Esta foto da NASA demonstra bem a distância entre a Terra e a Lua

Por , em 4.01.2018

A sonda OSIRIS-Rex da NASA, parte da missão de ciência planetária que partiu da Terra em setembro de 2016 para coletar informações sobre o asteroide 101955 Bennu, registrou uma bela imagem da Terra e da Lua no dia 2 de outubro de 2017.

A imagem mostra a distância de 384.400 km entre o planeta e o satélite. A sonda deve retornar à Terra em 2023, e vai trazer amostras que permitirão aos cientistas entender o que aconteceu antes da formação e evolução do Sistema Solar.

“No nível filosófico mais alto, a missão do OSIRIS-Rex é entender de onde viemos, já que asteroides são reminescentes da formação do nosso Sistema Solar”, diz uma postagem do site NASA Earth Observatory. “Mas enquanto a sonda pode nos contar algumas coisas sobre onde nós estivemos e para onde estamos indo, ela também pode nos lembrar de onde estamos neste momento”.

10 tecnologias malucas que serão usadas para explorar o espaço nos próximos anos

A foto foi feita com o instrumento MapCam quando a sonda estava a cerca de 5,12 milhões de quilômetros da Terra e a 5,42 milhões quilômetros da Lua. O nosso satélite parece estar mais perto da Terra do que realmente está porque os três corpos não formam um triângulo isósceles. Três imagens diferentes foram feitas para formar esta que vemos aqui. Foi necessário tornar a Lua mais brilhante para que ela ficasse visível perto da Terra.

Para quem achou o fundo da imagem extremamente escuro, há uma explicação para a ausência de estrelas. Apesar delas parecerem brilhantes para nós em uma noite sem nuvens, elas emitem uma luz fraca. Basta observar que não conseguimos enxergá-las durante o dia quando estamos na Terra. A foto foi tirada pelo lado da Terra em que a luz do Sol batia, por isso os dois corpos da imagem estão muito claros em comparação com a luz das estrelas.

Grande Mancha Vermelha: veja novas imagens estonteantes da tempestade que assola Júpiter

Atualmente a sonda OSIRIS-REx está longe de nós, chegando no mês de agosto no asteroide Bennu, que orbita o Sol em um caminho que cruza com a órbita da Terra. Assim que ela chegar ao asteroide, vai coletar amostras e depois voltará para a Terra. [Science Alert, Earth Observatory NASA].

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (29 votos, média: 4,72 de 5)

1 comentário

  • Cesar Grossmann:

    Tem uma estrela que brilha intensamente durante o dia, ofuscando todas as outras…

Deixe seu comentário!