentários
Esteganografia ja usada a muiiiitos e muuuuitos anos
eu estou tentando construir uma dessas fotos para colocar dados diretamente no cerebro eu sei que isso e possivel mas ainda nao consegui achar um geito de fazer.
eu ja sabia que espioes davam um jeito de enviar suas informacoes de qualquer jeito.
se ate com imagens eles ja fizeram isso, imagine que outras maneiras nao existem.
Recentemente vimos que o mega traficante Carlo Abadia usava o mesmo recurso e melhor ainda embutia arquivos de audio ao invés de texto
Bem o quero dizer é que essa técnica ja está bastante difundida e banalizada provalvelmente por algum agente corrupto da própria CIA
Pão e circo para as massas
Não precisa dessa esteganografia. É só você inserir um metadado em uma imagem, eu mesmo já fiz isso várias vezes, e se você tiver um algoritmo bom de criptografia (não estou falando desse que você baixa na internet, estou falando de você criar o seu) melhor ainda, você insere a mensagem inteira criptografada.
E depois se você tiver o algoritmo que obtem o metadado da imagem e o algoritmo descriptografador, você obtem a mensagem original.
Já utilizei dessa técnica em um flog que eu tinha sobre imagens curiosas, em vez de colocar uma marca d’água na imagem, eu inseria um metadado. e eu usava um programa para criptografia que eu fiz, que tinha doze etapas, uma delas eu lembro que se o código do caracter fosse um nomero par da tabela ascii (tabela com todos os caracteres que podem ser usado, ela é carregada com junto com a BIOS do computador) somava com o numero 33, e se fosse impar diminuia 33, outra etapa somava somava com o primeiro numero decimal do cosseno do codigo ascii..
Se alguém quiser o algoritmo de metadados eu envio por e-mail, mas o de criptografia não tem como eu enviar, porque se eu enviar, as minhas coisas estão em risco, mas eu passo várias apostilas sobre isso
[email protected]
Na verdade não precisa de mensagens, apenas síbolos transmitem mensagens ocultas, claro, o significado de cada símbolo apenas as duas pontas obtem. Existem inumeros alfabetos ocultos na internet.
O trafego de informações nunca foi segredo, e nunca será combatido com rigor de nehuma lei, pois proteção a informação é legal, independente de setor político ou estado. O homem mais rico no brasil hoje, indicado pela revista Forbes utilizou de informações previlegiadas, não é segredo a ninguém, somos numeros, votos, e infelizmente manipulaveis, Pão e circo para as massas.
Tem até como esconder arquivos em imagens com SENHA,
que acho mais seguro, se quiserem eu até posto ele aqui =D
Se as nossas impressoras colocam códigos nas fotos que imprimimos a mando do FBI, porque eles estão surpresos?
Essa técnica é antiga e é chamada de ESTEGANOGRAFIA.
Veja mais em http://www.inf.ufrgs.br/~lkunz/cpd/
Não é bem o caso de ver uma imagem suspeita…eles escondem em imagens comuns e a detecção é difícil.
A técnica chama Esteganografia digital, eu vi uma palestra sobre isso recentemente, inclusive.
Usando os código binário da imagem é possível fazer pequenas alterações nas cores e esconder uma mensagem por trás da mesma. O destinatário só precisa ter a versão original da imagem (que também pode ter sido postada na internet) para traçar um paralelo entre as duas e ressaltar a mensagem…