Esse vídeo bizarro de cientistas jogando gelo em um buraco muito profundo vai te surpreender

Por , em 17.02.2020

Por que cientistas jogariam um pedaço de gelo em um buraco superprofundo? Para diversão, é claro.

Não existem muitas opções de lazer na Antártica, e escutar o som hipnotizante que o gelo faz ao cair em uma cratera de 137 metros é uma boa pausa de toda a pesquisa sobre a história do nosso planeta e as variações atuais de temperatura, por exemplo.

Assista:

A filmagem foi feita pelo geoquímico John Andrew Higgins e compartilhada no Twitter. É intrigante, eu sei.

Por que o gelo faz esse estranho som enquanto cai pelo buraco?

Temos a resposta graças a outro cientista engraçadinho, o glaciologista Peter Neff, que fez a mesma brincadeira em 2018. Seu vídeo, com a mesma sinfonia bizarra que às vezes lembra fogos de artifício, teve mais de dez milhões de visualizações no Twitter:

Efeito Doppler

No caso de Neff, o pedaço de gelo viajou por um buraco de 90 metros. Segundo ele, o barulho resultante é devido a um fenômeno físico chamado de “efeito Doppler”.

O efeito é observado quando ondas são emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador. Essa é razão pela qual os carros soam diferentes dependendo se você está se aproximando ou se distanciando deles, por exemplo.

Quando se trata do gelo, no entanto, além do efeito Doppler, as ondas de som também têm dificuldade para viajar para fora do buraco.

“Então, quando o gelo atinge o fundo, o som não vem direto para cima – as ondas sonoras começam a ricochetear nas laterais do buraco”, explica Neff em seu vídeo. “É por isso que você ouve esse ‘pew!’ com uma espécie de batimento cardíaco depois”.

Interessante, não? [ScienceAlert]

Deixe seu comentário!