Asteroide passa perto da Terra no dia 11 de outubro; veja como acompanhar

No dia 12 de outubro de 2012, o asteroide 2012 TC4 passou a apenas 95 mil km da Terra. Essa distância é menor que a entre o nosso planeta e a lua (384 mil km). Desta vez, o asteroide com tamanho de uma casa vai passar a apenas 44 mil km da superfície da Terra, no dia 11 de outubro.

Para acompanhar a passagem pelo site Slooh, que deve acontecer às 21h do horário de Brasília, basta clicar aqui. O vídeo vai contar com os comentários de três especialistas em asteroides: Paige Godfrey, Gerald Monteux e Paul Cox.

Outra opção é acompanhar a passagem do asteroide com os telescópios do The Virtual Telescope Project 2.0, clicando aqui. Neste canal do Youtube, há dois horários de transmissão ao vivo: um às 16h do horário de Brasília, usando um telescópio italiano; e o outro às 23h do horário de Brasília, usando um telescópio do Arizona.

O asteroide de largura entre 12 a 27 metros não representa o mínimo risco de colisão com a Terra. Ele tem o mesmo tamanho que o asteroide que explodiu acima da cidade russa de Chelyabinsk em 2013, ferindo mais de mil pessoas principalmente com cacos de vidros das janelas quebradas.

O 2012 TC4 foi descoberto em 2012 pelo telescópio Panoramic Survey and Rapid Response System do Havaí. Desde então, ele tem sido acompanhado por astrônomos do mundo todo como parte da rede internacional de detecção e acompanhamento de asteroides, uma preparação para o futuro, caso algum outro objeto espacial cruze caminho com a Terra. [Space.com, The Virtual Telescope Project 2.0, Slooh]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,83 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta