Esse será o fim do nosso sol

Por , em 31.05.2023

Nosso Sol poderia acabar assim? É bem plausível.

O primeiro vislumbre do destino eventual do nosso Sol foi descoberto inadvertidamente em 1764. Naquela época, Charles Messier estava montando um catálogo de entidades nebulosas que poderiam ser facilmente confundidas com cometas. A 27ª entrada no catálogo de Messier, atualmente conhecida como M27 ou a Nebulosa Halteres, é uma nebulosa planetária.

É uma das mais luminosas do seu tipo no céu, facilmente visível através de binóculos na direção da constelação de Vulpecula, também conhecida como a Raposa. M27 está a cerca de mil anos-luz de nós e é retratada aqui em cores correspondentes às emissões de enxofre (vermelho), hidrogênio (verde) e oxigênio (azul).

Acredita-se agora que, aproximadamente 6 bilhões de anos a partir de agora, nosso Sol expelirá seus gases exteriores, formando uma nebulosa planetária muito parecida com a M27, e seu núcleo se transformará em uma estrela anã branca extremamente quente, emitindo raios-X. No entanto, compreender a física e a importância de M27 estava muito além do alcance da ciência do século XVIII.

Mesmo nos dias atuais, as nebulosas planetárias apresentam diversos mistérios, um deles sendo a formação de suas formas complexas. [APOD]