Bento XVI realiza a primeira ligação para o espaço de um papa

Por , em 24.05.2011

O papa Bento XVI realizou a primeira ligação de um líder religioso da Igreja Católica para o espaço. No último sábado, dia 21, o pontífice mandou sua benção aos 12 astronautas a bordo da nave Endeavour. Segundo ele, a conversa foi “extraordinária”.

A ligação aconteceu depois que os astronautas encontraram uma fenda na espaçonave e ficaram preocupados com a sua volta segura para a Terra. Por fim, a NASA determinou que eles não corriam riscos.

Sentado à frente de uma televisão, o papa disse à tripulação que eles “eram os líderes da exploração humana do espaço e de novas possibilidades para nosso futuro”. Ele declarou que admirava a coragem, disciplina e comprometimento da equipe. “Parece óbvio para vocês que nós vivemos todos juntos na Terra e o quanto é absurdo que nos matemos. Eu sei que a esposa de Mark Kelly (um dos astronautas, cuja esposa levou um tiro na cabeça durante um evento político) foi vítima de um ataque sério, e eu espero que sua saúde continue a melhorar”.

Mark Kelly respondeu dizendo que do espaço não se enxergam fronteiras, e na Terra as pessoas ainda lutam por recursos. Na estação espacial, a energia é ilimitada e vem do Sol. “Se essas tecnologias fossem melhor adaptadas no nosso planeta, nós poderíamos diminuir um pouco da violência”, disse.

Bento XVI perguntou, então, sobre o futuro do planeta e os riscos ambientais a serem enfrentados e pediu que eles mandassem uma mensagem para os jovens. O astronauta Ronald Garan Jr falou sobre a camada fina da atmosfera que “separa os seres vivos do vácuo do espaço”. Mike Fincke completou dizendo que eles podem “olhar para baixo e ver o lindo planeta que Deus criou”. Ficke disse, contudo, que “quando nós olhamos para cima, vemos o resto do universo que está lá para ser explorado. A Estação Espacial Internacional é apenas um símbolo do que os humanos podem fazer quando trabalham juntos de maneira construtiva”.

Durante a conversa, que durou 18 minutos, o pontífice também expressou sua preocupação com o astronauta italiano Paolo Nespoli, cuja mãe havia acabado de falecer. “Como você tem lidado com esse momento de dor?”, perguntou. “Vossa santidade, eu senti suas preces e a de todos chegando até aqui. Nós temos a vantagem de olhar para a Terra e sentir tudo em nossa volta”, respondeu Nespoli, em italiano.

A chamada à longa distância foi realizada pela Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Italiana, além da NASA. O papa de 84 anos falou do Vaticano e até deu risada quando um dos astronautas flutuou em sua frente. O porta-voz da Igreja, reverendo Federico Lombardi, disse que a ligação demonstrou a vontade do papa em se comunicar com os fiéis de todas as maneiras possíveis, seja mandando uma mensagem de texto com uma oração, ou pelo canal do Youtube com ensinamentos da igreja.[MSNBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

13 comentários

  • waldyr:

    A Igreja Católica está expandindo suas fronteiras, e está tentando manter uma relação mais ‘afetiva’ c/ a ciencia, por isso respeito muito o lider da igreja Católica,que está deixando um unico ponto de vista, a criação divina, e isso não é uma atitude desesperada para mais fiéis, ta na cara que isso é intriga, Já que os protestantes cabeças duras não entendem o que a ciencia nos proporciona.

  • Pensador®:

    Não faltam notícias interessantes sobre o universo. Atualizem este espaço. Eu gosto muito deste site, mas está difícil.

  • X:

    Mais uma tentativa desesperada da Igraja catolica para manter seus fiéis.

