Como golfinhos reagiram a desenhos do Bob Esponja? Veja estudo

Por , em 18.12.2018

Cientistas descobriram que golfinhos parecem gostar tanto de assistir TV quanto humanos. Pesquisadores do Dolphins Plus Marine Mamal Responder, na Flórida, exibiram desenhos do Bob Esponja e documentários do Planet Earth para ver a reação de 11 golfinhos nariz-de-garrafa e 5 golfinhos-de-dentes-rugosos.

A escolha dos conteúdos foi para ver se os animais preferiam a animação ou as imagens reais do fundo do mar.

A reação dos golfinhos foi analisada enquanto eles assistiam aos programas, e os pesquisadores procuraram por balanços de cabeça e movimentação frenética pelo aquário.

10 incríveis super-poderes dos golfinhos

Machos mais agitados

“Sexo, espécie e diferenças individuais foram levadas em consideração na hora de interpretar os resultados”, diz o trabalho publicado na revista Zoo Biology.

O resultado foi que os golfinhos se interessaram pela TV independente do conteúdo, mas os animais machos tiveram uma reação mais forte do que as fêmeas.

“Os machos nariz-de-garrafa assistiram à TV por mais tempo, e tiveram maior resposta comportamental, mostrando maior taxa de bolhas e comportamento agressivo que as fêmeas. Os golfinhos-de-dentes-rugosos mostraram comportamento menos agressivo do que as fêmeas”, diz o trabalho.

Golfinho tarado levou à interdição de uma praia inteira

Golfinhos que não escutam

No grupo de golfinhos havia alguns animais que não escutam. Eles prestaram bastante atenção nos vídeos, o que mostra que as imagens em movimento são a motivação dos golfinhos, e não necessariamente o som.

Desenho ou documentário?