Estranho peixe de águas profundas é filmado

Por , em 11.06.2013

O regaleco (Regalecus glesne), também conhecido como peixe-remo, relangueiro ou rei-dos-arenques, é um peixe bastante curioso que vive no fundo do mar, bem longe da costa. Por viver em águas profundas, pouco se sabe sobre a espécie. Felizmente, imagens capturadas recentes estão trazendo novas informações sobre o animal.

Um vídeo foi capturado em agosto de 2011 por uma equipe de pesquisadores de Universidade Estadual da Louisiana (EUA), e é o mais longo e de melhor qualidade que existe, segundo Mark Benfield, membro da equipe responsável pelas filmagens.

O regaleco é considerado o maior peixe ósseo do mundo em um grupo que inclui quase todos os peixes, exceto tubarões e raias (tubarões-baleia são os maiores peixes no oceano). Ele tem, em média, 8 metros de comprimento, mas pode chegar a 15 metros, segundo Benfield.

O vídeo mostra que esses peixes podem nadar até uma profundidade de 111 metros abaixo da superfície, ondulando sua barbatana dorsal longa para controlar com precisão seus movimentos. O regaleco nada com a cabeça ereta e pode facilmente mover-se rapidamente em todas as direções.

As filmagens foram feitas enquanto Benfield e seus colegas estavam trabalhando na avaliação dos danos causados pelo derramamento de petróleo no Golfo do México. O material que a equipe estava usando para detectar o ocorrido visualizou o que parecia ser um regaleco. No vídeo, o animal parece ter um parasita – um tipo de crustáceo – agarrado em sua espinha dorsal, o que é o primeiro exemplo registrado de tal acontecimento.

Pouco antes do terremoto de Tohoku e do tsunami de 2011, cerca de 20 regalecos ficaram encalhados nas praias japonesas, sugerindo que o peixe poderia ter “adivinhado” que o tremor estava chegando, disse Benfield. Os cientistas não entendem como isso pode ser possível. No entanto, cientistas não descartam a possibilidade de ser apenas uma coincidência.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Marcio:

    Interessante e bonito. Isso me faz pensar quantas espécies de animais e plantas ainda não foram descobertos e catalogados.

  • Du Silva:

    Parece mais um peixe fantasma!

  • Amanda Almeida:

    Nossa! Ele é tão diferente, que nem parece real!

    • D:

      Muito maneiro.

Deixe seu comentário!