Não existe vida inteligente fora da Terra, segundo cientista

Por , em 26.01.2012

No ano de 1961, o estado americano de West Virginia recebia a primeira reunião do programa “Pesquisa por Inteligência Extraterrestre” (SETI, na sigla em inglês), que desde então tem reunido dados e evidências sobre a possibilidade de haver vida inteligente fora do planeta Terra. Mas hoje, mais de cinco décadas depois, ainda há cientistas que discordam firmemente dessas suposições.

A principal linha de raciocínio dos estudos como os do SETI é o seguinte: havendo manifestação de vida em outros planetas, ela evoluiria em determinado ritmo, bem como a raça humana está fazendo, e mais cedo ou mais tarde mandarão sinais de existência que seremos capazes de captar.

Um cientista britânico da Universidade de Londres, Nick Lane, tem uma teoria contrária. Ele explica, basicamente, que a vida avançada no formato que existe na Terra (desde os seres unicelulares) é algo extremamente raro que dificilmente poderia ser copiado.

Isso porque os seres vivos precisam, basicamente, de uma separação entre seu meio interno e o meio externo, o ambiente em que vivem. É preciso que cada um destes dois sistemas possa funcionar por si próprio. Ao longo dos bilhões de vida na Terra, muitos sistemas vitais evoluíram, mas sempre houve essa membrana para fazer a distinção.

Existem células procariontes e eucariontes. Estas últimas, mais evoluídas, possuem uma membrana que separa o material genético, no núcleo, das demais organelas da célula. Mais fundamental do que isso, no entanto, foi o surgimento da mitocôndria, um evento chave que potencializou a possibilidade dos seres vivos da Terra de evoluir.

Sem a mitocôndria, de acordo com essa teoria do bioquímico britânico, jamais teríamos passado do estado celular primitivo. Foi um único ocorrido, ao longo de bilhões de anos, que fez a diferença para que chegássemos ao ponto em que estamos. Para que outro planeta tivesse vida evoluída, do mesmo modo que aqui, seria preciso um evento equivalente para os seres vivos de lá.

E as chances disso acontecer, segundo o raciocínio de Nick Lane, seriam praticamente nulas. Em nosso planeta, ocorreu apenas uma vez em quatro bilhões de anos. Logo, seria melhor não levantar tanta expectativa. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

239 comentários

  • Dias Esquecidos:

    Foi um festival de “na minha opinião”. se dizem “tem vida lá fora” todo mundo aplaude, so nao pode falar o contrario. lembrem: cientista ok

    • Cesar Grossmann:

      Hoje é lei, todo mundo tem que ter opinião, e as opiniões valem mais do que os fatos que estejam nos livros. Principalmente se estiverem em livros.

  • Fernando Oleiro:

    O artigo acima só “peca” por defeito e é não explicar com mais factores ou argumentos porque tal opinião é consistente. Para expor o assunto é preciso saber muito sobre o significado e a intenção das palavras e dos conceitos, o que é, “Vida”, “A Evolução de Darwin”, “A Origem das Especies”, para saber andar para traz e procurar, evolução dos elementos, matéria e orgânica até à vida, com todas as condicionantes físicas, químicas, ambientais, etc, acaso, escala, espaço tempo, extinção,…

  • locutor238:

    A verdade é que é ridiculamente difícil de verificar se existe ou não vida noutros planetas. As questões a esta temática associadas são também assustadoras.
    Será que existe vida?
    Se sim, como seria? Seriam humanóides? Inteligentes? Teriam uma tecnologia suficientemente avançada para nos explorar? Seriam baseados no átomo de Carbono? Partilhariam o nosso ADN?
    Ou será que estamos realmente sozinhos num espaço infinitamente grande?

    A verdade é que esta descoberta ( a não ser que sejamos visitados – o que eu acho altamente improvável) não será feita nos próximos séculos! E a razão é simples: Nada é mais rápido que a velocidade da luz. E esta demora milhões de anos daqui à galáxia mais próxima!

    Se analisarmos, o SETI Institute perto de Sacramento, California faz enumeras experiências para uma possível descoberta de vida alienígena como a emissão de sinais de radiofrequência para o espaço, na esperança de obter um sinal de volta. E o tempo que o sinal demora a lá chegar? Depois há outras dificuldades como a impossibilidade de visionar outros planetas. A verdade é que nós não conseguimos ver outros planetas! Apenas as estrelas! Sabemos que existem outros planetas (o seu tamanho, peso, estrutura) mas apenas pela variação do espectro de luz associado à sua estrela!

    Mas na minha mais sincera opinião! Não me parece que a mitocondria das células seja a barreira para uma possível criação de vida noutro planeta

  • Di Amaral:

    Este cientista está argumentando apenas sob um ponto de vista muito restrito. Há Outros cientistas que sustentam uma probabilidade, ainda que remota, de existirem seres assemelhados aos seres vivos da terra,inclusive com inteligência,tendo o carbono como elemento comum no Universo conhecido. Muitos sustentam a incomunicabilidade de E.T.s devido às distâncias, calculadas em anos luz. Esquecem-se de que isto é descartado pela física quântica, com a dobra do tempo que cria os buracos de verme, que chamamos de portais interdimensionais.

  • Juliano Bastos:

    Será que esse cientista tem noção da alegação que ele está fazendo? Será que ele tem noção do tamanho e números envolvidos quando estamos falando do “nosso” universo? Sequer temos dados o suficiente para afirmar com certeza que não existe vida em outro astro do nosso sistema solar, que é nada em comparação a nossa galáxia, imagine em comparação ao universo…

    Vamos fazer uma breve “análise matemática” do universo para considerar a possibilidade e/ou probabilidade de vida em outros planetas.

    Estimativas MUITO conservadoras dizem que o universo deve possuir algo em torno de 170 a 200 bilhões de galáxias(algumas chegam a mais e 1 trilhão de galáxias, mas queremos ser conservadores com os cálculos), com
    “tamanhos” estimados de 1 bilhão a mais de 1 trilhão de estrelas. A via láctea é uma galáxia em espiral(que é o tipo mais comum), com algo em torno de 200 bilhões de estrelas(de novo, uma estimativa conservadora, pois algumas estimativas dobram o número de estrelas da via láctea). Descobertas recentes mostraram que planetas orbitando estrelas são a regra, e não a exceção, mas para continuarmos do lado conservador, usaremos uma média de meio planeta por estrela.

    Utilizando essas “informações conservadoras”, podemos chegar à conclusão que existem em torno de 100 bilhões de planetas, SÓ na Via Láctea, em apenas UMA das pelo menos 170 bilhões de galáxias existentes apenas na parte observável do “nosso” universo(não conhecemos o tamanho total do universo e ainda não temos como tentar começar a estimar o tamanho real do universo ou a quantidade de galáxias que não temos como observar pois sua luz ainda não chegou até nós.). Eu sei, os números são tão grandes que é difícil conseguir ter noção real dos mesmos, e é justamente nesse ponto que eu queria chegar, o univero é tão vasto, tão grande, tão absurdamente e incompreensivelmente gigante, que o improvável acontece diariamente, e se aconteceu uma vez, aconteceram e acontecerão muitas outras vezes, não é porque não vemos que não aconteceu.

    • franobre:

      Concordo totalmente. E acrescento que isso deve ser multiplicado pela estimativa de tempo do universo. Digamos que tenha 13 bilhões de anos, mas pensemos que os 3 bilhões iniciais foram preparatórios. Ou seja, em 170 bilhões x 100 bilhões de lugares por 10 bilhões de anos, somente aqui em nosso planeta a vida complexa se desenvolveu?!

  • Lucas Adamis:

    Não existe, impossível,sem sentido, e engraçado mas essas palavras não fazem sentido para mim… Depois que eu ouvi falar sobre a Femtotecnologia duvido de mais nada!

  • Rafa Oliveira:

    Talvez não haja vida tão inteligente mas sim, vida com o mesmo nível de inteligência que o nosso já que provavelmente a vida em outros planetas teriam surgido num tempo próximo ao nosso.

  • Bethoven Soares Darcie:

    Bom, então levando para o lado da lógica, nós também evoluimos, mesmo tendo sido praticamente nula a chance de isso ter ocorrido. “E as chances disso acontecer, segundo o raciocínio de Nick Lane, seriam praticamente nulas.”

  • Daaniel Caarlos Coelho:

    Ao meu ver a vida é simplesmente inevitável

  • Amadeus E:

    Em minha opinião, seria um pouco “pequeno” pensar que não é possivel vida fora da terra, se for correto que o universo tem, aproximadamente, 15 bilhoes de anos, se não me falha a memoria, ou seja, ele tem 15 bilhoes de anos luz de extensão, levando matematicamente para a probabilidade, em trilhões de trilhões de trilhões…. de planetas que devem existir por ai, e nesse mar imensso de planetas, estrelas e objetos que não descobrimos com nossa van tecnologia, duvido que exista apenas a raça humana, talvez, dizer que não exista vida como a nossa, com os nossos traços, caracteristicas, até concordo, mas, vida inteligente, certamente havera muuuito por ai. Bom, até nesse momento essa é minha crença, até que me provem ao contrario, caso ocorra, parabenizo os cientistas que se esforçaram em estudos para tal dedução.

    • Amadeus E:

      Corrigindo: A idade do universo é de aproximadamente 13,8 Bilhões de ano e o seu “tamanho” é de aproximadamente 43 bilhões de anos luz.

    • Juliano Bastos:

      Só mais uma correção quanto ao que disse Amadeus, a idade do universo está correta, o “tamanho” nem tanto, digamos que está quase certo e com o raciocínio “meio correto”. O tamanho do universo observável da Terra, é de aproximadamente 46,5 bilhões de anos luz em cada direção, ou seja, o diâmetro do universo observável a partir da Terra é de aproximadamente 93 bilhões de anos luz.

      No mais concordo com sua opinião, mesmo sendo altamente improvável a formação da vida em um planeta, considero a mesma não só possível como altamente provável, desde planeta com vidas simples unicelulares, até planetas com vida tão ou mais evoluída do que temos aqui na Terra.

  • Reinaldo Nunes:

    O problema dessas pesquisas é que elas se baseiam totalmente na nossa forma de sobrevivência. Esse é o primeiro ponto a se pensar. Devemos considerar “N” formas de vidas, completamente diferentes da nossa. Se basearmos todas as pesquisas na forma como a gente vive, é bem provavel que nunca iremos encontrar uma evidência se quer. Todos os seres vivos precisam de oxigênio para sobreviver, correto? errado, há bactérias, como as do tétano, que morrem em contato com o oxigênio. Se a bactéria do tétano fosse alien, nunca a descobririamos, pq ela não se encaixaria no perfil de busca (oxigênio) 😉

  • Hercules Lima:

    Pesquisem sobre “anomalias lunares”, “cratera Victoria em marte” e verão esculturas incrustadas nas rochas, crânios alinígenas e muitos outros sinais de vida inteligente. Esqueçam o “eu acho” “eu acredito””eu não concordo” , pois diante dos fatos não há dúvidas.

  • Hercules Lima:

    É claro que existem seres humanos em outros planetas e até em outras dimensões. O fato de não percebermos sinais de sua existência não quer dizer que não existam. Querem provas? pesquisem sobre cratera Victoria em Marte e verão fotos de esculturas incrustadas nas rochas, crânios alienígenas espalhados no solo marciano. Por quê acham que enviaram o Spirit e o Curiosity para Marte? Pesquisem também sobre anomalias lunares. Parem com o “achismo”. O “eu penso”, “eu acho”, “eu não concordo”, “eu não acredito” não valem NADA diante de fatos. PESQUISEM

  • Doriedson Fortes:

    HUMANOS???! LOl…humanos so existem na planeta terra credoo
    vc quiz diser SERES VIVOS INTELIGENTE igual á nós!! pq acho super impossivel encontrar um outro animal fora do nosso planeta com o mesmo ADN que nós 😉

    • José Santos:

      Seres humanos tem impressão única,sabemos que ninguém é igual a ninguém,mas também dizermos que não existe vida fora da Tera é uma puta falta de ignorância,o universo está sempre se expandindo.Em algumas partes eu concordo com ele,vocês querem provas,vejam com seus próprios olhos e ouçam,também para discutir de religião seus merdas,http://fatorquantico.blogspot.com.br/2012/04/verdade-sobre-lua.html

  • JLKLEIN:

    ha muitas moradas na casa de meu pai, se voce é cristão, não presisa dizer mais nada.

    • Cristiano Rola:

      Aí depende do contexto, você está generalizando. Isso não quer dizer o que você está pensando…..LAR…..somente na TERRA! abs.

    • Cesar Crash:

      “Não há Deus” (Salmo 141:1). Se você é cristão, não precisa dizer mais nada…

  • Doriedson Fortes:

    Eu ACREDITO que existe vida INTELIGENTE alem da terra e acredito que viverei para ver um alienigena, que sabe daqui 60 anos? pode acontecer algo tipo INDEPENDENCE DAY ou algo do tipo da serie V VISITORS! 😀

  • Jean Kleber:

    Aposto que em algum lugar do universo (talvez não tão distante daqui) também há seres metidos a “sabe tudo” que dizem que não existe vida fora do planeta deles.

