As 15 mais impressionantes casas em árvores

Por , em 28.11.2013

Presentes nas mais diversas histórias e no imaginário de meninos e meninas do mundo todo, as casas em árvores são praticamente unanimidade. Porém, há quem vá muito além quando o assunto é construir nas alturas e em meio à natureza; aí, a coisa já deixa de ser brincadeira de criança. Listamos abaixo vários destes refúgios – algumas das mais belas e bizarras casas nas árvores do mundo.

14. Casa de Chá Tetsu, projetada por Terunobu Fujimori para o Museu Shirakaba Kiyharu, no Japão

14
A construção ergue-se em um tronco de cipreste, entre árvores de cerejeira em flor.

13. Naha Diner Porto em Okinawa, no Japão

13

13-
Situada 6 metros acima do solo em uma árvore Gajumaru, é acessível por uma escada em espiral e um elevador construído dentro do tronco.

12. Hotel Costa Verde, na Costa Rica

12 12- 12-- 12---

12----
Um Boeing 727 de 1965 está de pé sobre um pedestal de 50 metros de altura no meio da selva da Costa Rica e serve como um hotel de luxo, com itens de mobiliário esculpido à mão e quartos com ar condicionado. Apesar de parecer algo realmente único, existem alguns outros edifícios feitos de aviões antigos.

11. Uma casa de três andares incrível

11
Tudo o que sabemos é que essa construção encantadora fica em algum lugar de British Columbia, no Canadá.

10. Mount Crested Butte Residence, no Colorado

10---- 10--- 10-- 10-

10
Projetado em 1985 e concluído em 1987, da porta da frente deste edifício inusitado se pode esquiar até o teleférico, subir em uma das cadeiras e esquiar de volta para a casa descendo a montanha. Um eixo central que corre verticalmente através da construção a sustenta. No interior do veio central há uma chaminé para cada um dos três andares da casa, que foi projetada com duas garagens em cada um dos pisos de entrada.

No nível superior do triplex, duas suítes master são separadas pelo eixo central, com uma lareira e banheira de hidromassagem. No meio, a partir da entrada principal, estão as áreas familiares e comunitárias, sala, cozinha, etc. No nível mais baixo, ficam as salas de brincadeiras e o quarto das crianças.

9. Esferas Espírito Livre

9

9-
As esferas são casas feitas de madeira e fibra de vidro em árvores de Vancouver Island, Canadá.

8. Mirrorcube, Harads, na Suécia

8 8-

8--
Medindo 4x4x4 metros, a caixa de vidro espelhado, projetada por Tham & Videgard Architekter, foi inaugurada em 2010.

7. HemLoft Treehouse, projetada e construída por Joel Allen em Whistler, no Canadá

7 7- 7--- 7----

7-----
O HemLoft é uma criação autofinanciada do desenvolvedor de software Joel Allen. Depois de tentar se aposentar com meros 26 anos de idade, ele resolveu construir uma casa na árvore em Whistler, no Canadá. Saiba tudo sobre seu projeto.

6. Apartamento de aves, por Nendo, fica no centro da natureza Momofuku Ando em Komoro, Japão

6 6- 6--

6---
O local tem 78 entradas para pássaros e um buraco redondo grande para os seres humanos. A casa foi construída para a observação de aves.

5. Ninho de Pássaro

5-

5
5--
É um hotel nas árvores feito por Inrednin Gsgruppen, em 2010, na Suécia.

4. Wilkinson Residence, em Portland, nos Estados Unidos

This and the next are nice 4- I can get slightly wider than this to complete the full circle 4---

4----
Projetado em 1997 por Robert Harvey Oshatz, e concluído em 2004.

3. Casa de Chá Muito Alta, em Takasugi-an, no Japão

3
Um professor japonês de arquitetura chamado Terunobu Fujimori a construiu no jardim de seu pai. A obra foi concluída em 2004.

2. Yellow Treehouse Restaurant, da Pacific Environments em Auckland, na Nova Zelândia

2--- 2-- 2-

2
O prédio fica a mais de 40 metros de altura em um pau-brasil.

1. Minister’s Treehouse, em Crossville, nos Estados Unidos

1

1-
Construída pelo Ministro Horace Burgess, a obra durou 14 anos e custou apenas US$ 12 mil (cerca de R$ 24 mil). O edifício fica a 29,5 metros de altura, tem cinco andares, uma igreja e uma torre de sino. Os sinos são garrafas de acetileno de oxigênio reutilizadas.

Bônus: casa de Frans Krajcberg

Krajcberg
Nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, o artista plástico Frans Krajcberg esculpe como protesto à ação devastadora do homem. Suas obras são desenhadas em raízes e troncos consumidos pelas chamas. Frans tem lutado para a preservação das florestas brasileiras, com um vasto acervo de pinturas, esculturas e fotografias que relatam os crimes do homem contra o homem e a natureza. Uma das mais bonitas obras de Frans Krajcberg é sua própria casa em Nova Viçosa, litoral sul da Bahia, construída sobre o tronco de uma árvore de 2,60 metros de diâmetro. [io9, ProjetoBlog]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • Arlete Osmara:

    Achei lindo e acredito que nós deveríamos voltar a pensar em preservação das árvores gigantes com o recuo da ocupação do solo por concreto. Já ocupamos espaço demais. Misturar concreto com as árvores também é uma saída e os governos não investem em canalização adequada das águas que percorrem inundando as cidades nem na respiração do solo o que acarreta erosão grave. Se eu pudesse, muraria no meio das florestas, mesmo correndo riscos com os bichos, já que na cidade os riscos com humanos são iguais.Acho bonito as passarelas que adentram a mata, sem agredi-la, mas é uma realidade distante…

    • Arlete Osmara:

      Corrigindo: onde se lê muraria leia moraria.

  • Rosane Goulart:

    Pois é! Todas elas muito urbanas, cópias de seu modo de viver! Ninguém projetou uma casa na árvore como a família Crusoé! Todas essas casas sao bobas, nada a acrescentar de uma necessidade de sobrevivencia do homem. Todos os materiais estavam ali, `a mao. Assim tudo é bem mais fácil, né?

  • Jadson Brumatti:

    Todas são incríveis mas a mirrorcube é a que mais se diferenciou!
    Ah, não sei que árvore é a da casa #2, mas com certeza não é um Pau-brasil.

  • Edmilson Marques:

    Isso sim é arquitetura diferenciada.

  • Victor Luis:

    muuuito foda

  • CARLA CRISTINA:

    apesar de grandinha meu sonho e ter uma casa na arvore porem não e uma simples casinha e sim um refugio no alto acima dos problemas

  • Binho Viana:

    Por favor alguém pode me explicar como nas casas trepadas em árvores funciona o sistema hidráulico e sanitário?? não vi nada.

    • Jhonata Ferreira:

      A hidráulica é o rio perto das casas e o sanitario fica na moita perto da esquina do pinheiro com o carvalho.

  • Daniel Malaquias da Silva:

    o ultimo não parece ser uma casa na arvore, mas algumas são tão bonitas que da vontade de ter! mas pela aparencia delas devem ser muito caras… :'(

  • Fernando Szuz:

    É o ser humano se adaptando na natureza para preserva-la, e não o ser humano destruindo a natureza para que ela se adapte a ele.

Deixe seu comentário!