Estender o horário de verão pode fazer muito bem à saúde

Por , em 2.11.2010

Segundo cientistas, o horário de verão faz bem à saúde. Quando voltamos o relógio uma hora, no fim do horário de verão, os resíduos de energia e a poluição aumentam. Se o horário fosse sempre o de verão, pelo menos em áreas do hemisfério norte, onde o estudo foi conduzido, isso poderia trazer benefícios à saúde e ao meio ambiente.

Alguns países adotam o horário de verão e adiantam seus relógios em uma hora. No hemisfério sul, isso geralmente acontece no final de outubro ou início de novembro, o que significa que o dia fica claro até mais tarde.

Os pesquisadores realizaram um estudo focado na Escócia, a parte mais ao norte da Grã-Bretanha, considerando a mudança do horário de verão que daria a maioria dos adultos 300 horas extra de luz do dia por ano.

Os resultados mostraram que as pessoas se sentem mais felizes, têm mais energia e menos taxas de doença no horário de verão, enquanto o humor e a saúde diminuem no inverno. Outro estudo constatou que avançar os relógios em uma hora no inverno levaria a uma economia de energia de pelo menos 0,3% da demanda diária na Grã-Bretanha, o equivalente a poupar 450 mil toneladas de CO2 durante o inverno.

Alguns especialistas afirmam que, no hemisfério norte, muita energia é necessária para iluminar os dias fora do horário de verão. Além disso, o horário normal limita as atividades ao ar livre e prejudicam a saúde e o meio ambiente.

Eles argumentam que uma hora extra de luz do dia no período da tarde pode aumentar os níveis de vitamina D nas pessoas, bem como incentivá-las a praticar mais exercício.

Quase metade da população mundial tem menos do que os níveis ideais de vitamina D, chamada de vitamina do sol. A deficiência de vitamina D é um fator de risco conhecido para o raquitismo, e evidências sugerem que pode aumentar a susceptibilidade a doenças auto-imunes.

Já as altas taxas de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e obesidade são causadas em parte pela falta de exercício. Os adultos são aconselhados a fazer 30 minutos de atividade moderada ou vigorosa por dia, e as crianças pelo menos uma hora.

Em alguns países, como a Grã-Bretanha e a Rússia, os políticos estão considerando mudanças no horário. Os pesquisadores dizem que é raro encontrar um meio de melhorar enormemente a saúde e o bem-estar de quase toda a população sem nenhum custo.

A sociedade está sempre em busca de inovações que melhorem nosso estilo de vida, de custo acessível a baixo, e que não causem danos ou intervenções. Segundo os pesquisadores, aumentar o número de horas do dia pode ser uma solução perfeita. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

5 comentários

  • Tua Mãe:

    Eu adoro o horário de verão, acho mais alegre porque demora mais pra escurecer. Pena que dura só quatro meses, eu queria que ele durasse de setembro até abril.

  • FsN:

    Qualquer horário pra mim tá bom demais.

  • Ranes Nasser:

    Se´trás benefícios a toda população do planeta, porque não ficarmos todos com horário de verão.

  • Elizabeth:

    É muito melhor sair do serviço ainda dia, o ruim é que quando a gente está acostumando a acordar mais cedo, acaba o horário de verão.
    Ao invés de mexer no relógio, poderiam mudar os horários de trabalho, assim o “horário de verão” continuaria sempre.

  • FlavioSN:

    Não me preocupa mais o horário de verão pois agora só trabalho na web,meu horário eu é quem controlo.

Deixe seu comentário!