A calça mais velha do mundo tem 3 mil anos e ainda está na moda

Por , em 4.06.2014

Para os hipsters adeptos do estilo retrô, a calça acima é a inspiração certa: é a mais antiga já conhecida. Foi descoberta na China e tem cerca de 3.000 anos.

A mais antiga calça de que tínhamos registro era uma encontrada no Nepal, com 2.400 anos de idade.

Cavalos e calças

Robes, túnicas e tangas eram as peças de vestuário mais comuns durante grande parte da pré-história.

O surgimento das calças é mais recente, e está provavelmente ligado ao desenvolvimento da equitação. Ou seja, a calça só se tornou mais popular conforme andar de cavalo também se tornou.

“Durante movimentos normais, as partes internas das pernas, virilha e a parte inferior do abdômen não estão expostas ao atrito ao longo de um período prolongado de tempo”, explica Mayke Wagner, do Instituto Arqueológico Alemão em Berlim, que fez parte do estudo. “Isso só se torna um problema quando as pessoas montam a cavalo todos os dias”.

Wagner e seus colegas estudaram dois pares de calças de lã de um cemitério em Xinjiang, na China. A datação por carbono mostrou que elas possuem aproximadamente 3.000 anos de idade.

A equipe reproduziu virtualmente as calças e notou que elas seriam desconfortáveis para longas caminhadas. Como eram maiores na região da virilha, no entanto, poderiam servir para protegê-la e para tornar montaria mais fácil.

“Calças foram um desenvolvimento crítico na alfaiataria”, afirma Abby Lillethun, da Universidade Estadual de Montclair (EUA). Ela diz que os historiadores já suspeitavam uma ligação com montaria a cavalo. “A surpresa nestas calças é o tecido da virilha, que fornece os aspectos funcionais esperados de proteção, e também cobre a parte interna da coxa, o que é necessário ao se andar a cavalo”.

Wagner ainda aponta que o modelo da calça, mais solta na região da virilha, é semelhante ao usado pelo cantor pop Justin Bieber – será que ele vai a cavalo para seus shows?

article-0-1618DCCB000005DC-603_634x894

De acordo com o pesquisador, apesar de sua antiga idade, as calças tinham detalhes requintados na lã. “Tendemos a subestimar os esforços das pessoas em fazer peças de vestuário vários milhares de anos atrás, porque elas raramente são preservadas. As roupas eram, sim, sobre estilo e aparência, não só função”.

Bieber que o diga. [NewScientist]

Último vídeo do nosso canal: 4 dias infalíveis da ciência para dar o PRESENTE PER

1 comentário

  • Eliana Katsuki:

    Justin… <3
    Eu, particularmente, não gosto desse estilo de calça, mas foi interessante saber que se usa pra montaria kkkkkk'

Deixe seu comentário!