Esta nova câmera da NASA vai deixar os testes de foguete ainda mais espetaculares

Por , em 10.08.2016

Testes estáticos de foguetes são um show por si só, mas estas imagens vão ficar ainda mais incríveis com a nova câmera HDR desenvolvida pela NASA para mostrar melhor o que acontece nas chamas expelidas pelos combustores.

Chamada de High Dynamic Range Stereo X ou HiDyRS-X, ela capta detalhes pequenos nas chamas, mostrando o que antes ficava escondido em meio a tanto brilho.

NASA descobre um buraco gigante crescendo na superfície do sol

As imagens são formadas ao combinar múltiplas exposições, o que normalmente era feito usando várias câmeras ou filmando o mesmo evento em momentos diferentes. No entanto, a jovem equipe de engenheiros do programa Early Career Initiative da NASA preferiu usar apenas uma câmera, sem sequência de imagens.

Feita sob medida, ela consegue compensar o brilho intenso das imagens e ao mesmo tempo ter um tamanho compacto, o que permite que ela seja instalada com facilidade no suporte do foguete

É oficial: a NASA acaba de anunciar 1.284 novos exoplanetas

Depois de testes iniciais da câmera em motores pequenos, os engenheiros passaram para o gigantesco Sistema de Lançamento Espacial, que fica em Utah. Este é o foguete mais potente do mundo, e o teste registrado foi o último agendado antes do lançamento.

O resultado final (abaixo) é belíssimo. A câmera captou detalhes que nunca foram vistos antes em um teste tão grande. “Pude ver claramente a coluna de fumaça e calor e seus padrões de movimentação, o que era esperado, mas que geralmente não é visível tanto em slow motion quanto em velocidades normais”, explica Howeard Conyers, parte da equipe da NASA.

Agora a NASA deve construir um segundo protótipo ainda mais avançado da nova câmera. [Engadget]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!