    Tenho muita pena de quem possui a mente fechada; seja por medo ou por pura preguiça de pensar.

    • Cesar Crash:

      De quanto é a aposta, cinquentão?

  • Marcelo Forest:

    Caríssimos, em primeiro lugar, uma vez que Deus é Aquele que fez o universo, este poderia não Lhe parecer tão “grande”. Os humanos não conseguem entender a grandeza do universo porque nossa compreensão é limitada às dimensões espaço/tempo criadas, dentro das quais existimos, e é de quebrar a cabeça tentar compreender qualquer coisa que vá além disso. O próprio tempo começa com a criação do universo físico, mas como podemos compreender a eternidade? O que havia “antes” do universo? Semelhantemente, como podemos entender o quão “grande” é Deus? Nós não podemos usar uma fita de medição, feita de átomos, para medi-lo.

    A totalidade da Bíblia parece excluir vida inteligente em qualquer lugar no universo de Deus (1, veja o texto principal). Mas e quanto a bactérias em outros planetas, por exemplo? É possível que Deus os tenha criado, mas extremamente improvável (2). Qual seria o seu propósito? O foco inteiro da criação é a humanidade nesta Terra; as formas de vida na bela biosfera equilibrada da Terra são parte do nosso sistema pró-vida criado.

    Se fossem encontradas bactérias em algum lugar do sistema solar, isso seria visto como uma prova de que a vida pode “simplesmente evoluir” (3). Porém, nós antecipadamente previmos que, neste improvável evento, os organismos terão DNA e demais moléculas do mesmo tipo terrestre, consistentes com os originados aqui como contaminantes – carregados pelas recentes sondas feitas pelo homem, ou transportados por fragmentos de rocha expelidos da Terra por impactos de meteoritos.

  • Jair Humberto:

    Não acredito em vida fora da Terra, nem acredito em evolução da vida na Terra. Deus criou tudo, simples assim. Porque não está escrito na Bíblia que Deus criou outras formas de vida em outros planetas, mas deixa claro que existe vida só na Terra. As pessoas muitas vezes não apelam para uma simples e poderosa capacidade que eles possuem: A razão. Não é necessário examinar cada detalhe possível para saber que dada coisa é verdadeira ou falsa, isso é uma das principais características do ser-humano: Bom senso. Simplesmente analisando a vida que existe hoje na Terra e a existencia do Universo em si, pode se ver claramente pelo bom senso que necessitaria de uma inteligência para criar isso, não poderia jamais surgir do acaso. Eu fico espantado com tanta perda de tempo por parte dos cientistas, alguns excentricos por um lado, apostando na vida fora da terra, outros excentricos pelo outro lado, apostando na teoria da evolução, de um Darwin, que ele mesmo não acreditava nela. Eu acho que se esses usassem melhor o seu tempo, teríamos melhores resultados, não teríamos experiçado tantos recursos enviando o homem à lua, ou máquinas à marte, em vez disso teríamos focado esforços para resolver nossos próprios problemas, como a fome por exemplo. Os cientistas acabam por ficarem loucos, por vezes criando coisas inúteis ou perigosas. Quando começam a prestar atenção na Terra criam algo como a Bomba Atômica… É de se admirar onde chega a sua psicose.

    • Tibulace:

      Olha, Jair, não ENTENDO mesmo, nunca entenderei ocomportamento estranho, de vcs, os crentes para quem a droga da Bíblia tem que ter TODAS as respostas:Vcs acessam um site sobre CIÊNCIAS e começam logo a contradizer DADOS CIENTÍFICOS, com base em uma baboseira de um livro velho, cheio de CONTRADIÇÕES, MENTIRAS, PRECONCEITOS, ÓDIOS, escrito em uma época tão ” adiantada”, que ninguém achou ESTRANHO, o tal Deus ter criado o SOL apenas no TERCEIRO dia do Gênesis.COMO ele sabia que estava no terceiro dia?SIMPLES:As bestas quadradas da época, os tais escritores desse livro horrível, eram TÃO AVANÇADOS, que, para eles, a CLARIDADE DO DIA era uma coisa, COMPLETAMENTE SEPARADA da existência do SOL!Sim, por isso o tal ser mítico, em nome do qual TODOS os alérgicos a trabalho procuram ter uma BOA VIDA,ao INICIAR o seu processo criativo, a PRIMEIRA coisa que providenciou, foi:Fiat lux! Faça-se a luz.Ele estava falando, da luz do dia, essa que clareia TUDO durante o dia, que HOJE sabemos ser proveniente do Sol.Não para o escritores/gênios da época, que achavam que o Sol, era apenas um ENFEITE do dia… .Entendo que muitos seres humanos, NECESSITEM acreditar em contos de fadas para adultos.Essas historinhas bestas de Deus, Diabo, Céu, Inferno, essas coisas tolas, para adultos mal resolvidos, temerosos de encarar com serenidade, o fato de que somos passageiros, efêmeros, só temos UMA existência, depois O NADA.Não devemos nos comportar mal nessa única existência, por MEDO de uma droga de um criador, mas por sermos seres humanos EDUCADOS, que sabem muito bem, que, se CADA homem procurar apenas o seu benefício, agir como um completo S.A.C.A.N.A, esse local fictício chamado INFERNO, adquiriria EXISTÊNCIA REAL, passaria a a ser aqui mesmo e AGORA, em nosso planeta.Bem, se a FOME por religião existe, porque escolher LOGO a droga da Bíblia?Existem outros contos de fadas, alguns até PSEUDO científicos, como o tal Espiritismo.NÃO ENTENDO e vou MORRER sem entender,a motivação que leva um crente, a ENCHER O SACO das pessoas que gostam de Ciências e há muito, muito tempo mesmo, DEIXARAM de ir a igrejas!

    • migx:

      Olá Tibulace, concordo com muito do que você disse, mas o ceticismo extremado como o seu, para mim soa igual ao fanatismo. O que foi provado cientificamente que existe, existe, o que foi provado que não existe, não existe, mas o que não foi provado nem uma coisa nem outra, pode existir ou não, e para não limitarmos nossa mente, devemos mantê-la aberta. Lembro do pessoal da Sociedade da Terra Redonda, que acreditava provar que um determinado fenoomeno era um truque, só por que era possível reproduzi-lo com um truque. E não é assim que o método científico funciona.

    • Amadeus E:

      E quem criou deus? Não me venha dizer que ele sempre existiu e bla bla bla que dessas baboseiras estou farto, adoram dizer que deus criou, que teve um inicio, mas não atribuem um inicio a ele, ele é tão grande que não tem inicio que não sei o que, o universão também é bem grande e magnifico que poderia atribuir um ponto infinito em seu começo e no seu fim.

    • Clovis Fialho:

      Eu acredito que estas respostas vamos te-las quando conseguirmos chegar mais longe no universo e atingirmos um conhecimento maior, descobrirmos novos mundos será inevitavel,como foi a descoberta das Américas,discutirmos se existe ou não vida fóra da Terra é desnecessário e do que vai adiantar, o homem vai explorar o universo pela sua necessidade de adquirir novos conhecimentos, a nossa sociedade diversas facções e cada uma delas vivem com suas verdades e perigosamente a humanidade vai avançando e até agora sobrevivemos…

  • alcantara:

    Pergunto a mim mesmo:Esse cientista ja esteve fora do planeta Terra para confirmar sua posição.Das duas a uma.ou ele é maluco ou quer aparecer.Ninguem pode afirmar tal coisa,pois é matéria de estudo,fora aquilo que não é relatado

    • Cesar Crash:

      Alcântara,
      Você não deveria se basear no título, mas naquilo que o texto diz.
      De acordo com o texto, Nick Lane não afirma que não há vida inteligente fora da Terra.
      Ele diz:
      “A vida avançada no formato que existe na Terra (desde os seres unicelulares) é algo extremamente raro que dificilmente poderia ser copiado.”
      E
      “As chances disso acontecer, segundo o raciocínio de Nick Lane, seriam praticamente nulas”

    • migx:

      Já os que acreditam que há vida inteligente fora da Terra, também usam a estatística, mas de outra forma. Se consideramos o número de estrelas (Sóis) numa galáxia e o número de galáxias que já conhecemos, fora as que não podemos ver, o número de chances de ocorrer a vida e evoluir até a inteligência é tão grande que é quase impossível que não exista.
      O problema da busca é o limite de velocidade no universo. Nos quando olhamos para um sistema distante vemos sua versão de milhares, milhões ou bilhões de anos atrás. Portanto se hoje houver vida inteligente lá, não veremos nenhum vestígio, pois estamos olhando para aversão pré-histórica. E quando acharmos vetigios, provavelmente será de uma civilização a muito extinta, pois o sinal de tv deles estará chegando aqui com alguns milhões de anos de atraso.

  • Wallace Silva:

    E muita, mas muita ignorância dizer com certeza que nao existe vida fora da terra, por que como ja foi dito aqui, no meio de 500 trilhoes de planetas(detalhe, nao existe so isso de planeta, pois a propria palavra ja diz – Universo – Sem fim), nao exista vida, pelo menos em 1(Fora a Terra – claro)?

  • vstz:

    O que mais gosto na ciência é que ela é tão exata quanto o tamanho do universo. Só aqui no hypescience já saíram mais de 10 artigos conflitantes. Hoje é muito fácil dizer que a terra é quadrada lançar uma teoria para isso e publicar com um tom de verdade assustador. Me preocupa saber que diferentes pessoas acreditaram hora em uma história hora em outra. Criando duas “verdades fantasiosas” sem saber a verdadeira verdade. É triste , muito triste.

    “Inteligência sem coletividade é o primeiro passo para a ignorância” Vanderlei Schmitz

  • victor veríssimo:

    se fomos criados por processos aleatórios,então pode acontecer em outros planetas também,mas seres como nós jamais poderão existir não parece haver trechos randômicos na nossa evolução,por isso,provavelmente exista vida fora da terra!!

    • Cesar Crash:

      O seu “SE” ainda carece de comprovação científica.

  • Gina Carvalho:

    A vida como é conhecida na terra pode até ñ ter em outros planetas, mas vida inteligente, acho q é muita pretensão do terráqueo acreditar q só existe na Terra. Ñ se está levando em consideração as várias formas como a energia se apresenta. Como as pirâmides do Egito foram construídas? Como é q apareceram pirâmides semelhantes nas Américas? Tenho certeza q houve interferência de extraterrestre. E sem dúvida eles estão entre nós agora.

    • Cesar Crash:

      O que é mais pretencioso: Afirmar que não existe algo que não se conhece ou afirmar que existe algo que não se conhece? E o pior: subestimar a inteligência humana dizendo que não são capazes de construir pirâmides, e ainda pior dizer que “com certeza” estão entre a gente.

  • Rafael B. Lima:

    Eu acho que o que esse cientista quis dizer (porém a tradução do texto deve ter interpretado errado) é que não existe a forma de vida inteligente que existe na Terra , ou seja, seres humanos com as mesmas caracteristicas e aparencias. Seria muita ignorancia achar que de 500 trilhoes de planetas no universo, só a Terra tem vida inteligente, assim como era qndo achavam que o Sol e as estrelas giravam em torno da Terra. Tal ignorancia chegaria ao ponto do ridiculo em mostrar como o homem se julga superior a tudo e todos, como é egoísta e como seu ego é grande.

  • rodolfo:

    usar as dimensões do universo como base para conjectura é válido, mas… num planeta que reune todas as condições plausíveis como o nosso, para o desenvolvimento da vida nas formas conhecidas, e mesmo assim dentre tantas outras uma única espécie pode ser classificada como racional.
    se insurgem aqueles que dizem que outros planetas podem possuir as mesmas condições e que a vida pode se adaptar a condições diferentes, mas neste tão maravilhoso laboratório chamado Terra, o melhor já conhecido, só habita uma espécie “sapiens”. talvez se a sapiciência fosse um fenômeno comum aqui mesmo teríamos evidências.

  • kalel:

    Meras especulações, ele deveria provar o que ta falando ou dizer quem mandou ele falar isto para a imprensa . pois o universo é muito antigo e nós pequenos demais pra entender a evolução em breve a humanidade vão saber a verdade quando tiver preparados.

  • squish:

    Pelo que está escrito, Lame apenas concluiu que é praticamente impossível a evolução de vida inteligente DA FORMA COMO A CONHECEMOS AQUI.

    Porém isto não descarta a possibilidade de uma evolução diferente, com outros mecanismos que desempenhem funções similares ou que não precisem das funções citadas.

    O fato é que qualquer idéia que se diga ser uma certeza absoluta está errada, pois se ela falhar uma unica vez, deixará de valer. Não se pode dizer com certeza que não existe e não se pode dizer que existe.

