Crianças com deficiência de vitamina D são mais propensas a alergias

Por , em 28.02.2011

Segundo um novo estudo, crianças com deficiência de vitamina D são mais propensas a ter alergias alimentares e alergias respiratórias (causadas por componentes ambientais inalados).

Crianças com níveis baixos de vitamina D (menos de 15 nanogramas por mililitro de sangue, em comparação com o normal de mais de 30 nanogramas) eram 2,3 vezes mais propensas a ter alergia a carvalho e 2,4 vezes mais propensas a ter alergia a amendoim.

Alergias a ambrósia, cães, insetos, camarão e sete outros alérgenos também eram mais comuns em crianças com deficiência de vitamina D.

O estudo foi baseado em uma amostra nacionalmente representativa de 3.136 crianças e adolescentes. Os pesquisadores mediram os níveis de vitamina D no sangue das crianças, além de entrevistá-las e realizar exames físicos. Eles também estudaram 3.454 adultos, mas não encontraram associação nenhuma.

A ideia surgiu de um estudo anterior havia mostrado que o número de pessoas com reações alérgicas alimentares agudas aumenta no inverno. Os níveis de vitamina D tendem a ser menores no inverno, porque as células da pele precisam de luz solar para produzir vitamina D no corpo.

Como ambos os números de deficiência de vitamina D e alergias estavam aumentando nos EUA, os pesquisadores pensaram que os fenômenos poderiam estar ligados. Eles também acreditam que a vitamina D possui efeitos anti-inflamatórios no corpo, que podem desempenhar um papel nessa ligação.

Outras pesquisas têm sugerido uma ligação semelhante. Um estudo de 2010 mostrou que a vitamina D reduziu a produção de proteínas relacionadas com alergias. Outro estudo de 2010 descobriu que níveis baixos de vitamina D estão associados com um risco aumentado de infecções respiratórias.

Porém, os cientistas alertam que a pesquisa atual mostra apenas uma associação, e não prova que a deficiência de vitamina D provoca alergias em crianças. De qualquer forma, elas devem consumir quantidades adequadas de vitamina A. As últimas recomendações dietéticas pedem que as crianças tomem 600 UI de vitamina D por dia.

[LiveScience]

Deixe seu comentário!