Este grupo de macacos entrou na Idade da Pedra
Pesquisadores descobriram que uma população de macacos-prego-da-cara-branca entrou recentemente na Idade da Pedra.
Isso significa que os macacos, que habitam a ilha de Jicarón, no Panamá, começaram a usar ferramentas de pedra para quebrar nozes e mariscos, se tornando a quarta espécie de primata a alcançar o feito, depois de nós.
O comportamento
O grupo de macacos faz parte do Parque Nacional de Coiba. Três ilhas compõem o parque, e macacos-prego vivem em todas as três. No entanto, apenas os de Jicarón começaram a usar as ferramentas. Aliás, apenas os machos de uma determinada região da ilha as utilizam.
“Ficamos surpresos que esse comportamento pareça geograficamente localizado”, disse o principal autor do estudo, Brendan Barrett, do Instituto Max Planck de Ornitologia (Alemanha).
O primeiro relato desse comportamento no parque é de 2004, quando outra autora do estudo, Alicia Ibáñez, notou os macacos com os instrumentos de pedra. Em março de 2017, os pesquisadores colocaram armadilhas fotográficas nas três ilhas para capturar os primatas no ato.
A equipe testemunhou os animais quebrando cocos, caranguejos e caracóis com as ferramentas.
Idade da Pedra: evolução?
Não está claro por que esse comportamento não é mais difundido, ou seja, não é visto em outros grupos pelo menos da mesma ilha. Uma vez que os macacos que usam as ferramentas se movem entre grupos, em teoria, a inovação deveria se espalhar.
Os pesquisadores explicam que é possível que entrar na Idade da Pedra tenha um componente “aleatório”, em vez de ser uma trajetória esperada para os primatas. Por exemplo, um indivíduo mais inteligente do que a média pode começar a usar as ferramentas e outros o copiarem. Dadas as opções alimentares limitadas, as ferramentas podem aumentar suas chances de sobrevivência e assim o comportamento se torna mais difundido.
Mais pesquisas e observações desses macacos irão auxiliar os cientistas a explicar o que está acontecendo.
Os macacos-prego-de-cara-branca são o segundo grupo de primatas americanos a entrar na Idade da Pedra. Macacos-prego da América do Sul também têm usado as ferramentas, possivelmente há 700 anos. O comportamento também já foi observado em macacos na Tailândia e chimpanzés na África Ocidental.
Um artigo com as descobertas da pesquisa pode ser lido no BioArXiv. [IFLS]