Estudo mostra evidências de poderes premonitórios em humanos

Por , em 11.11.2010

A ciência afirma: prever o futuro pode ser uma capacidade humana. Não, isso não quer dizer que os videntes de rua realmente conseguem ler a palma da sua mão, ou que se pode ver o futuro simplesmente se fechar os olhos e se concentrar. Mas uma nova pesquisa empírica sugere que o cérebro possui uma certa capacidade de perceber o que está por vir.

Sempre considerada uma pseudo-ciência ou uma sabedoria simples, a precognição – ou seja, a capacidade de não apenas prever, mas realmente perceber o futuro – está começando a receber um tratamento científico justo. A nova pesquisa mostra alguns resultados estatisticamente significativos, provenientes de uma série de experimentos que testam os poderes da mente humana de premonição e precognição.

A precognição é a percepção consciente de um evento futuro. A premonição é apreensão afetiva de um evento futuro. O pesquisador fala no estudo sobre “psi”, que significa “processos anômalos de informações ou de transferência de energia que não são explicados em termos de mecanismos físicos ou biológicos conhecidos”. Para tentar explorar e explicar a precognição e a premonição, o pesquisador conduziu nove experimentos em mais de 1.000 estudantes universitários.

A metodologia usada é consistente: ele usou uma resposta psicológica estabelecida para um determinado estímulo, e em seguida a “girou”, para que o estímulo viesse depois da resposta, assim ele poderia conferir se a resposta ainda seria a mesma. O resultado não foi surpreendente, mas foi estatisticamente significativo.

Por exemplo, em um experimento com 100 pessoas, metade homens, metade mulheres, o pesquisador usou um sistema informatizado, que rodava um jogo no qual duas cortinas eram exibidas na tela e os participantes tinham que escolher qual delas tinha uma foto por trás. Algumas dessas fotos tinham conteúdo neutro, e outras foram escolhidas aleatoriamente pelo computador a partir de um banco de dados de fotos eróticas e semi-eróticas.

Nos casos em que uma foto erótica estava por detrás da cortina, os participantes foram capazes de identificar exatamente o que havia ali com 53,4% de precisão – não é um aumento enorme de estatística, mas significativamente melhor do que a taxa de precisão de 50% esperada pelo acaso. As taxas de acerto não eram tão altas com as imagens neutras. Isto sugere que os sujeitos podiam, de algum modo, sentir os estímulos eróticos que os aguardavam.

Em outro experimento, o pesquisador reverteu o efeito de “mandar ao cérebro” uma imagem subliminar antes dos participantes identificarem uma foto como positiva ou negativa – o que faz eles entenderem a imagem mais rápido. O cientista descobriu que, se as mensagens subliminares fossem enviadas após, e não antes a imagem ser mostrada, os participantes ainda eram capazes de categorizar as imagens mais rapidamente, como se o cérebro soubesse que a sugestão subliminar viria, mesmo que não tivesse acontecido ainda.

Claro que não se pode declarar imediatamente que existe o poder de premonição e precognição como o vemos nos filmes. Mas, se os resultados forem replicados em outros estudos, poderão alterar a forma como os pesquisadores vêem o cérebro, a sua percepção de tempo, e as suas limitações.

O trabalho recente tem recebido pedidos de autorização para réplica, para que outros cientistas possam re-testar os experimentos e ver se os resultados batem. Caso isso aconteça, a ciência vai ter que repensar a forma como percebe a própria cognição. [POPSCI]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

74 comentários

  • Pamela Fernanda Tavares:

    também tenho esse don ja previ que tornados erião aparecer no Paraná e aconteceu e agora esto tendo essa mesma previsão esto com medo

  • rosejornalista:

    Quem pode nos ajudar a compreender esses dons? Eu não aceito os meus, porque não posso ajudar ninguém!

  • Julio Barone Neto:

    profeciasonline (profeciasonline@yahoogrupos.com.br); ‘Profecias-e-Previsoes@yahoogroups.com’

  • Matheus Henrique:

    Eu as veses eu viajo coisas e sempre acontecem mas n é como se fosse um vídeo mas s uma imagem

    • Wesley llemos:

      Isso aconteceu comigo hoje, e tipo como se você visse uma cena futura e estática de você mesmo.

    • Marçal Santucci:

      Esta é uma das características que diferem o sonho da premonição, uma imagem mais real unida a uma sensação muito forte de verdade.

