Hyperloop ganhador atinge 320 km/h

Por , em 28.08.2017

Uma equipe de 30 estudantes alemães venceu o concurso “Hyperloop Pod”, promovido pela SpaceX, com um protótipo que alcançou 324 quilômetros por hora.

O grupo, nomeado WARR Hyperloop, foi um dos três finalistas a participar da competição no último domingo, realizada na sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia, nos EUA.

As equipes foram encarregadas de desenvolver um protótipo de cápsula para viajar por um tubo de 1,2 km, da forma como o CEO Elon Musk planeja que seu sistema de transporte de alta velocidade, o Hyperloop, funcione.

A cápsula que atingisse a maior velocidade seria coroada vencedora.

O resultado

O protótipo da WARR, uma cápsula leve de fibra de carbono, se saiu razoavelmente melhor do que o das duas outras equipes, a Swissloop, com membros da Suíça, e a Paradigm, com membros do Canadá e dos EUA.

As três equipes foram selecionadas de um grupo maior com base na satisfação de uma série de critérios, incluindo testes projetados para garantir que seus veículos funcionassem na pista de teste com desempenho relativamente seguro.

Com 176 quilos, a cápsula vencedora é alimentada por um motor elétrico de 50kW e possui quatro freios de fricção pneumáticos que permitem que paralise em cinco segundos, de acordo com o site da equipe.

Os demais concorrentes enfrentaram algumas questões técnicas, incluindo um problema de pressurização de tubo para o Paradigm, o que significou que eles executaram suas corridas em condições de vácuo, e problemas de conectividade para o Swissloop.

Vem mais por aí

O time da Universidade Técnica de Munique também venceu a primeira edição do Hyperloop Pod em janeiro, quando seu protótipo atingiu uma velocidade de 93 km/h.

Musk parabenizou a WARR na rede social Twitter no domingo, adicionando que pode ser possível alcançar velocidades “supersônicas” no tubo de teste do Hyperloop, a 500 km/h.

O CEO também anunciou que haverá mais oportunidades para competir.

A SpaceX decidiu sediar o concurso novamente ano que vem. O terceiro Hyperloop Pod será, como as outras edições, um esforço voluntário de funcionários da SpaceX, que supervisionam a corrida e ajudam a orientar os alunos. [TheVerge, TechCrunch]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos, média: 4,67 de 5)

Deixe seu comentário!