  • paulo henrique:

    Primeiramente gostaria de dizer, que é preocupante para todos, pois tantos catolicos, como evangelicos acreditam plenamente na existencia de Deus, e que toda a Palavra deixada escrita na Sagrada Escritura, irá cumprir., que estamos no principio de dores, onde vimos tantas calamidades, terremotos, mares engulindo cidades, paises, enfim estamos caminhando para um fim. (Céu, Inferno ), e quanto a reportagem quero parabenizar aos astronautas que não é facil permancer distante de uma realidade (familia), mas acredito que quando estes olham em direção a Terra, onde eles conseguem ter força ainda que vem de um Deus Soberano e logo surge uma nova esperança.Gostaria de passar para estes homens valentes e dizer que tem um Deus que cuida de todos, mesmos onde vocês encontram , e se por ventura quando olharem para a terra, não esqueção que tambem na escuridão do espaço estará DEUS .cuidando de vocês e seus familiares, e quando vocês retornarem, voltem com um outro pensamente, que DEUS e sobre todas as coisas, QUE DEUS ABENÇOES A TODOS. E aqueles que ao lerem esta mensagen deixo um recado, jamais devemos nós falarmos de igreja,(catolicos, crentes, etc), mas sim quando olhamos para o nosso espelho tenhamos nós uma lembrança , que o Senhor Deus mesmo disse, FAÇAMOS O HOMEM NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA.

  • Antonio:

    A Igreja Católica possui no VATICANO a Academia de Ciências composta em sua maioria por 80% de PRÊMIOS NOBEL de varias áreas da CIÊNCIA MODERNA. O papa está de parabéns pois cumpre seu papel de levar o LADO BOM DA CIÊNCIA para os LARES CRISTÃOS. Para a SOCIEDADE CIENTÍFICA a IGREJA CATÓLICA já está entrando e fazendo HISTÓRIA incentivando a comunhão entre a FÉ e a CIÊNCIA. Para uma sociedade altamente INFORMATIZADA e nada tola e CRESCENTE a IGREJA CATÓLICA está plantando boas sementes. Não dá para tapar o Sol com a peneira pois a CIÊNCIA HOJE é a grande MUSA do momento e a IGREJA de JESUS CRISTO com sede no VATICANO está de BEM com ELA, a BOA CIÊNCIA.

    • Ciro:

      lado bom da ciencia? para mim ciencia não tem moral… mas sim o homem q a usa
      e revise essa história de mais de 80% dos nobéis serem do vaticano…
      maiores paises ganhadores de nobeis (tambe´m os q tem mais dinheiro p pesquisa): EUA, França, Inglaterra, Alemanha… seguidos por outros como japão, suiça etc…
      e para falar nenhum, PRATICAMENTE nenhum tem qualquer relação com a igreja católica, ou qualquer outra! estranho não? se for fazer comentário faça sobre o q vc sabe
      A sociedade está SIM cada vez mais tola e ignorante e, por receber mt informação, acha q sabe alguma coisa. (hey, como ela pode receber mt informação e n saber nada? me recuso a te responder isso)

      Não tem como a igrejar falar. outra vez, que a física não existe uma vez q está provado (hey pera… alguns mts cientistas morreram no meio do caminho.. inquisição? poutz… então, né?)
      é mudar ou sumir.

      eu acho certa a atitude dela, mas eu acho forçar um pouco querer notícias desse genero

  • Ulisses:

    Engraçado,eles foram para o espaço para poder conversar com o deus deles na terra.O papa, é o deusinho dos católicos na terra…Suas santidades.Kkkkk.Quanta hipocrisia!Coisas da santa sé.

  • Eduardo Amaral:

    Quando vi a notícia pensei que o Papa tinha ligado prá Deus. Mas ele ligou para os astronautas. Mais fácil né?

    • Sr. Omar:

      Tenta ligar pra ISS pra ver se é fácil!!!

  • Macaco:

    Taí, surgiu uma dúvida: os Dez mandamentos, a Bíblia valem fora da Terra? Não está especificado. Se não, então não existe pecado no espaço.

  • Criancinha:

    Manifestação hj às 21 hs na Esplanada dos Ministérios, para comemorar esse grande passo da Humanidade, realizada por nosso querido Bento XVI, o representante de Deus na Terra!

    • Ramon:

      Era pra rir?

    • criancinha:

      Claro, po!

Deixe seu comentário!