Este pequeno disco flutuante pode nos levar a geradores de energia solar

Por , em 2.01.2013

No segundo filme da trilogia De Volta para o Futuro, o protagonista Marty McFly usa uma “prancha flutuante” para fugir de uma gangue no ano de 2015. Embora esse tipo de veículo ainda esteja longe da realidade, um grupo de pesquisadores da Universidade de Aoyama Gakuin (Japão) conseguiu desenvolver uma tecnologia que, em alguns anos, pode ajudar a tirar a ideia do papel.

Usando apenas um laser, eles conseguiram controlar um disco de grafite que flutuava sobre um campo magnético. Basicamente, o laser altera levemente a temperatura do disco, afetando a forma como ele reage ao campo magnético e permitindo que seja “guiado”.

Em escala maior, talvez seja possível gerar energia dessa maneira no futuro (usando luz solar concentrada para mover turbinas) ou, quem sabe, para criar uma prancha flutuante – mesmo que não seja em 2015, como os fãs e os roteiristas de De Volta para o Futuro gostariam.[Gizmodo] [Mashable]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Erick da Silva:

    engenharia =)

  • Alex Sander:

    Tai uma descoberta muito importante, pois poderá criar motores solares que servirão como fonte de energia alternativa, Só falta saber se o lobby das companhias petrolíferas não vão querer sabotar essa ideia.

Deixe seu comentário!