Estudo diz que pressão sanguínea deve ser medida em ambos os braços

Por , em 31.01.2012

Segundo uma pesquisa recente, os médicos deveriam medir a pressão arterial em ambos os braços de pacientes rotineiramente, porque a diferença entre o braço esquerdo e direito pode indicar problemas de saúde subjacentes.

Uma diferença muito grande entre os braços, por exemplo, poderia significar um risco aumentado de doença vascular e morte.

Embora as orientações de saúde existentes recomendem que a pressão arterial seja medida em ambos os braços, isso não é muitas vezes feito.

Os pesquisadores explicam que o braço com a maior pressão pode variar entre indivíduos, mas é a diferença entre os braços da mesma pessoa que conta.

Eles revisaram 28 artigos de estudos anteriores sobre o assunto. A maioria das pessoas estudadas tinha um risco de pressão sanguínea elevada e cerca de um terço tinha um nível normal de risco.

O estudo concluiu que a diferença de 10 milímetros de mercúrio (mm Hg) entre os braços na pressão arterial sistólica poderia identificar pacientes com alto risco de doença periférica assintomática vascular.

Doença vascular periférica (PVD) é o estreitamento e endurecimento das artérias que fornecem sangue para as pernas e pés.
Frequentemente, essa doença não tem sintomas visíveis. A detecção precoce de PVD é importante porque esses pacientes poderiam se beneficiar de medidas contra a doença.

Uma diferença de 15 mg Hg também indica um risco aumentado de doença cerebrovascular, um risco 70% maior de mortalidade cardiovascular e 60% maior de morte por todas as causas.

Apesar de mais pesquisas serem necessárias para esclarecer se diferenças substanciais entre os braços devem levar a alguma ação contra os riscos cardiovasculares, os resultados do estudo apoiam a necessidade da verificação de pressão arterial em ambos os braços como norma.[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Isis:

    Tá, mas hoje em dia as pessoas usam mais um medidor de pressão eletrônico e não mais esse de mercúrio. Como é q eu vou saber quanto significa 10mm de mercúrio? ¬¬

  • Amigo:

    Sempre tive valores diferentes nos 2 braços mas o médico disse que é normal. Vai saber…

  • Maoe:

    Qual a fonte de renda do blog? Sempre reparei a falta de publicidade por aqui, o que eh algo ao mesmo tempo bom e ruim. Bom por manter o espaco limpo e sem poluicoes visuais, e imensamente ruim por deixar voces sem remuneracao pelo excelente trabalho, voces aceitam alguma forma de doacao? Se nao, acho que seria legal implementar algo assim.

    Obs: Desculpe a falta de acentuacao, teclado bugado

    • Sampaio:

      Google Ads.

Deixe seu comentário!