    No mais, de fato, é óbvio que nunca encontraremos HUMANOS desenvolvidos em outros planetas.

  • Feh:

    Ninguém pode afirmar nada.. isso são meras especulações.

  • Eudemio Pina:

    Não tenho como contestar as afirmações do Bio Quimico Nick Lane, não sei se quer o que é a mitocôndria e de que forma potenciou a evolução dos seres vivos no nosso Planeta! Um acontecimento desses em Quatro Bilhões de anos realmente mostra-nos como será dificil encontrarmos vida inteliginte em outros Planetas! Mas Contam-se aos bilhões só as estrelas existentes em nossa Galáxia, são bilhões de outras galáxias que terão bilhões de estrela, a esse acontecimento aconteceu só na terra? Não haverá outra forma de vida evoluída que não tenham necessitado da mitocôndria? Os nossos Cientistas já sabem tudo e de tudo o que se passa neste Universo sem “Fim”? Eu acredito sim em formas de vida tão, ou mais evoluidas que a nossa! Tentar explicar porque somos a única forma de vida inteligente neste Universo sem fim, é como o “Não Crente” tentar explicar porque Deus não existe, dirá ele: Deus não existe, o que aconteceu foi que a substância X se chocou com a Substância Y deu-se um BUUUM,
    e assim nasceu o Universo! Dirá o crente: Mas quem criou as substâncias X e Y foi Deus! Sabem quando acaba o tema: NUNCA!

    • Cesar Crash:

      De fato, a questão pode ser encerrada no dia em que se encontrar tais formas de vida (minha opinião é a mesma do Lane, nunca), mas nunca se poderá comprovar o contrário, que não existem.

    • reginaldo:

      Nunca podera provar ao contrario… correto. mas nunca consiguirao, provar que existe tambem, a probabilidade de provar que existe vida humana em outra galaxia e a mesma probabilidade de provar que nao existe vida humana em outra galaxia, isto significa em porcentagem iguais …

    • Cesar Crash:

      Vida humana em outra galáxia eu estou certo de que não existe, outras formas de vida eu acredito que não existam.

    • Pamela Janayna:

      disse tudo gostei de mais sem Deus nada seria possível.
      de onde que de uma substancia x misturar-se com a y e existiria o mundo?e da onde q saiu essas substancias? e as pessoas como se explica?só falta ele falar q é do macaco! a paraa e o macaco veio de onde?aí ele responde da barriga da mae dele mais e mae dele???
      a vida é para ser vivida nao entendida!pq cara eu nao entendo esse tal de nick lane.sinceramente

    • Pamela Janayna:

      gostei do comentário do Eudemio Pina

  • reginaldo:

    ATE QUE EMFIM UM CIENTISTA QUE FALA A VERDADE QUE NAO EXISTE VIDA FORA DA TERRA…

    • Ezio Jose:

      DEIXA EU TAMBÉM DAR MEU GRITO EM LETRA MAIÚSCULAS:
      “VIDA NÃO É SOMENTE HUMANA, MICÓBRIOS, VÍRUS E OUTROS SÃO VIDA TAMBÉM”

    • reginaldo:

      sim concordo com voce…. mas nos estamos falando de seres vivos humanos..

  • NoMeansNo:

    Seria ótimo se houvesse vida inteligente fora da Terra. Porque dentro dela, parece não haver inteligência alguma. Um planeta onde seus habitantes fazem de tudo para acabar com o próprio lugar onde vivem? Isso não me parece nada com o significado de “inteligente”. Há bastante presunção em afirmar não haver vida fora daqui. Mas a mesma presunção denota o fato de que o ser humano não sabe é de nada no final das contas.Portanto, as chances de sim/não devem ser de 50% / 50%. Tomara que com o tempo, o homem não polua o resto da galáxia com o veneno de sua existência. Infelizmente, parece que é o que vai acontecer.

    • Cesar Crash:

      Você confunde muito a ficção com a realidade. Onde que o homem está a caminho de conquistar a Via-Láctea, rapaz!?

    • NoMeansNo:

      Em 1978 o governo norte-americano encomendou um estudo para a então McDonnel Douglas e outras empresas sobre as possibilidades de colonização da lua e de outros corpos celestes. Os estudos foram apresentados 2 anos depois e as empresas esperavam que havia a possibilidade de abertura de concorrência. A tal concorrência não foi aberta simplesmente porque os custos de implantação das primeiras fases dos projetos para iniciar qualquer coisa relativa à construções de módulos habitáveis em condições adversas era completamente fora de qualquer realidade. De quebra, os estudos mostraram que a atmosfera de planetas como Vênus e outros – possivelmente fora do sistema solar – poderiam ser modificados se determinados tipos de bactérias fossem inseridas próximos às suas camadas gasosas. Assim, elas consumiriam amônia, hélio e outros elementos químicos liberando O2 como resíduo. Em questão de alguns séculos, 20 ou mais, a atmosfera seria completamente adequada à vida humana. Sâo essas as afirmações publicadas por aí nas quais mostram que a ficção não é tão ficção assim, “rapaz”.

    • NoMeansNo:

      Ah… em caso de mais dúvida, “rapaz”.

      http://www.nss.org/settlement/ColoniesInSpace/colonies_chap07.html

    • Cesar Crash:

      Miguinhô…

      “Douglas e outras empresas sobre as possibilidades de colonização da lua…” A Lua é logo ali na esquina.

      De quebra, os estudos mostraram que a atmosfera de planetas como Vênus… Vênus fica logo ali, no outro quarteirão.

      possivelmente fora do sistema solar (…) Em questão de alguns séculos, 20 ou mais, a atmosfera seria completamente adequada à vida humana… Só falta condições de se chegar lá, fora do sistema solar.

      Olha esse mapinha aqui: http://atlas.zevallos.com.br/milkyway.html
      Seria necessário ampliar muitissississíssimas vezes para se enxergar tudo o que o homem já colonizou, e inclusive tudo o que o seu texto cita.

      Este mapa aqui, ilustra muito melhor a parte da Via-Láctea colonizada pelo homem: http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&psj=1&gs_sm=3&gs_upl=1189l5044l0l5489l15l13l0l0l0l0l1147l6769l3-7.1.3.1.1l13l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&biw=1024&bih=677&q=mapa+via-l%C3%A1ctea&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=0x952282119a168fb9:0x3dcfb85774bdf8a6,Via+L%C3%A1ctea+-+Cap%C3%A3o+da+Canoa+-+RS,+95555-000&gl=br&ei=WHlOT-LIH4fAtgfFvvWkCA&sa=X&oi=geocode_result&ct=title&resnum=1&ved=0CCQQ8gEwAA

  • Cesar Crash:

    Galera, altamente recomendo o programa Visão Histórica nº25 http://historica.com.br/podcast/visao-historica/025-ja-chegou-o-disco-voador e a matéria do Ceticismo Aberto sobre o caso Varginha http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/3737/documentos-oficiais-revelam-investigao-do-caso-varginha.

  • MARIO MIRANDA:

    Ontem, fui a casa de meus pais em uma cidadezinha do interior.
    e ontem mesmo voltei pra casa. No caminho, resolvi parar para ir ao “banheiro”. E enquanto……… olhei para o céu, e por um momento me senti surpreso. Logo ali, a alguns 30.000 AL de daqui, o preto e branco centro da Via Láctea. Parecia mais brilhante.. mais intensa do que antes..Por um instante tinha me esquecido de como era bonito ver aquela paisagem. E ali fiquei a vislumbrar, vários micro-meteorítos riscando o céu, de um lado a outro até que um ¨*&*!¨$%&*¨@*¨%, resolveu meter o dedo na busina..!! voltei pro carro e fui embora.

  • Valmor:

    O fato de ter vida fora da terra ou nao ninguem pode afirmar,porem considerando a grandeza do universo é muito pretencionismo acharmos que estamos só nesta imensidão.
    Eu acredito que tem vida la fóra ;Talvez inteligente? quem sabe.

  • Múcio:

    É medíocre que se diga que não possa haver vida inteligente fora da terra! Até falta palavras pra descrever tamanha presunção!

    • Cesar Crash:

      Legal. Penso o mesmo de quem diz que certamente há.

  • Bovidino:

    A existência de vida extraterrestre está mais do que documentada com milhares de avistamentos, fotos, vídeos e contatos de 3º grau. Se não bastasse tudo isso, a Operação Prato é uma prova oficial.
    http://www.youtube.com/watch?v=XDzIHk1sA_8

    • Observador:

      A história mostra que quem possui tecnologia para chegar a determinado lugar, toma posse, escraviza, etc etc. Os únicos seres que se movem aqui, somos nos mesmos.

    • Bovidino:

      O único parâmetro que você tem para se basear é a história do planeta Terra. Talvez o único local de vida não inteligente do Universo.

    • Cesar Crash:

      Bovidino, eu vi o documentário ontem e achei muito interessante. Principalmente a parte que a tia fala que o objeto tinha uma cor nunca vista antes! Quer dizer, as cores nunca vistas sempre estiveram aí, nós é que não as enxergamos (ultravioleta e infravermelho). Logo, o que aconteceu é que no caso do objeto, ela adquiriu a capacidade de ver! Gosto também da parte que o “humanóide” (ou seremos nós alienóides?) falou com o cara em português e com voz robotizada, ou seja, usou um tradutor simultâneo! Eu adoro essas estórias!

      A propósito, quem se interessar pelo scan da matéria principal da revista UFO nº45 http://www.ufo.com.br/admin/arquivos/edi_64.jpg da um toque aí que eu mando.

  • Ozzy Osbourne:

    “Não existe vida inteligente fora da Terra, segundo cientista Nick Loser”
    …seria o titulo mais correto…

  • Gilberto M.:

    Pelo li nos livros, os passos para vida inteligente com tecnologia seria algo como:

    Moléculas orgânicas simples => Moléculas orgânicas complexas => Células procariontes => Células eucariontes => Vida complexa => Vida inteligente => Seres tecnológicos.

    Cada passo acima é bastante improvável, ou seja, tem pouca probabilidade de ocorrer. Entretanto sabemos, obviamente, que podem ocorrer, pois estamos aqui usando nossos computadores. O universo é muito grande e disso vem duas notícias para quem quer encontrar vida et: Uma boa, outra ruim. Notícia boa: tem que haver vida et inteligente tecnológica em algum lugar. Noticia ruim: provavelmente está tão longe que é como se ela não existisse para nós, para todos os efeitos práticos.

  • Jusé:

    Espero que encontrem vida inteligente em outro planeta, por que aqui ainda não chegamos a esse estado….

  • pedro:

    a falta de humildade ,o soberbo cientista julga-se detentor de toda a sabedoria do universo , sera que conseguira alguem equacionar os milhoes de hipoteses ?

  • Narah:

    Acho essa afirmação um tanto quanto equivocada.
    Os seres humanos se acham a raça mais inteligente do universo,
    um tipo de ‘ser superior’. Acredito que nós ainda estamos engatinhando com relação às outras formas de vida. O universo é um lugar imenso, com outras dimensões, seria desperdício existir apenas a Terra com vida. E pode ser que não seja apenas esta forma de vida com ‘água e oxigênio’, pode ser que existam diferentes formas de sobrevivência. A cabeça dos cientistas deveriam ser mais abertas a estas questões.

  • Rafael:

    Achei essa conclusão,muito equivocada,pois o ser humano usa como referencia condições semelhantes a terra,para procurar vida em outros planetas,mas o que impede por exemplo a vida em um planeta escuro e gelado?Um outro planeta,portanto uma outra forma de vida.

  • Reynaldo Andrade:

    Aqui na terra já é dificil vida inteligente, que dirá em algum outro planeta, com tanta destruição e mortes, falam que somos inteligentes, existem sim , uma meia dúzia, mas um ser que destrói, corrompe, rouba, mata, e acaba com a natureza, desfaz daquilo que Deus lhe premiou, é chamado de vida inteligente, que falta de sensatez né???

  • Nik:

    A chance de existir vida inteligente fora da Terra segundo esse cientista é quase nula, PORÉM, existe um número quase infinito de planetas no universo e ISSO equilibra as coisas… (eu acho)

  • abidu:

    Eu acredito que se aconteceu uma vez pode acontecer de novo.

    Pode ser dificil, mas pode acontecer novamente.

    Tenho certeza que não somos a unica especie inteligente no universo.

    É como ganhar na mega sena. 1 chance em 50 milhões mas….
    todo mês tem pelo menos um ganhador.

