Estranho estudo descobre porque os vilões em “O Hobbit” se dão mal

Por , em 17.12.2013

Os fãs de J. R. R. Tolkien sabem muito bem que nem só de boas almas a Terra Média é feita. Longe disso, especialmente através dos trabalhos malignos de Sauron, o Senhor do Escuro, as criaturas mais pavorosas ameaçam homens, elfos, hobbits e outras raças que só querem seguir com suas vidas. Porém, um estudo da Imperial College of Science, Technology and Medicine, de Londres, concluiu que devemos reconsiderar nosso ódio pelos vilões.

A sugestão é de pensarmos com mais carinho no dragão Smaug. Ou derramar uma lágrima por Gollum. Podemos até mesmo darmos um abraço em um orc. Isso porque se tivessem se servido ocasionalmente de um quiche, uma salada, um pedaço de salmão defumado ou até mesmo tivesse passado algum tempo relaxando em uma espreguiçadeira, suas personalidades poderiam ser bem diferentes.

Quem não gosta de spoilers, cuidado! O texto abaixo entrega algumas surpresas.

Divulgada neste domingo, a pesquisa nem um pouco convencional conclui que os personagens malvados de Tolkien, presentes em “O Hobbit” – cuja segunda parte da adaptação cinematográfica estreou recentemente no mundo todo – perderam sua batalha contra os homens, elfos e anões porque sofriam de deficiência de vitaminas.

Evitando a luz solar, sobrevivendo com uma dieta incompleta ou desequilibrada com base em carne podre ou (no caso de Gollum) um peixe cego ocasional, eles não tinham vitamina D, um componente chave para a saúde dos ossos e força muscular.

A ideia é proposta por Nicholas Hopkinson, médico do Imperial College, e seu filho Joseph, na edição de Natal da revista “Medical Journal of Australia”.

Eles vasculharam o livro em busca de referências a condições de vida dos personagens, seus hábitos e dietas. Em seguida, usaram essas pistas para avaliar os níveis de vitamina D de cada um deles, que é produzida quando a pele é exposta à luz ultravioleta ou derivados de alimentos como peixes oleosos, gema de ovo e queijo.

Os pesquisadores descobriram que Bilbo Bolseiro, o herói de “O Hobbit”, teve uma vida enriquecida com vitamina D. Ainda que Bilbo tenha vivido em uma toca, o local tinha janelas e ele gostava de se sentar ao sol no seu jardim.

“A dieta hobbit é claramente variada, já que ele pôde oferecer bolo, chá, bolo de sementes, cerveja inglesa, cerveja preta, vinho tinto, geleia de framboesa, tortas, queijo, torta de carne de porco, salada, frango frio, picles e torta de maçã para os anões que o visitavam a fim de envolvê-lo no roubo da fortuna da Montanha Solitária”, afirmou o Imperial College, em um comunicado de imprensa.

Em contraste, os vilões passam a maior parte do seu tempo na escuridão e sua dieta é pobre ou é baseada em uma única fonte. Os trasgos que a companhia de viajantes encontra logo no início da aventura, por exemplo, se transformam em pedra se expostos ao sol e sobrevivem, basicamente, de carne de carneiro. Smaug, por sua vez, só sai de sua caverna à noite para comer pessoas, prefere particularmente donzelas, ainda que também se alimente de pôneis e moradores da Cidade do Lago.

[box type=”shadow”]”A análise textual sistemática de ‘O Hobbit’ apoia a nossa hipótese inicial de que o triunfo do bem sobre o mal pode ter sido assistido em certa medida pela má alimentação e falta de luz solar experimentada pelos personagens malignos.”[/box]
[Medical Journal of Australia, Medical Xpress]

13 comentários

  • Juliano Bueno:

    mas que burrice desse cara…..orcs não são humanos! eles nem mesmo nascem. valeria essa análise se fossem todos humanos. que burrice…

    https://www.youtube.com/watch?v=3GFDfaxADRk

    • Eric M. Souza:

      Então você não leu nada do Tolkien. Esqueça os filmes. Nos livros, orcs são humanos. Tolkien chegou a dizer que orcs são parecidos com os mongóis.

      Isso de criatura verde ou os monstros dos filmes surgiu mais tarde.

    • Cesar Grossmann:

      Eric, quem não leu Tolkien foi você. Tolkien nunca descreveu os orcs como sendo descendentes de humanos. Em alguns livros eles aparecem como vindo da terra, em outros eles são elfos corruptos, ou corrompidos. Só no fim da vida ele pensou em tornar os orcs como homens corrompidos, mas parece que a coisa não foi adiante.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Orc_(Middle-earth)#The_origin_of_Orcs

  • Vitor Schettino:

    ah sim, até porque todos sabemos que orcs, dragões, goblins e trolls têm fisiologia idêntica aos mamíferos em geral ¬¬

  • Jonathan Morais:

    Aqueles bichos não podem ter um organismo igual ou semelhante ao nosso, portanto, eles têm necessidades diferentes.

  • Thiago Henrik:

    Trasgos? Não é Harry Potter cara…
    Troll! =]

  • aguiarubra:

    Este estudo é completamente “estranho” ao mundo e condições da Terra Média.

    “Esqueceram-se” de que os hobbits não eram seres humanos e/ou que Gollum (um hobbit que teve sua fisiologia alterada pelo uso do Um Anel) NÃO FOI DERROTADO POR HOMENS, ANÕES OU ELFOS, mas sofreu um “infeliz” (?) acidente ao tropeçar e cair na Montanha da Perdição em sua luta contra Frodo.

    Aliás, se ele sofria mesmo de deficiencias de vitaminas e problemas com uma dieta desequilibrada (problemas de humanos!!!), mostrou-se mais forte que Samwise e Frodo juntos e poderia ter facilmente escapado de Orodruim se não estivesse tão fascinado pelo seu “precioso”, que o distraiu mortalmente!

    Esses “médicos” nem ao menos consideraram o poder regenerador do Um Anel, que apesar de deformar a mente e o corpo, manteve vivo (e muito forte) Smeagol/Gollum por mais de 500 anos!

  • Rodrigo Tisatto:

    Os estudos mais bobos geralmente vem da Inglaterra, chega a ser um contra-senso já que o país é berço de grandes gênios.

    A algumas semanas foi divulgado outro estudo pra jogar dinheiro fora onde se usou computadores caros para fazer a simulação do clima do ambiente imaginário dos livros do Senhor dos Anéis.

    E quando se quer financiamento para estudos sérios é tão difícil…

  • Alessandro Santos:

    O Sol da Terra-Média é o que restou das luzes das árvores da terra dos elfos, destruídas por Melkor e Ungoliant. Se não me engano por isso que os servidores do mal se afastam da luz, porque eles a odeiam.

  • Leandro Pereira:

    E os Anões têm bom caráter e viviam em baixo da montanha. NADA A VER

    • Waltenydsam Câmara:

      Não foi a toa que eles perderam várias batalhas e ficaram quase extintos.

    • Cesar Grossmann:

      Mas também se alimentavam bem.

Deixe seu comentário!