2009 x 1959: compare batida entre carros com 50 anos de diferença

A evolução da engenharia automobilística pode ser observada em um vídeo feito pelo Instituto de Seguros para Segurança nas Estradas (EUA). Nele, um Chevrolet Malibu de 2009 e um Chevrolet Bel Air de 1959 sofrem uma colisão frontal a 64 km/h.
O teste foi feito para comemorar o aniversário de 50 anos do Instituto, por isso carros com diferença de 50 anos de fabricação foram escolhidos.
O vídeo mostra a diferença dramática entre os resultados da colisão nos dois veículos e nos bonecos de teste que simulam os motoristas. Quando os dois veículos colidem em uma explosão de metal, vidro e plástico, o Malibu consegue absorver o impacto na região frontal do carro, antes de danificar muito o para-brisa. Com o cinto de segurança, encosto de cabeça e airbag, o boneco de testes sofre impacto apenas nas pernas.
Já no Bel Air o compartimento dos passageiros é esmagado, e seu motorista é completamente exposto ao impacto, já que o veículo ainda não tinha cinto, encosto para a cabeça e airbag. Caso o boneco fosse uma pessoa, ela teria ferimentos graves no peito, pescoço e nas duas pernas.
A experiência mostra que apesar de os carros clássicos terem um design empolgante e serem considerados sólidos, os modernos são projetados pensando em minimizar acidentes, e por isso são mais seguros. [BoingBoing]
3 comentários
Quero ver fazerem isso com carro um brasileiro. Aí o bagulho endoida!
Por algum motivo a melhor imagem para observação que é a superior, vista por cima é cortada antes da batida,… mistérios !!!
Não tem mistério, dá para ver o que acontece nas outras filmagens.