  • Jonatas:

    Nos últimos assuntos se tornou mais debatido a questão UFO. Bom, embora haja de fato muitos testemunhos no Brasil e no Mundo, devo lembrar que as pessoas veem muitas coisas, e muitas vezes são enganos e ilusões coletivas. Já viram o rosto de Cristo em folhas de árvores, estátuas bebendo leite, mapinguaris, pé-grande, Yeth e Trolls… certa vez dezenas de pessoas disseram que viram crianças demoníacas com cabeças de melancia (EUA se bem me lembro).
    EU já vi algo que não sei dizer o que significou, eram três círculos luminosos enormes no céu noturno, que depois dum tempo se juntaram formando uma elipse com dois bastões de luz girando em sentidos opostos e quando se cruzavam, brilhavam tão forte quanto a Lua por um segundo, depois cada um continuava sua rota. O fenômeno todo durou uma hora, depois sumiu. Nem em todos os relatos UFOs que já li encontrei algo parecido.
    Muitas coisas vemos, e não sabemos decifrar. Quem estava comigo acredita ter visto luzes de uma frota de naves alienígenas, ou testes de rastreamento da base aérea local (eu sei a diferença entre luz projetada e luz presente, e o último era o caso).
    Já eu nem sei no que pensar cada vez que alguém me pergunta o que era. Digo “não sei, mas foi lindo e assustador ao mesmo tempo.”

    • CristianoR:

      Enfim um comentário sensato! Muito bem, não posso dizer que mentiram as pessoas que veem realmente estes fenômenos inexplicáveis (por enquanto) o que acontece é que tudo que veem, logo acham que são ET, etc… O estressante é isso!
      abraço!

    • Alienalta:

      Jonatas, que fera hein!

      Indepêndente de ser um Ufo ou não, viver uma experiência dessas deve ser fera demais.

    • Leonel:

      Eu também já vi algo que nao sei como explicar direito. Numa madrugada(umas 4hrs) eu leventei para tomar um copo d’agua, enchi e copo e fui beber na janela da sala, como é de costume, foi quando olhei para o céu, na direção do mar, e vi um objeto de forma cilindrica(tipo um charuto), meio azulado e avermelhando com uma luz brana pulsante. Fiquei parado olhando e tentando decifrar oque era aquilo, o objeto ficou completamente imóvel durante uns 20~30 min. E derrepente ele deu uma arrancada e sumiu em menos de um seg. parecendo uma estrela cadente, muito rapido msm.. Até hoje eu nao sei muito bem oque ví, nao sei se eu estava meio sonambulo na hora ..se eu estava meio que sonhando ..so sei que vi algo ..Muito estranho …

  • Evaldo:

    Como pode haver uma afirmação dessas, se não conseguimos nem sair do nosso sistema solar atravéz de sondas espaciais, quanto mais afirmar que não ha vida em outro planeta. Tudo que se tem são estudos feitos por observação atravéz de telescópios onde formam teorias pelos dados adquiridos, mesmo assim os cientistas afirmam que ha planetas parecidos com a terra em outros sistemas. Então como não pode haver vidas nesses planetas? A questão é simples, em toda vastidão do universo como não poderia haver vida, só um tolo poderia acreditar nisso, ou no caso desse cientista, que seus 15 minutos de fama. Gente voces acham que Deus criaria vida somente nesse planeta? Claro que não, Ele criou milhares de seres pelo universo e pra quem duvida vejam os estudos sobre os povos antigos (Maias, Astecas, Egipcios e principalmente os fenício) através dos escritos que deixaram e de suas construções que os própios cientistas afirmam que ele não tinha como ter tamanho conhecimento se não através de seres extraterrestres. Para os que acreditam na teoria da evolução(veja bem e só uma teoria, não é uma certeza, não é confiavel), pois nenhum cientista conseguil provar que o homem e todo ser vivente na face da terra veio de uma unica forma de vida, pois eles sabem que uma unica celula é um sistema tão complexo que ela não teria como sobreviver se não fosse formada como ela é hoje. Se estudarem um pouquinho mais verão que não tem como toda especie de vida ter evoluido de um unico ser mas sim foi criado com um poder que infelizmente muitos desconhecem. Se um dia me provarem que os seres viventes desse planeta veio de uma unica forma de vida,(veja bem provar, não teoria)deixo de ser criacionista e passo a ser evolucionista.

  • CristianoR:

    Não consigo entender porque querem tanto saber se existe vida em outro planeta ou galáxia que seja! Porque motivo, causa, circunstância, razão, Deus iria criar um outro ser mais inteligente (talvez), em um outro lugar senão no planeta Terra, se o homem consegue fazer praticamente tudo que ele quer! Vejamos: inventou o avião, o barco, as naves espaciais e tantos outros inventos. Realmente não tem sentido existir uma outra forma(outro ser), completamente diferente do nosso, mais inteligente, mais sei lá “capaz”! Para que gastar e se desgastar com estes tipos de dúvidas? Será, será, será? Para que? Se o homem desconhece a si próprio, não sabe se amanhã vai amanhecer vivo, se vai comer, beber, etc… Parem de se preocuparem com essas dúvidas e faça o bem para quem você está vendo, ou seja, seu semelhante, estes sim merecem as preocupações, o resto é mera especulação sem razão, sentido, e etc…
    Fiquem em paz e com Deus!

    • Chicxulub:

      Ainda bem que os cientistas não pensam como você, senão ainda estaríamos no Paleolítico.

    • celson:

      isto é simples. Em primeiro lugar porque se a pessoa pensa, analisa. Daí você confronta os fatos de que existem incontáveis galáxias e sistemas complexos além alcance de nossos olhos, mas para que? Deus nos criou com cérebro para pensarmos, analizar-mos e tirar-mos conclusões, sem acrescer que estamos em evolução ainda, com muita, mas muita coisa a consertar . Quanto ao material que criamos, em sua grande maioria só serviram para nos aniquilarmos a cada dia. Por isto temos a necessidade de esperar-mos algo melhor ,ainda mais aprimorado, ou não.

  • Luana:

    ah tá! semana passada passaram vários documentários com entrevistas de vários militares nos EUA que afirmaram ter passado por esperiencias alienígenas. Até um ex-governador de lá deu um relato com tantos detalhes que é impossível não acreditar. Fora isso, como os Alemães na 2° Guerra conseguiram dar um salto quantico na tecnologia mundial em armamentos e transportes aéreos? E os templos construídos em uma única rocha de cima pra baixo (no chão)na Etiópia e que não tem explicação? enfim, poderia fazer uma lista de monumentos inexplicaveis… é muita pretenção achar que no universo com bilhões de galáxias só o nosso planeta poderia comportar vida inteligente….

    • Jonatas:

      Embora eu aprecie a Ufologia (A séria, não a sensacionalista), até hoje nenhum evento UFO passou por testes científicos mais rigorosos. Acho que, se fosse fato a visita extraterrena, os governos seriam incapazes de esconder do povo tal informação, porque todo o santo dia tem pessoas registrando o mundo com câmeras e astrônomos amadores observando o céu. O Arquivo UFO é vasto em todos os países, em especial na Noruega e na Inglaterra, mas ainda carece de comprovação e fica condenado à especulação. Talvez os governos das potências até se utilizem do mito dos UFOs, para testes com novas tecnologias de armas e aviões que quando vistos caiam no mito UFO escondendo do mundo suas reais implicações.

    • Marcos-DF:

      Olá Jonatas, tudo certo ?
      Sou que nem voce: gosto do assunto Ufologia, mas a do lado sério, científico. Sendo assim, pergunto: o que voce chama de “testes científicos rigorosos” ? Já foram feitos testes em materiais que caíram ou compunham UFO´s acidentados e estes testes comprovaram que o material, no grau de pureza encontrado, não poderia ser terrestre, visto que não temos ainda a tecnologia para tal. Por exemplo, cito o magnésio que, nestas amostras, alcança um índice de pureza de 99%, o que não conseguimos na Terra.
      Os governos conseguem ocultar do povo informações sobre UFO´s porque as classificam como de “segurança nacional”, imputando a quem as divulga, as mesmas penalidades impostas aos ‘traidores da pátria”, o que, num país como EUA, por exemplo, mete muito medo !
      Mas, como bem lembrou a amiga Luana acima, de vez em quando autoridades (autoridades mesmo, daquelas que conhecem o que falam) vem a público dizer o que sabem por não concordar com a política de acobertamento dos governos. E neste caso, geralmente são pilotos militares, pilotos civis, astrônomos independentes, controladores de voo, policiais, etc, ou seja, pessoal altamente capacitado e confiável que, em muitos casos, arriscam suas carreiras para dar seu testemunho do que viram nos céus ou nos intrumentos.
      Um grande abraço a todos !

    • Cesar Crash:

      Eu concordo com o Jonatas. E pra ser bem sincero, com o Nick Lane também. Sobre esse lance do magnésio 99%, gostaria de conhecer a fonte. Digo isso por que a internet é embaçado, um cria o mito, milhares de blogs a espalham e assim, mentiras começam a se tornar verdades.

    • Bovidino:

      Jonatas,
      (até hoje nenhum evento UFO passou por testes científicos mais rigorosos. Acho que, se fosse fato a visita extraterrena, os governos seriam incapazes de esconder do povo tal informação.)
      Não acredito que esse tipo de afirmação tenha sido expressada em sã consciência. Você estava um pouco absorto ou distraído. Todavia, se você confirmar tal assertiva continuarei admirando sua forma de pensar.

    • Bovidino:

      Jonatas,

      http://www.youtube.com/watch?v=XDzIHk1sA_8

    • Jonatas:

      Amigos, eu jamais me atreveria a duvidar ou afirmar a visita de ETs diante apenas de indícios, mas comprovações fatuais nós não temos, como eu já disse outrora, a a qualquer objeto estranho encontrado a hipótese alien é a última a ser considerada. Por exemplo, é bem mais provável serem testes militares com novas tecnologias, assim o mito UFO é até positivo para as entidades que querem manter tais testes em segredo. Esses links que vocês me apresentaram são sim grandes mistérios e plausíveis, mas nenhum prova afirmativamente ser atividade extraterrestre, a informação fica no campo que ainda permite o ceticismo, a menos que acontecesse na nossa frente. s mistérios indecifráveis estão por toda a parte, no presente e no passado (Stonehenge, de onde vens e como vens, stonehenge, na moral ninguém sabe). Quanto a acreditar, sim, acredito em atividade extraterrena no nosso passado e no presente, mas certeza, eu só tenho da tecnologia militar secretamente desenvolvida, porque a história me ensinou isso.

    • CristianoR:

      Felizmente só vou acreditar, quando eu ver, essa história de ET/UFO, OVNI, ou sei lá o que, é lorota, só algumas pessoas veem, e outra, estes monumentos que vc nem enumerou podem muito bem ser feitos pelo homem sim, o homem é muito capaz e desconhece sua total inteligência, apenas usa talvez 10% do seu intelecto, agora, imagina se conseguisse usar todo os 100% !!!.
      Precisaria ainda existir ET? precisaria um outro ser, para ensinar como fazer as “coisas”? Se já com os 10% que ele usa, o homem consegue fazer monumentos “monumentais”, etc… Posso muito bem falar, sem provar…..quero ver alguém provar que existem realmente outro(s) seres, pode-se muito bem forjar tudo quanto é tipo de provas, depois que eu vi aqui (https://hypescience.com/as-primeiras-fotografias-de-fantasmas/) mesmo as fotos que se diziam reais, fotos de gente morta(fantasmas) que apareceram nos retratos, e depois descobrirem que todas sem exceção eram falsas….ahhhh minha cara, vc acha que eu vou acreditar nessas baboseiras de discos voadores, ET, cuca, bicho papão, saci pererê?kkkkkk Só sendo mesmo trouxa!

    • John jones:

      cara tu e trouxa mesmo saiba que os ets ja estao aqui fazendo esquemas com as naçoes de 1mundo

    • Cesar Crash:

      Que me dobrem um dedo!

    • John jones:

      ha?

    • Cesar Crash:

      Que os tais ETs me dobrem um dedo!

  • Margarida:

    Não é possível que haja um cientista tão burro e ignorante nos tempos que correm. Se até a própria ciência o admite, ainda que insipidamente. Que desperdício de mundos! E burrice rima com crendice. Que susto vai levar esse senhor quando constatar que a evolução dos seres vivos está para além das leis da matéria e do carbono. É esta ciência tosca que temos e que insiste em atirar-nos areia para os olhos. O círculo fecha-se e já não sabem mais o que dizer para manter esta matriz.

    • Marcos-DF:

      Legal, Margarida !
      🙂
      Abração

  • Leon:

    Sabe qual o problema amigo cientista ?

    Esquece que existem muitas dimensões no universo, e isso vcs não negam. Podem vcs detectar vidas em outras frequencias dimensionais ? então cala a boca mané.

    Se não existe, vem aqui no Brasil dar sua opinião sobre a ” Operação Prato ” que teve tantas testemunhas oculares vendo ufos.

    Quem quiser ver, pesquisa no youtube.

    • Mauro Oliveira:

      E mais, A afirmação dele morre em uma simples pergunta. Qual é a prova de que não existem?

