Essa roupa vai proteger você contra tubarões

Por , em 13.05.2014

“A ciência parte da observação”, diz Hamish Jolly, logo no começo da apresentação que você pode ver na íntegra no vídeo abaixo. E foi com base neste princípio que ele, empresário e nadador australiano de mar aberto, reuniu uma equipe multidisciplinar para desenvolver uma solução para o maior problema de atletas como ele: a constante ameaça de tubarões brancos.

Para você ter uma ideia de como este problema é realmente recorrente, um total de 5 ataques fatais foram contabilizados em águas australianas em um período de 10 meses. No resto do mundo, as estatísticas também assustam e a ameaça aterroriza não só quem faz travessias, mas também banhistas, mergulhadores e surfistas.

Em resposta a esses ataques, a Shark Attack Mitigation Systems (SAMS) – empresa de Jolly e seu sócio Craig Anderson – fez uma parceria com o Instituto dos Oceanos da Universidade da Austrália. Depois de muitos rabiscos e debates, eles lançaram uma solução prática e, ao que tudo indica, muito eficiente para proteger os seres humanos.

Com base em descobertas recentes a respeito da visão dos tubarões, o SAMS apresenta dois modelos de roupas de neoprene que visam reduzir a chance de ataques.

Como funciona

A equipe do Instituto dos Oceanos da Universidade da Austrália, liderada pelos professores Shaun Collin e Nathan Hart, vem estudando a visão dos tubarões ao longo dos anos e são considerados as maiores autoridades na área.

Uma das séries de descobertas científicas significativas que realizaram diz respeito aos sistemas sensoriais dos tubarões – incluindo o fato de que eles enxergam em preto e branco.

Embora tubarões usem mais de um sentido para localizar suas presas, sabe-se que a visão é fundamental na fase final de um ataque. Ao interromper a percepção visual de um tubarão, um ataque mortal pode ser evitado por completo ou pelo menos adiado para dar tempo da pessoa em perigo reconhecer a ameaça e nadar para longe como se não houvesse amanhã.

Os modelos

1
O “Ellude”, para surfistas e banhistas, é listrado em preto e branco, criando um efeito de dimensões diferentes para os olhos do tubarão. Segundo os desenvolvedores, isso diferencia o usuário de qualquer presa e faz o tubarão acreditar que ele não é um alimento adequado.

2
O “Diverter”, para mergulhadores, é baseado no padrão de arraias brancas e azuis, e roupa funciona como uma “capa da invisibilidade”. Os padrões da estampam confundem a visão dos tubarões, pois reduz o contraste com a água, e faz com que os nadadores passem despercebidos.

Agora fica a pergunta: será que funciona mesmo? Quem arriscaria? [TED, Shark Mitigation]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Cleivson Lopes:

    Os tubarões podiam ter inteligência pra inventar um traje pra eles também para evitar o ataque dos humanos e pelo menos reduzir as MILHÕES de mortes por ano :/

  • neno:

    será que colocaram alguém usando essa roupa perto de um tubarão faminto pra ver se funciona ?

    • Cesar Grossmann:

      Segundo o site do fabricante, eles tiveram bons resultados em testes, ou seja, eles testaram com tubarões.

      Não há 100% de garantia que o traje impeça um ataque.

Deixe seu comentário!