    • CristianoR:

      e qual a prova “verdadeira” que existem? também não teem… provas forjadas são muito fáceis de conseguir, a tecnologia avança cada vez mais, é muito fácil meu caro, Photoshop, Corel, etc…

    • Marcos-DF:

      Legal Leon !
      Aliás, a “Operação Prato” foi uma das maiores operações levadas a cabo por um governo, no mundo.
      Os resultados foram impressionantes e, exatamente por isso mesmo, determinou seu encerramento (pelo menos públicamente). A quantidade de filmes, fotos, depoimentos dos moradores e do próprio pessoal da FAB impressionam e nos levam à conclusão de que o fenômeno UFO é real.
      Quanto ao cientista do texto, deixa ele prá lá …
      🙂
      Abração

  • Ricardo:

    o problema eh q existe algo muito alem, q escondem de nos.
    pÔ, tantos avistamentos e depoimentos de OVINIs, crop circles, abduçoes. nao precisa sair da Terra para procurar aliens eles estao aqui mesmo em nosso planeta, sendo escondido por governantes, e pessoas de alto escalao.

    • CristianoR:

      estão é enganando o povo para ficarem com “medinho”….kkk como são otários os que acreditam nessa baboseira!

    • Marcos-DF:

      Otários são os que tem mente fechada e acreditam nos governantes …
      Procure no Arquivo Nacional sobre a Operação Prato, por exemplo, e vai se surpreender com coisas que acontecem e voce nem toma conhecimento …
      Abraços

    • CristianoR:

      VERDADE, ainda bem que não acredito nessa corja corrupta!

  • Sergio:

    Hehehe, então somos os únicos? Então porque é que o meu raciocínio me diz que num universo tão grande é impossível estarmos sozinhos? Acho que por maior que seja o fanatismo de muitas pessoas pela religião não as impede de fazer contas.
    Afinal aqui estão algumas frases da bíblia:

    “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.”
    (João 14:2)

    “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo(…)”
    (João 18:36)

    Pois, até Jesus dizia que era E.T, kkkk….

  • Magda Patalógica:

    Ahhhnn…

    Então fica explicado que os Crop Circles foram criados por alunos graduados da Universidade Tiririca. Sacou?

    Estamos conversados e não cometam a heresia de tentarem me provar o contrário.

    Fui

    • Bovidino:

      Magda,
      Tá querendo tirar o corpo fora?
      Agora todo mundo já sabe que foi você com ajuda do Silvio.

    • Magda Patalógica:

      Bovidino:

      Já que você me entregou, vou contar como fizemos:

      O Silvio que é mais inteligente, criou os desenhos no computador e imprimiu.
      Eu peguei os projetos e usei minha vassoura mágica prá dar os crops.
      Fiquei tonta de tanto girar em circulos
      Depois botava o Silvio na garupa da vassoura e voávamos bem alto prá conferir se tava todo nos conformes.

      Só que uns “P” duns velhinhos da região, andaram dizendo que foram eles que fizeram tudo aquilo.
      MENTIRA DELES e agora tamos pensando em requerer os direitos autorais. Sacou?

      As linhas de Nazca tb foram feitas com a minha linda vassoura de bruxa. Aquela aranha e outros desenhos representam os ingredientes que coloco no caldeirão, quando faço poções e encantamentos.

      Ainda bem que você reconhece a minha obra.(rss)

      Fui.

  • Joao Paulo:

    Isso reforça a tese de que não estamos aqui por mero acaso, como creem os céticos, mas será que a ciencia não muda de idéia mais adiante? Porque isto ja virou uma marca registrada dela, e depois vem os defensores Dawinistas dizendo que ela pode sim voltar atrás porque tudo ela baseia em testes complicadíssimos para apoiar as suas bases.

  • MARCELO FOREST:

    Caras este cientista deve ser louco com certeza! Como ele pode afirmar isso! A Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo, ele perdeu a noção de que não somos e nem fomos os privilegiados! Existem mais de não sei quantos planetas sendo descobertos pelo telescópio Kepler, e afirmar que somos a única espécie inteligente no universo, nem o Vaticano acredita mais nisso.

  • Thadeu Penna:

    Acho que o título é inapropriado. No texto é claro: “a vida avançada NO FORMATO QUE EXISTE NA TERRA é algo extremamente raro que dificilmente poderia ser copiado”. Como cientista, ele não afirma nada sobre outras formas de vida. Nada indica que a forma de vida baseada em carbono e DNA que temos aqui, seja a única de várias possíveis.

  • SENAM:

    Isso prova que existe imbecis em todo lado.

  • Roni Pensador:

    Claro que existe! E neste momento! Há provas claras disso… Os astronautas na estação espacial internacional! K .k k. , Falando sério, sim: Anjos, é claro não está em nenhum livro de ciência e nem é comprovado… Alguns até acham que os ” os deuses eram astronautas” inclusive há um livro famoso com esse nome, e é claro, dezenas de documentários. Agora, dizer que estes” anjos ” eram uma ” sopa ” de matéria inanimada que “surgiu por acaso” , e que ao longo de bilhões de anos” evoluíram tanto que se transformaram em seres de energia que viajaram até nós e manipularam a matéria aqui, depende da ” fé ” de cada um. Eu não acredito na evolução ” cega, aleatória, sem propósito, mas sim na criação com objetivos. ( ao moderador: este comentário não é ” apologia à religião e nem à ciência. E ainda propicia maior debate sobre o tema, abraços)

  • Dona Formiguinha:

    Claro, claro. É como uma formiga afirmar para outra que, absolutamente, depois de tanto tempo nessa terra, está certa de que não existe vida em outros continentes.

    “Ora essa, imagine NÓS, FORMIGAS, somos algo extremamente raro e que
    dificilmente poderia ser copiado. Que tolice.”

    Em depoimento, Prof. Dr. Fu Myga, CFF 7.001.256.528,
    superintendente da Agência Espacial Subterrânea a mais de 7 semanas.

  • Davidson:

    Esse tópico criou vida própria hein kkkkk. Deu mesmo oque falar .

  • Devaldo Priori:

    Caro Roberto , essa mensagem já chegou , e foi decodificada por especialistas , inclusive nos Crop’s ingleses .
    É incrível a miupia desse ” cientista ” .
    A escola ( universidade ) desse infeliz deveria cancelar seu diploma .

  • ronnie braziliano:

    atualmente eu moro na Inglaterra e mandem estes caras pararem de falar besteira…. todos sabem q a maioria dos fenomenos ufologicos e nao explicados, acontecem aqui. Eu tive varias oportunidades de presenciar e posso garantir o q estou falando. se for possivel assista este video
    http://www.youtube.com/watch?v=gkMSYO3iWXo&context=C3aeb6dcADOEgsToPDskLBPMzX5MIACQZHvRljh7XB

    se nao for possivel ver pelo link, procure no youtube: Ufo in London 06-11-11

    That’s all…

    enjoy your life and weekend as well….

    ronnie braziliano

  • Fábio Berbert de Paula:

    No dia que ele me explicar exatamente como surgiu a vida na Terra, aí sim ele terá gabarito para afirmar que não existe vida no universo.

    Mas… se ele nem sabe como a vida surgiu aqui, como é que pode afirmar que não existe vida acolá???

  • Rogério:

    Bom, dizem os físicos que a física quantica pode tudo e tal e que os pensadores também dize que se podemos imaginar algo, ela já existe, então se imaginamos existir tais seres, eles existem de fato. Logo existimos.

    • Peter:

      Deve ser por isso então que dizem por aí que por aí que existem duendes, papai noel, deus, etc.

  • Fulano:

    Concordo parcialmente com a teoria desse cientista, porem como exite muitas galaxias, e milhões de estrelas em cada, existe a possibilidade de existir vida inteligente, porém como eles estão a milhões de ano luz, mesmo que as ondas eletromagnéticas provenientes do uso de suas possíveis tecnologias viajassem na velocidade da luz, demoraria milhões de anos para chegar aqui, mas como viaja a uma velocidade muito inferior a isto, demoraria mais ainda.
    E como nós podemos ver, nos evoluímos tecnologicamente nos últimos 300 anos, para os possíveis alienígenas não seria muito diferente.

  • Jonatas:

    Como seriam os ETs? Acho que semelhantes a nós, e não “gosmentos” com acreditava Carl Sagan, porquê:

    Analisando os seres vivos:

    A diversidade da biosfera é impressionante, mas encontramos pontos em comum que se devem a adaptações ambientais. Se você precisa voar, então precisa desenvolver asas, foi o que as mais diferentes formas vivas fizeram, independentes evolutivamente, desenvolveram a mesmo coisa os insetos, os pterodáctilos, as aves e os morcegos – seres diferentes, mas com os mesmos mecanismos físicos desenvolvidos, as asas. Assim também vale a seres inteligentes, os primatas desenvolveram mãos para pegar objetos e usarem ferramentas usando a própria criatividade, coisa que nenhum outro bicho faz.

    A vida se molda ao Ambiente, e não à Química:

    Os possíveis seres inorgânicos que tantos imaginam ser mais abundantes no cosmos, também não seriam tanto diferente de nós. Vamos imaginar vida em Titã, melhor lugar pra imaginar vida baseada em outros elementos, os seres teriam um terreno líquido a ocupar, onde os intelectos adquiriam um forma mais similar aos seres mais raciocinantes do nosso oceano, os polvos, que agem elaboradamente e carregam objetos. Mas na superfície, os titanianos teriam que assumir uma forma humanoide, pra poder caminhar e usar ferramentas, ou, dado que esse Satélite tem densa atmosfera e baixa gravidade, seriam flutuadores com braços compostos, semelhantes a polvos. Logo, podemos ter até seres diferentes da forma humanoide, mas mesmo assim seriam familiares, familiares a algo que temos na Terra, por sua diversidade ambiental.

  • Roberto:

    Muito bem. Já se sabe que nehuma mensagem extraterrestre foi dectada até hoje e que de fato não há vida inteligente fora do planeta Terra até este momento. Tudo que se sabe é que as poucas vidas inteligentes por aqui estão sendo estupradas pelas mais diversas tribos que acreditam em qualquer coisa que os eleve a uma condição magicamente poderosa e superior à do resto do reino animalia.

  • Carlos Wendel:

    Acredito que haja uma inconsistência entre o título e o que o cientista realmente disse, talvez um erro de interpretação, algo aceitável e comum pra mim – todos somos falíveis.

    Não posso deixar de ressaltar a ignorância máxima de um cientista se fizesse uma afirmação dessas, já que vai contra o ceticismo e a lógica filosófica da ciência.

    Provar que não existe vida inteligente num universo com centenas de bilhões de galáxias e centenas bilhões de estrelas em cada uma dessas galáxias baseado somente nos conhecimentos atuais de biologia (ignorando que eles certamente irão mudar com o tempo) é algo que não se pode fazer ainda, então qual é a base de tal afirmação se não puro achismo popular?

    O que um cientista pode dizer prudentemente é “É possível que não haja vida inteligente fora da Terra.”, uma afirmação logicamente consistente, mas dizer que não há sem poder provar, sem base empírica é tolice.

    A vida inteligente fora da Terra é possível sim, não é provada, mas isso não significa que devemos dar como inexistente – isso é burrice.

  • John jones:

    obvio que existe vida fora da terra esses cientistas de meia tigela esqueceram uma coisa:nosso nível tecnológico e muito inferior ao dos aliens!!!!!!!!!!!!

  • Ezio Jose:

    Há várias formas de interpretar vida. Estas formas é que levam as religiões aos absurdos e os cientistas às confusões geram entre quem os interpretam (apesar que eles sabem o que dizer e para quem dizer).
    Que é vida?
    Particularmente, creio que tudo que nasce, cresce, repruduz e morre tem vida. Não é vida.
    Entre ser vida e ter vida há um paradóxo que deve ser conceituado ambiguamente. Partindo desse pressuposto, a vida pode existir em qualquer coisa, lugar ou situação sem se materializar-se.

  • ira:

    É,isso é uma cópia da vida do micróbio terreno.

    Ao acordar,o micróbio olhou a sua volta e pensou;EU E MINHA RAÇA SOMOS ÚNICOS.

    Como é pequena a raça humana(alguns ou talvez uma maioria)
    Bem,em se tratando ser humano terraqueo temos ate um deus particular ou só terreno.

    Platão ou outros pensadores de tempos idos por certo teriam uma síncope senão um infarto.
    Verdade que alguns pensam em como somos pobres de espírito e tem toda a razão.

  • Ricardo:

    Entendo a visao que ateh hoje nao temos acesso a essa realidade de vida E.T.. Mas acho q nao eh motivo o suficiente para afirmar a nao existencia apenas pelo fato de nao termos sinal aqui na terra disso. Somos grandes dentro de nosso universo, mas nada comparado ao verdadeiro universo.

  • aguiarubra:

    Sou mais Carl Sagan e o grupo que trabalha no projeto SETI. Isso de “Terra Rara” é criacionista demais para meu gosto.

    • Everaldo:

      Mas como o próprio Carl Sagan dizia, devemos tomar cuidado com a pseudociência, não dar muito crédito à meras especulações. Penso que esse cientista está nesse caminho.
      Acho que o título do post não representa muito bem o pensamento dele, pois como tudo o que está relacionado à vida fora da Terra, são apenas hipóteses.
      Não creio que seja um pensamento criacionista dele. Pois a vida, biologicamente falando, é muito complexa; a probabilidade de ela existir em outro planeta é muito pequena, ainda mais se for inteligente.

  • CARLOS CORGA:

    É impressionante esse cientista achar que isso tudo a que ele se refere só poderia ter acontecido aqui. Sabendo-se que existem mundos sobre mundos bem aqui a nossa frente, e que nós não percebemos com nossos equipamentos preparados para trabalhar nessa realidade. Mas existem outras realidades a que não temos acesso.

  • Laudo Leon:

    – Existe sim, vida inteligente nesse vasto universo.

    – A questão das condições ideais que possibilitam a vida na Terra são realmente fascinantes.

    – Desde o menor dos elementos até o posicionamento e distância correta entre o Sol e a Terra existem milhares ou talvez milhões, quem sabe bilhões de combinações em nosso meio ambiente que, se não existissem, talvez nós também não existiríamos.

    – Esse é um dos motivos que me fazem crer que seria impossível tudo isso ser uma simples coincidência ou obra do acaso.

    – Existe vida inteligente sim nesse vasto universo. E um dia teremos que nos encontrar com ela e prestarmos conta de tudo o que fizemos.

    • Roni Pensador:

      Laudo Leon, pegou pesado, mas falou a verdade…

    • Bovidino:

      Perfeitamente. Sem dúvida que existe vida inteligente neste vasto universo.
      Todavia, não existe um dia estabelecido para prestação de contas de tudo que fizemos, fazemos e ainda vamos fazer.
      Todo dia é dia de prestação de contas e cada minuto estamos preparando o nosso futuro. Sofremos as consequências de nossos atos mais cedo ou mais tarde, aqui mesmo ou em outras esferas.
      As aparentes injustiças que verificamos em consequência das leis humanas, da irresponsabilidade, da maldade ou da ignorância de alguns, serão compensadas e ajustadas em tempo oportuno e na justa medida, mais cedo ou mais tarde.

  • Jonatas:

    Vamos com calma meu povo. Esse cidadão é um estudioso graduado e se baseou em ciências como matemática, probabilidade, química, física, genética e evolução pra elaborar sua tese, fundamentos não opostos aos usados pelos cientistas e pensadores como nós usam para acreditar em um Universo povoado por vida. O que ele diz não é um disparate, é uma forma de visão. A Hipótese Terra-Rara existe antes do estudo dele, e tem seus defensores e seus argumentos, e mesmo não concordando, temos que conhecê-los, e não ficar afirmando deduções e colocando rótulos sem este conhecimento.

    • Cristiano:

      Única questão que me vem a cabeça é de que se o universo é infinito as possibilidades também são.

    • Jonatas:

      Sim eu também penso nisso, num comentário anterior aqui mesmo dei 10 razões pelas quais considero que o Universo está cheio de vida e tem muitos seres pensantes por aí. Mas acho que o estudo do cientista se refere a inexistência de possibilidade de encontra-los ou sequer estabelecer contato com eles, porque seriam mais raros e absurdamente distantes. Uma antiga fórmula de procura extraterrestre já aponta pra possibilidade de haver apenas 4 civilizações contemporâneas a nossa na Via Láctea. Eu acredito que não, acho que tem pra mais de 10.000, mas sendo apenas 1% delas capaz de viajar entre as estrelas.

  • JHR:

    Isto comprova que declarar bobagens polêmicas não é exclusividade de religiosos…

    • ira:

      Nota 10 com estrelas

    • Ezio Jose:

      Nunca foi exclusividade de religiosos. Apenas eles são enfáticos em defender suas idéias onde não seria lugar ou espaço adequado.

  • Jorge Vargas da Cunha:

    Eu morro e não vejo tudo !

    Êta cintista burro, será que esses “pensadores” ainda não se deram conta de que nós é que somos uma cópia imperfeita, ou melhor, um arremedo de tudo o que existe, e perfeito em outro planetas, nos infinitos sistemas solares existentes no universo ?
    Bom dia…
    Vargas.

    • Carlos:

      porquê?

  • Iuri Souza:

    Este “cientista” inglês é verdadeiramente “míope de inteligência”.

  • Roni Pensador:

    Mário Miranda, excelentes seus comentários. A questão da vida inteligente fora da Terra é sempre polêmica. Na realidade existe. Anjos foram criados antes de existir o planeta Terra. O Universo com bilhões de planetas e bilhões de ano de idade, pode conter alguns com criaturas de matéria sim, mas não com capacidade de raciocinar e adorar a Deus. A questão é que neste planeta começou o desafiou a soberania e a capacidade de Deus governar à nós. Pois nós nos rebelamos no princípio, assim como alguns anjos. Isso significa que depois que está questão da soberania for resolvida aqui, poderemos ver a colonização de outras, ” Terras” por criaturas inteligentes. ( parte do comentário aqui está na bíblia, e outra é opinião pessoal minha,.. Não digo ser o dono total da verdade … O assunto é muito amplo . ( já a questão de discos voadores é mais longo pra comentar, mas podemos). Abraço

  • Euclides:

    Agora dá para entender que a inteligência não é previlégio de todos os seres humanos.

  • Gilson:

    Eles já estão aqui e estão se comunicando e a mídia não divulga. Digitem no google images: ‘crop circles’ e no youtube vejam: ‘tercermilenio’

  • Sandro Wosniak:

    Pessoal, cientista também é gente e o esse título é apenas um título honorífico, me parece que alguns estudam apenas para aprender a defender seu ceticismo natural de uma forma mais elaborada, e usam o título de cientista para passar um ar de autoridade. Não precisamos estudar tanto para sermos crentes ou céticos.

    • Bovidino:

      Sandro,
      Legal. Comentário muito bem colocado.
      Acho até que como eu frequento este site há bastante tempo, lendo e analisando tanto assunto científico, o Hypescience poderia me conceder um diplominha de cientista. Pelo menos uma medalhinha de bronze. Tá bom, um cartãozinho de honra ao mérito.

    • Jonatas:

      Eu lhe daria o título de filósofo, Bovidino o Pensador. Cientista é muito preso a fatos, resultados de testes e exatidão, o pensador consegue olhar um pouco mais ao horizonte de sua própria existência.

    • Bovidino:

      Tudo bem. Mas eu quero com firma reconhecida, com o aval da Academia Brasileira de Letras e do Centro Espacial de Assunto Ufológicos da Rússia. O portador tem que ser o Obama acompanhado da Michele.
      Brigado. Um abraço.

    • Jonatas:

      Sorry, a Michele não vai poder…

  • carlos augusto:

    Esse “cientista” deve ser crente, daqueles que acreditam que a Terra é o centro do Universo porque Deus teria aqui colocado o homem. Perdi bom tempo lendo essas asneiras.

  • CristianoR:

    …E eu ainda tô pensando na Lulu…..poxa cadê ela?

  • Paulo Eduardo:

    bom… Devida a incerteza da dimensão do universo! A existência de seres inteligentes fora da terra é algo que está além da compreensão humana!

  • Andrégis Cezarotto:

    É impossível existir apenas uma coisa unica no infinito.

    • Kalel:

      O Universo não é infinito…

    • Fernando:

      Como voce tem certeza disso???
      Algum cientista ja viajou em alguma nave espacial para checar???
      Nem sabem o que e um buraco negro ainda que dizem que pode ser um portal para outro universo.
      Entao o universo pode ser infinito sim!!!

    • XVitorDX:

      Ou Não…

    • Ozzy Osbourne:

      talves esse universo não, mas e o q está alem dele???

  • André Luis:

    Provavelmente este cientista não tem noção real do tamanho do universo!

    • Davi:

      A claro que não, provavelmente ensinaram ele a fazer pipoca na faculdade, em vez de explicar algo tão básico.

      Quem tem uma boa noção somos nós, estudiosos da internet, cujo argumento se resume a dizer que o universo é grande.

    • Jonatas:

      Hipótese Terra-Rara, é a linha de estudo que esse cientista defende, não preciso nem explicar em que consiste essa teoria. É uma teoria matemática e científica envolvendo probabilidade, de valor acadêmico.

    • Carlos:

      KKKKKKKKKKK CLARO A BOA NOÇÃO É DOS ESTUDIOSOS DA INTERNET KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Pj:

    Ah sim.. Depois de viajar por todo o universo, passando por cada planeta, analisando com seus instrumentos Ultra tecnológicos todas as possibilidades de vida existentes, ele chegou a essa constatação.

    Esse brilhante senhor nunca assistiu star trek pelo jeito…

    • Carlos:

      muitos outros chegaram a conclusão de que existe sem nem sair da frente do computador

  • Eduardo:

    Continuando…
    Se lembrarmos da lei da entropia, podemos chegar a conclusão de que para existir vida, é necessario uma inteligencia superior, que possa manipular a materia mesmo que ela não seja material.

  • Eduardo:

    Este cientista deve estar frustrado de não ter encontrado sinais de vida fora da terra até agora, logo sua afirmação.

  • caio:

    os E.T. ñ se comunicaram com agenti da msm forma q nos nos comuniquemos com eles. o simples fato de existe bacterias fora da terra ja seria um fato explendido.

  • Cultura ateísta:

    Pra mim esse cientista tem preguiça de trabalhar e também é um cara orgulhoso demais ao admitir que a vida só pode existir segundo seus padrões científicos.
    Só na nossa Via Láctea temos mais de 200 bilhões de estrelas, fora as outras galaxias existentes por aí.Acredito que tanto para nós quanto para qualquer vida extra terrestre a possibilidade de um achar o outro é como encontrar um grão de açúcar no deserto do Saara.
    É muita prepotência achar que somos únicos no universo.

    • Fernando:

      Por que ele e ateu como voce!
      Ele e voce so acredita vendo!

  • Alexandre:

    A maior prova de inteligência fora da terra está no simples fato de os E. T. s não se comunicarem com seres
    abjetos (97% dos humanos)!

  • Alexandre:

    Prezado sr. Bovidino, excelente seu comentário! Obrigado por compartilhar minha tese de que os animais superam os humanos!

  • luiz carlos:

    O nosso planeta é um efeito inteligente então a causa é inteligente e esta causa não se encontra aqui neste planeta, então é óbvio que o universo está repleto de mundos até mais inteligentes que o nosso. Sabeis, pois, é desses mundos que nos vem a nossa inteligência. O que é feito pelo homem aqui neste mundo é simplesmente uma leve cópia do que existe em outros bastante mais evoluídos, estamos rumo a perfeição. Já podemos estudar e conhecer isto. A chave do conhecimento do nosso futuro está neste estudo, o ESPÍRITO… conheçam-o!

  • MARIO MIRANDA:

    O MODERADOR..!!! ACEITA MEU COMENTÁRIO AÍÍ KKKKK..!!!

  • Marua:

    o Universo é grande demais para conclusões tão mesquinhas!!

  • Chuck Norris®:

    Não conhecemos se quer nosso Sistema Solar. Existem centenas de bilhões de galáxias. Eu acho um absurdo uma pessoa dizer que ‘Não existe vida inteligente fora da Terra’. O que nós conhecemos sobre o universo? O que nós conhecemos de verdade?

    • Jonatas:

      Não conhecemos nem nós mesmos.

    • JOSÉ MARIA ALVES DE FREITAS:

      CONCORDO. Não sabemos nem o formato do nosso planeta , não sabemos o que existe nos mares profundo , ninguém pode afirmar nada .Existem vários pesquisadores que com documentos comprovam o contrario , E que a vida veio de fora da terra , leia A BÍBLIA , ESTÁ ESCRITO ASSIM , DEUS QUANDO COLOCOU O HOMEM NA TERRA , FALOU , VAIS FICAR AQUI , DE TUDO QUE PLANTARES DARÁS-ME UM DECIMO LEMBREM-SE QUE VCS ESTÃO DE PASSAGEM . LEIA TAMBÉM ZECHARIA SITCHIN , J.J.BENÍTEZ E OUTROS ,VERAS QUE NÃO SABEMOS NADA .

    • Ozzy Osbourne:

      se o chuck falou ta falado, É LEI!!!

  • Bovidino:

    Eu não sei o que esse cientista chama de vida INTELIGENTE.
    Aqui mesmo na Terra, temos alguns exemplos de vida INTELIGENTE, como os animais. Qualquer cachorro, por exemplo, sabe exatamente a justa medida da sua necessidade; coisa que nós humanos geralmente não sabemos.
    Eu sempre acreditei que se existir alguma vida mais INTELIGENTE que os animais terrestres, deverá ser em outro planeta qualquer ou quem sabe em alguma estrela.
    Esse cientista só veio confirmar minha crença.

  • Celiane Brasil:

    na terra já não tem muita vida inteligente…

    • Jonatas:

      Acaba de o.f.e.n.d.e.r os golfinhos!

    • Lucas Palma:

      Guia dos mochileiros das galaxias 🙂
      Bem pensado.

  • Davidson A:

    Esse cientista faltou a aula de ANÁLISE COMBINATÓRIA.

  • True:

    Ai que saudade de dar uma negativa!

    • Cabeção:

      Verdade hein…

  • Evandro:

    a probabilidade teoricamente de nós existirmos já é praticamente nula. Já começa por ai…

    se for considerar como o surgimento da nossa vida como um evento aleatório; realmente, a expectiva de encontrar vida fora da Terra, é praticamente zero. (não precisa ser um mestre em probabilidade para isto). Todavia, caso contrário, não sendo um evento aleatório, mas com uma causa, então a história muda.

    • mario:

      nunca devemos descartar todas as hipóteses .. gostei do fundamento.. 🙂

  • João:

    Concordo com a maior parte dos colegas, e digo mais, este cientista deve estar queimando o filme dele na comunidade internacional. Este tipo de afirmação é cética demais, beira o dogmatismo, e isto basta para quem lê as entrelinhas.

    • True:

      Esse cientista e ateu!!!

      Ta explicado!!!

      Ele so acredita vendo!!!!

  • Asdrubal:

    Pessoal do hypescience,

    o nome da classe é ACCESS e não AECCSS. Na linha 11 do ficheiro comment-popup.php

    :p

  • Helô:

    p.s. aposto que esse cientista é da Igreja Universal… e defende a teoria da criação! Eu hein, ciência e religiao nao ainda nao entraram em um acordo….

  • Helô:

    Quase todo mundo que não é fanático envangélico religioso, ou desligado de qualquer coisa que acontece no mundo, acredita que tenha algo a mais lá fora do planeta, ai vem justo um cientista querer bancar o cético e dizer o contrario??? Desculpe mas evidencias nao faltam no decorrer da nossa historia… Assistam Alienigenas do Passado no canal History… Muito bom! Eu duvido que seja só a gente nesse universo gigantesco… é muito prepotência pensar que somos os únicos abençoados seres “inteligentes” a habitar o cosmos!

  • Jonatas:

    Civilizações que podemos encontrar ou ser encontrados no Universo:

    Planetária: É o que estamos perto de ser no futuro, usa significativamente os recursos planetários, domina e controla o clima, a geologia e a evolução. Também desenvolve navegação e colonização em seu sistema solar e terraformação planetária.

    Estelar: Esgotam os recursos planetários e passam a viver sustentados em energia estelar, já não precisam mais de planetas, dado o grau de sofisticação de suas habitações artificiais. Colonizam as estrelas locais ao seu sistema de origem. No apogeu controlam até a evolução estelar.

    Galáctica: Segue a linha da estelar num grau maior, as Estrelas já ficam em segundo plano, suas colônias gigantes ocupam geralmente o centro das galáxias ou de aglomerados globulares, onde existe energia o suficiente para seu modo de vida. Elas são capazes de manipular a evolução da química galáctica e viagens intergalácticas.

    Fonte: Conexão Sírius

    HiperInteligências: Seres que atingem tal grau de evolução e civilidade que existir como indivíduos num mundo material já não faz mais sentido, abandonam seus corpos e seus orgão e viram energia pura, fundem-se e passam a existir como um ser único extradimensional, capaz de controlar o tempo e criar vida em outros mundos, sim, análogos a deuses. Nada impede que uma civilização estelar evolua diretamente para uma HiperInteligência, pois a chave é o nível de civilidade, quando todo o pensamento dos indivíduos vibra na mesma frequência.

    Fonte: Futurâmica espacial de Perry Rhodan, ficção científica.

    • True:

      Concordo! Mas voce nao acha estranho que essa suposta vida inteligente nunca nos deu sinais de contato???

      Mas ate agora, nenhuma civilização inteligente fez contato com os terráqueos.

      Ou eles so estao nos observando???

      Esse tema mexe com as nossas imaginações e sao so palpites assim como cada uma tem o seu.

    • Jonatas:

      É uma questão complexa, mas há algo a analisar sim:
      1 – Civilização planetária ou menor, como nós, certamente ainda está limitada quanto a vastidão das distâncias cósmicas, um sinal de rádio levaria séculos até encontrar uma civilização pra traduzi-lo.
      2 – Quanto a civilizações mais poderosas do meio interestelar, é preciso uma importante evolução social antes de tecnológica, do contrário se autodestruiriam em guerras antes de atingir a plenitude da transição para a super tecnologia. Ou seja, não existem superpotências malvadas no espaço. Sendo assim, a tendência é manter a preservação, não interferir no meio ambiente onde outros seres mais primitivos vivem. A Terra seria, para eles, uma reserva a ser conservada. De qualquer modo, do nível estelar em diante não precisa-se mais de planetas.

    • Jonatas:

      “Existe conservação planetária, a Terra nesse momento seria uma reserva protegida, assim como a Amazônia deveria ser. O desenvolvimento duma civilização não deve ser interferido.”

      Perry Rhodan

    • Jonatas:

      Os planetários estão colonizando e terraformando mundos do seu próprio sistema solar e não dominam ainda a viagem interestelar. Não há nada que tenhamos que eles queiram, por isso não fazem contato.
      Os estelares não precisam de planetas, logo, se por acaso cruzassem nosso caminho estariam mais interessados no Sol do que na Terra ou em nós, somos obsoletos e primitivos, como uma reserva de chipanzés. Os galácticos jamais chegariam por nossa vizinhança, somos poeira se comparados a uma galáxia.

      No futuro, a história inteligente muda de figura. Um povo torna-se menos agressivo e mais unificado, logo, não existem aliens malvados querendo dominar a Terra, a partir do nível 1 de civilização, não existem mais guerras e diferenças culturais, por isso que estamos nesse caminho, com a globalização.

    • Ozzy Osbourne:

      eu acredito q civilizações avançadas tenham como lei não interferir com povos q estão no caminho, motivos nao faltam, o que aconteceu com os indios quando os colonizadores chegaram?? perderam totalmente sua identidade… mas ao mesmo passo creio que nos vigiam a medida q avancemos no espaço com essa mentalidade de desbravar e destroir com certeza eles irão inteferir, mas não em nosso favor… E ESTARÃO CERTOS!!

    • Jonatas:

      Eu acredito em algo que chamo de “Seleção-Natural-Espacial”, seguindo a linha da Seleção Natural de Darwin, uma civilização só avança quando supera o primitivismo, que é o comportamento agressivo que temos. Uma vez superado o primitivismo, não fazem mais sentido as fronteiras, os países, as doutrinas divergentes, tudo isso se mescla em uma só, uma só nação global, uma única cultura, um progresso conjunto pelo em de todos. Nesse sentido, as formigas são mais avançadas que nós, uma formiga não é um ser inteligente, mas um formigueiro, duvidem se quiser, mas analisem e verão que é inteligente. Mas voltando ao assunto, se só avança a civilização que atinge a sociedade global, perde-se todos os traços predatórios, todos os dogmas, rivalidade e preconceitos. O resultado é uma exploração pacífica e consciente do espaço, quanto mais avança-se no rumo duma civilização realmente inteligente, surge um forte senso de preservação ambiental, olhe nós como exemplo, as pessoas em sua maioria reprovam a destruição ambiental, coisa que não acontecia no passado. Assim, se alienígenas avançados sabem de nossa existência, nos isolaram e apenas observam, se não superarmos o primitivismo, não seremos capazes de sair da Terra, nós mesmos nos extinguiremos.

    • Bovidino:

      Jonatas,
      A idéia de SeleçãoNaturalEspacial me parece lógica, viável e necessária.
      Quanto à superação do ‘primitivismo’, que eu chamaria de ‘ignorância’, não me consta que qualquer civilização terrestre tenha chegado nesse grau de desenvolvimento. Entretanto, alguns seres que por aqui passaram, parece que tenham atingido esse estágio, e os mais proeminentes não permaneceram aqui, mas é de se supor que estejam em alguma dimensão diferente da nossa. Isso me leva a supor que esse processo é individual e nunca será extensivo a uma civilização completa, enquanto terrestre ou planetária.
      Quanto à acreditar que hoje, ‘as pessoas em sua maioria reprovam a destruição ambiental’, me parece uma visão no mínimo muito otimista mas que não reflete a realidade. A grande maioria realmente reprova a destruição ambiental apenas de boca ou de fachada. Se de alguma forma isso prejudicar o seu bem estar ou ameaçar seu status financeiro, essa verborragia muda de direção rapidinho.
      Tomara que você esteja certo e eu errado.

    • Jonatas:

      Caro Bovidino, esse é o X da questão. Como civilização, estamos ainda no nível zero. O mínimo é o nível 1, civilização do domínio planetário, logo, acredito que lá fora não somos nem vistos como civilização, somos primitivos e bárbaros aos olhos sofisticados. Os teóricos mais otimistas apontam que no próximo século seremos uma potência emergente, entrando no nível 1, tomara que estejam certos. Nos momentos difíceis, já vi pessoas mudarem e melhorarem num segundo o que em toda a vida não foram capazes, é baseado nisso que ainda acredito no ser humano, quando estamos a beira do precipício, a humanidade supera a razão e da uma força que a muito tem sido esquecida, a solidariedade. Vemos isso em países arrasados por guerras ou catástrofes naturais.

    • Jonatas:

      Ao menos falando em ecologia e preservação, já estamos mais perto de um futuro tendente a isso. Se as crianças crescerem ouvindo, a humanidade se molda nas gerações.

  • MARIO MIRANDA:

    A muito tempo, o assunto é debatido de forma a criar uma enorme confusão na cabeça dos humanos pensadores e criadores de opinião.
    No contexto deste assunto, existem dois lados litigiosamente envolvidos:
    O Primeiro lado é a igreja, com ênfase na religiosidade, na crença de um ser superior, responsável único pela criação de todas as coisas e de tudo que existe, tendo como fundamentação a bíblia que por sinal não teve sua falsidade comprovada pela ciencia. Esta força que cria e controla todo o ambiente em que vivemos, é onipotente e chamado de DEUS.
    O outro lado é a Ciência, com sua fundamentação baseada na TEORIA DA CRIAÇÃO ESPONTÂNEA E TEORIA DA EVOLUÇÃO.
    Eu como leal leitor deste site e de muitos outros sites científicos, amante da ciência, amante das estrelas, amante da natureza, não posso negar que também sou leal e crente a DEUS e por dois motivos:
    * Embora amantes da ciência, todos nós devemos concordar que até o presente momento, cientista nenhum, por mais inteligente que seja, por mais estudioso que seja, conseguiu definir com exatidão o que é a força que nos move, que nos faz pensar, que nos faz ter sentimento, que nos faz viver.
    Por que ao que eu sei, matéria física sem vida, é apenas um cadáver, lixo, perda.
    * A ciência ao falar de criação, origem, baseia-se principalmente em teorias não provadas, ou talvez improváveis.
    * A ciência ainda não provou que DEUS não existe, e por isso não é totalmente confiável.
    Um dos mais brilhantes, ou talvez o mais brilhante cientista do mundo disse uma vez: “Eu não sei explicar a ciência sem Deus e nem Deus sem a ciência”
    Concordo.
    Acredito que exista um criador para tudo que existe, do qual sua origem somos incapazes de descobrir, dado a extensão do universo, e não foi provado dado a nossa incapacidade de entende-lo. Como eu disse, não sabemos nem o que há no núcleo do nosso planeta, imagina sua origem.
    Nesta situação, o meu raciocínio me leva a crer somente em uma situação:
    A ciência e a religião embora insistam no litígio, devem ser entendidas de forma complementar e se posicionarem juntas no mesmo caminho.
    A religião (no meu caso a cristã) é a explicação da forma espiritual, onde que se tratando da origem do universo, cita o criador como chave para tudo que existe.
    A ciência, apenas a maneira com a qual ele criou tudo.
    Lembrem-se, através da Lei da Relatividade, podemos dizer que o homem não criou nada, ele apenas descobriu o que já existia antes”.

  • Josmar:

    Esse cientista deveria se referir aos limites do Sistema Solar e olhe lá! Pois fora dele as possibilidades são infinitas. Já a falta de resposta ao sinal do SETI, se deve ao pouco tempo de envio do mesmo. Afinal de contas, 50 anos luz é pouco comparado a imensidão do universo! No caso de haver contato, a resposta levaria outros 50 anos utilizando uma tecnologia semelhante a nossa.

  • Ferreira:

    A Terra é como um grão de areia azul no deserto do Saara, mesmo para uma civilização muito mais avançada que a nossa, é quase impossível localiza-lo e mesmo que eles consiga captar os sinais de radio que a humanidade manda pelo espaço certamente já estaremos extintos séculos.

    • Eduardo:

      Fora que eles não teriam a obrigação de evoluir como a gente e construírem máquinas e parafernálias astronômicas, às vezes podem simplesmente estar evoluindo de outras formas e usando outros recursos. Talvez eles ainda nem saibam aonde estão no universo ou o que tem depois da sua visão ao céu.

  • Capitão Caverna:

    Tem muita gte mais inteligente qe esse cientista aqi no Hypescience.

  • Eduardo:

    Uma coisa que eu acho engraçado é que muitas pessoas renegam o fato de vida em outro planeta simplesmente por acreditar que seriam realmente baseados nessas histórias de OVNIs e ETs com olhos do tamanho da uma bola de futebol. Sendo ateu ou não, esse cientista deveria considerar o fato de que a vida em outro planeta não seria exatamente igual a predominante aqui. Poderiam ser simplesmente seres microscópicos, sem inteligência. Poderiam ser algo entre animais ou até plantas… Com uns 160 milhões de planetas dos mais variados climas e condições só nessa galáxia, é quase tolice afirmar que somos o único tipo de vida ou o modelo padrão dela.

    • Ozzy Osbourne:

      só corrigindo o amigo, as estimativas são de 160 BILHOES de planetas no minimo na nossa galaxia (1,6 planeta pra cada estrela), e mais uma vez, SÓ NA NOSSA GALAXIA!!!

  • Fernando:

    E eu concordo com o bioquimico!
    Por que se tivesse outra civilização como a nossa, eles ja teriam mandado uma solda ou qualquer coisa para entrar em contato.
    O que pode ter neste monstruoso universo sao milhoes de planetas vazios, solitarios e dezenas de planetas cheio de animais como os dinossauros.
    Porque que ainda nao recebemos nenhum contato extraterrestre???
    Desconfia que existe universos paralelos, e acredito que tenha alguma civilizacao parecida com a nossa em outro universo, mas a tecnologia deles nao consegue enviar nenhuma sonda.
    Quando fotografar esses planetas de perto nos poderemos concluir essa tese.

    • Jonatas:

      Mesmo que mapeemos e colonizemos toda a Via Láctea sem achar vida extraterrestre, ainda restará um Universo inteiro de galáxias e possibilidades.

    • eu so eu:

      concordo plenamente com vc jonata

  • MARIO MIRANDA:

    A muito tempo, o assunto é debatido de forma a criar uma enorme confusão na cabeça dos humanos pensadores e criadores de opinião.
    No contexto deste assunto, existem dois lados litigiosamente envolvidos:
    O Primeiro lado é a igreja, com ênfase na religiosidade, na crença de um ser superior, responsável único pela criação de todas as coisas e de tudo que existe, tendo como fundamentação a bíblia que por sinal não teve sua falsidade comprovada pela ciencia. Esta força que cria e controla todo o ambiente em que vivemos, é onipotente e chamado de DEUS.
    O outro lado é a Ciência, com sua fundamentação baseada na TEORIA DA CRIAÇÃO ESPONTÂNEA E TEORIA DA EVOLUÇÃO.
    Eu como leal leitor deste site e de muitos outros sites científicos, amante da ciência, amante das estrelas, amante da natureza, não posso negar que também sou leal e crente a DEUS e por dois motivos:
    * Embora amantes da ciência, todos nós devemos concordar que até o presente momento, cientista nenhum, por mais inteligente que seja, por mais estudioso que seja, conseguiu definir com exatidão o que é a força que nos move, que nos faz pensar, que nos faz ter sentimento, que nos faz viver.
    Por que ao que eu sei, matéria física sem vida, é apenas um cadáver, lixo, perda.
    * A ciência ao falar de criação, origem, baseia-se principalmente em teorias não provadas, ou talvez improváveis.
    * A ciência ainda não provou que DEUS não existe, e por isso não é totalmente confiável.

    Um dos mais brilhantes, ou talvez o mais brilhante cientista do mundo disse uma vez: “Eu não sei explicar a ciência sem Deus e nem Deus sem a ciência”

    Concordo.

    Acredito que exista um criador para tudo que existe, do qual sua origem somos incapazes de descobrir, dado a extensão do universo, e não foi provado dado a nossa incapacidade de entende-lo. Como eu disse, não sabemos nem o que há no núcleo do nosso planeta, imagina sua origem.
    Nesta situação, o meu raciocínio me leva a crer somente em uma situação:
    A ciência e a religião embora insistam no litígio, devem ser entendidas de forma complementar e se posicionarem juntas no mesmo caminho.
    A religião (no meu caso a cristã) é a explicação da forma espiritual, onde que se tratando da origem do universo, cita o criador como chave para tudo que existe.
    A ciência, apenas a maneira com a qual ele criou tudo.

    Lembrem-se, através da Lei da Relatividade, podemos dizer que o homem não criou nada, ele apenas descobriu o que já existia antes”.

    • MARIO MIRANDA:

      Lembrando, o fato da vida extraterrestre não ser tratada na bíblia, não quer dizer que não exista. outros planetas não foram tratados na bíblia… mas existem.

    • JOSÉ MARIA ALVES DE FREITAS:

      MIRANDA. A vida extra terrestre é tratada varias vezes na BÍBLIA, veja Enoch foi aos céus e voltou com grande sabedoria ,Elias , joão etc , está escrito os homens do céus quando vinham a terra achando as mulheres bonitas copularam com elas e nasceram Gigantes. é só ler com atenção que vc vai encontrar outros que subiram aos céus. Em tempo ;céus quer dizer tudo que vem do alto , portanto é extraterrestre que quer dizer de fora da terra

  • Michel:

    Segundo o texto,(havendo manifestação de vida em outros planetas, ela evoluiria em determinado ritmo, bem como a raça humana está fazendo, e mais cedo ou mais tarde mandarão sinais de existência que seremos capazes de captar.)
    Todo mundo sabe que se olhamos para as estrelas estamos olhando para o passado, portanto estes sinais de vida já podem ter vindo até nós, mas não tinhamos tecnologia para detectar ou talvez veio antes ainda da raça humana existir ou ainda irá vir no futuro.
    Eu só espero viver até lá para ver isso acontecer.

  • Jonatas:

    Devo lembrar que a dúvida não é achar vida, mas achar outra espécie inteligente. No entanto, a espécie humana não é e nem foi a única com potencial para desenvolver intelecto em nosso Planeta.

  • EltonPaes:

    A opinião desse tal cientista é tão fraca, que nem deveria dar atenção a ele, só pelo fato de ter bilhões de bilhões de estrelas e trilhões de trilhões de exoplanetas já coloca essa teoria pra baixo, avá!

    • Jonatas:

      No começo, a Terra era mais inópida e inabitável que Marte e Vênus. O mundo que temos hoje foi moldado pelos seres vivos, fermentação e fotossíntese são alguns exemplos disso, do nosso passado. A chave da vida extraterrestre não está em “planetas habitados”, está apenas em “planetas habitáveis”, avida vem do cosmos, e evolui em planetas (panspermia).

  • Doug:

    E segundo a Bíblias também não,ainda bem pois só nos trariam discórdia inveja e guerras. Graças a Deus.

  • karlloz:

    Somos todos restos das estrelas, e estrelas é o que não falta.

  • Jonatas:

    Esse pensamento é uma tese bem elaborada, e não apenas uma birra científica. É a Hipótese Terra Rara, que aponta para que, mesmo com tantos planetas no Universo, as condições daqui e a evolução da vida aqui foram um tremendo golpe de sorte.
    Eu acredito mais que o Universo fervilha em Vida e vida inteligente, porquê:
    1 – Tem muito Planeta das proporções da Terra
    2 – Tem muitas Zonas Habitáveis e Estrelas estáveis como o Sol
    3 – Os blocos elementais da vida são comuns na Via Láctea
    4 – A vida transforma o meio ambiente mais do que o meio ambiente transforma a vida
    5 – Micro organismos primitivos são ultra-resistentes
    6 – A evolução e a seleção natural venceram muitas barreiras na pré-hostória, logo a vida sempre da um jeito
    7 – A vida conquista ambientes – saiu do mar e veio à Terra
    8 – Os genes modelam seres cada vez mais complexos
    9 – A espécie humana não é e nem foi a única com potencial para desenvolver intelecto
    10 – Há indícios sendo estudados de contatos imediatos no passado

  • Marco:

    As concepçoes de como se forma a vida podem ser totalmente diferentes em outros lugares.

    • Jonatas:

      A vida transforma o meio ambiente mais do que o meio ambiente transforma a vida

  • Angel:

    Esse cientista é muito ignorante, dizer que não existe vida fora da Terra é a mesma coisa que acreditar em Geocentrismo! O universo é tão grande e misterioso, existem milhares de galáxias, se na nossa Via Láctea tem um planetinha com vida, por que nas outras não poderia ter? E depois, a vida de outros planetas pode ser diferente da concepção que nós temos por vida. O organismo pode ser diferente, pode ser grande, pequeno, inteligente ou não. Eu ainda acho que vai ter um dia em que todos vão tomar conhecimento desses grandes mistérios do mundo, me lembro da frase de Sócrates : “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses” Nós estamos aqui para evoluir e deixar a ignorância para trás, junto com a evolução, vem o conhecimento e a iluminação.

  • christ:

    Nós fazemos parte de um todo, o seja o Universo o qual timidamente conhecemos, como alguém pode dizer que a vida inteligente só existe em pequeno astro chamado Terra, coisa insignificante em relação a esse monstruoso complexo sideral.Seria a mesma coisa dizer que somente ela neste planeta tem inteligência. Mesmo assim devemos respeitar a opinião de cada um e sua crendices e ainda não podemos contra-dizer as suas teorias.

  • Wesley:

    Esse cientista concerteza deve ser religioso, só assim para explicar esse pensamento dele. É de uma ignorancia sem igual, um cientista afirmar isso, nós mesmo com todo conhecimento sobre bioquimica, nunca conseguiriamos afirmar que tais processos que permitiram o desenvolvimento da vida aqui, são unicos. Alias, o nosso sistema bioquimico poderia ser muito melhor,, e é bem provavel que em algum planeta ai do universo, haja sistemas vivos bem melhores que os nossos

    • Ozzy Osbourne:

      bem pelo contrário, aposto que ele é ateu… para imaginar q tudo ocorre aleatóriamente, e por isso, imaginar q é taooo dificil os organismos chegarem ao estágio q nós vemos no nosso planeta… pq se as coisas acontecem aleatóriamente realmente seria mto dificil !!!

    • Fernando:

      Nos ganhamos a lotería cosmica!
      Nos temos pura sorte para estar aqui!
      Temos um sol com uma distancia ideal para a terra. Sorte!
      A terra tem uma camada de ozónio que protege ela. Sorte!
      A terra tem jupiter para bloquear enormes meteoros de nos.
      Sorte!
      Na terra nao tem mais dinossauros. Sorte!
      A terra tem agua. Sorte!
      Na terra podemos plantar e colher. Sorte!
      Na terra tem mulheres para que nos homens podemos casar e procriar. Sorte!
      Na terra tem futebol. Sorte!

    • Ozzy Osbourne:

      acho que no universo a tendencia natural é a evolução, tudo evolui, nada fica estagnado, logo a teoria de que tudo acontece de forma randomica ou aleatória pra mim beira o ridiculo… a propria terra sofreu várias transformaçoes até se tornar o que é hj, assim deve ocorrer em todo esse UNIVERSO imenso!!!

  • Carlos Wagner:

    Seria engraçado se em um canto remoto do Universo alguém esteja fazendo a mesma afirmação.

    O homem é tão pequeno, tão insignificante, perto das incontáveis possibilidades que se acha no direito de achar que não há ser tão especial quanto ele em toda a Existência.

    Que ser tão inteligente é esse que ignora um semelhante morrendo de fome na porta de sua casa e não lhe estende a mão, simplesmente por que está ocupado a olhar as estrela em busca de algo que acredita não existir?

  • MARIO MIRANDA:

    Quando falamos de “chances” dentro do universo, é importante lembrarmos que não sabemos ao certo quantos planetas existem nele.
    Ainda não sabemos se a vida no universo é somente em forma orgânica, não foi provado se a unica fonte da vida é a água.Talvez possa haver uma outra forma de vida em uma estrela. Quem sabe?
    Não sabemos nem o que há no núcleo do nosso planeta…
    Tudo é teoria, tudo é raciocínio humano, que por sinal é fraco (lembrando que somente alguns em bilhões se destacam).
    Nesta situação, cabe a este cientista contar as estrelas do universo, depois contar os planetas, e posteriormente
    reformular sua teoria.

    • Capitão Caverna:

      Concordo totalmente com seu pensamento, mas vamos aos números de acordo com um artigo do próprio Hypescience exitem 160 bilhões de planetas na nossa galáxia, e existe uma quantidade inimaginável de outras galáxias, existe em torno de 100 bilhões a 1 trilhão de galáxias, com tantos números acho qe esse cientista deve rever a teoria qe ele propôs.

  • Caio:

    Será que existe mesmo apenas uma receita pra vida e pra evolução em seres inteligentes? Eu acredito que, de outra forma, isso possa ocorrer. E mesmo que não, existem tantos planetas por aí que, se aconteceu conosco, não é impossível que também tenha acontecido com outro, nem que apenas um, em algum lugar.

Deixe seu comentário!