  • Emanuelle Rodrigues:

    Olá, o último sonho que tive foi haver com o incêndio que aconteceu em Santa Maria,eu havia sonhado há umas 3 semanas antes do acidente. O sonho era que eu voltava da faculdade aonde havia feito uma prova e de longe avistei muitos estudantes em um determinado local esperando seus objetos pessoais ,como bolsas,celulares e etc . No momento apareceu um caminhão preto em que estava os objetos dos estudantes ,ainda comentei com quem estava ao meu lado ,ainda bem que não estou lá,pois teria que esperar aquele tanto de gente para pegar meus objetos, eles estavam debaixo de um barranco , de repente o barranco começou a desmoronar e caiu em cima de todos eles ,ficaram todos amontoados com terra em cima,quando vi isso comecei a gritar e a correr desesperadamente para ajuda-los ,mas não conseguia alcançar ,pois para piorar começou a chover e alagar o lugar que estávamos ,então acordei. No dia após a tragédia lembrei desse sonho e comparei ,não quer dizer que seja exatamente o que aconteceu,mas tem semelhanças ,contei apenas para meus familiares,porque eles sabem que direto tenho sonhos assim .Outra coisa que marcou muito foi o caso da Eloá,lembro que um dia antes de invadirem o apê em que a Eloá estava, sonhei que via uma repórter da televisão entrevistando a amiga de Eloá que estava com um curativo em sua boca ,dizendo que se eles não tivessem entrado Eloá não teria morrido. Quando cheguei de uma festa de aniversário em casa vi a notícia, lembrei do sonho e pensei a Eloá morreu,mas torci para ter sido apenas um sonho.Esse me marcou muito porque foi bem real,não peço pra ninguém acreditar em mim,mas as pessoas que me conhecem acreditam ,pois já viram ,sonhos meus acontecerem e por mim não teria isso comigo é muito ruim não conseguir dormir direito ou sonhar com coisas que podem acontecer e não poder fazer nada a respeito.

    • Julio Barone Neto:

      Não é só o que você pré-vê é o que vai acontecer; é a vida inteira. Portanto, não se pode fazer nada mesmo. Agir com a vida, e não reagir…

    • Olimpia Teles:

      as vezes eu também tenho visões em sonhos e acontecem da mesma forma que eu vejo,consigo pressentir quando alguma coisa ruim vai acontecer comigo e com outras pessoas, uma vez eu sonhei que o meu irmão levava uma facada quando foi no outro dia aconteceu.

    • Moizés Montalvão:

      Acho que sou um grande premonitório, vejam se não:

      – Uma vez sonhei que ia levar uma facada, no dia seguinte meu cunhado apareceu e pedium uma grana emprestada.

      – Todo início de mês sonho que meu salário não vai durar trinta dias e sempre acontece conforme o previsto.

      – Toda noite sonho que de manhã estarei vivo, até hoje, não errei uma vezinha sequer!

      – Toda vez que fico cervejando na rua até tarde prevejo que minha mulher vai me pegar de cacete. invariavelmente acontece…

    • Moizés Montalvão:

      Depois dos fatos todos são profetas. Bom seria se os sonhos sonhadamente premonitórios dessem elementos para que o sonhador pudesse avisar as vítimas tempestivamente. Tal não se dando de nada adiante antever o futuro.

    • Jairo Miranda:

      Eu acredito em vc, pq eu tambem tenho esses tipos de visão principalmente quando vai acontecer alguma coisa muito grave, quando não uns tipos de dejavus rapido como se eu tivesse já vivido aquilo novamente..

    • EVANÊSSA RODRIGUES MESQUITA:

      Emanuelle eu sei do que vc está falando. Eu também sou como vc.Antes via isso como um problema, hoje estou estudando sobre isso.Acontece que algumas pessoas possui esse dom(antes eu não via assim) e que devem aprender sobre como ajudar as pessoas.Deus nos dá esse dom, mais existem pessoas fraudulentas que pedem dinheiro ou algo em troca.Na verdade esses fraudulentos, como o nome já diz, são enganadores e que não possui poder nenhum. Somos médiuns. A caridade, o amor e a simplicidade devem sempre existir em seu coração. Nunca fale desse dom com orgulho, pois ele serve para ajudar as pessoas. Antes eu tinha preconceito com o espiritismo, mais hoje não. Esse seu sonho é bastante claro.Vc vê a boate, vê as pessoas em desespero, vê elas sendo coberta por terras.O caso Eloá também. Acredite, igual vc eu tive a premonição dos dois casos.Nesse tempo eu não soube como ajudar. É realmente estranho, a gente fica confusa e tem medo de falar, porque as pessoas normalmente não acreditam. Imagine se vc fala do que vai acontecer com a boate e as pessoas te fazem piadas te expondo ao ridículo. Ou então que vc tivesse ligado para a família de Eloá e ouvisse depois o repórter dizendo que uma louca tinha ligado dando avisos de como proceder.Por que em verdade é isso mesmo que parece, loucura. Isso porque muitos não sabem diferenciar a loucura do espiritismo. Muitos que falam possuem verdadeiramente distúrbios mentais, outros não, são realmente médiuns.Então se algumas coisas acontecem nem sempre podemos ajudar.Mais de certa forma sempre devemos dar um jeito de saber como ajudar.Isso que sentimos vem de Deus. Uma vez sonhei com Maria, Nossa Senhora me falando que eu dissesse ao meu marido que ele parasse de andar de moto porque ele iria morrer.Eu acordei pela madrugada em desespero. Falei a ele, que ignorou. Então eu rezei e pedi a ela que se tivesse que acontecer ela o livrasse da morte.Esse sonho foi numa terça-feira. Na quinta ele sofreu um acidente e eu estava com ele. Comigo nem um arranhão. Ele rompeu os ligamentos do joelho.Eu ví como poderia ter sido trágico, pois estava lá.Ele nunca mais andou de moto e hoje participa do Terço dos homens com muito amor. Com tudo o que já aconteceu comigo meu marido me respeita e toma todos os cuidados quando dou um alerta. As vezes só em ver a pessoa, mesmo por foto, eu consigo sentir coisas estranhas.Uma vez vi um rapaz andar de moto na minha rua.Eu senti que ele ia cair.Disse a minha irmã que estava comigo.E ele caiu a alguns metros a frente.Ela disse que mentalmente eu derrubei.Fiquei até com raiva das palavras dela pois eu senti o que ia acontecer, e não desejo nenhum mal a ninguém.Outra vez vi minha outra irmã que na época era uma menina de 9 anos subir em um muro. Eu disse em desespero.Desse logo que o muro vai cair. Ela pulou, se afastou e o muro caiu. Ela dizia ter medo de mim. É ruim quando as pessoas te vem assim. Muitas vezes me perguntei: Porque só sinto mais premonições em fatalidades.Queria ver mais era coisas boas. Hoje entendo que não a nada melhor do que vc poder livrar pessoas que vc ama do pior.Lógico, tudo está na vontade de Deus, e que não podemos desviar quando é ele que manda.Estou contando coisas antigas porque aconteceu comigo e que são histórias leves.Juro como muitas vezes já me assustei com isso.Poucas pessoas sabem de mim, mais é chato quando alguem sabe disso e chega pra você perguntando se vc esta vendo algo ruim nela.Não funciona assim.É algo natural.Mais se a pessoa te pergunta te atrapalha.Eu não sei explicar aqui, Emanuelle, mais vc também deve me entender.Só uma dica: Faça sempre o bem, deseje sempre o bem e tenha Deus acima de tudo. Não posso conversar aqui com vc porque não quero me expor. Eu só posso conversar isso com vc, pois os que não conseguem compreender vão estar só a ignorar. Entre em contato comigo, ou busque ajuda em um centro espírita. Isso se o seu coração pedir ajuda.Abraço!

  • julia campos:

    acho que prever o futuro assim nao seria tao possivel , pode até ter outra maneira, que quais sao os sonhos. e a muitas afirmações que ja tiveram um sonho de algun acidente por exemplo, e esse acidente aconteceu depois que aquela pessoa sonhou com aquilo, e muitas pessoas acabam tendo mais de uma previsão, e acabam sendo aquilo meio “normal” ou repetitivo. minha mãe é um exemplo disto.

    • EVANÊSSA RODRIGUES MESQUITA:

      São José teve vários avisos premonitórios por sonhos.Maria Madalena, por exemplo sabia que nossa Senhora estava grávida, e que era maravilha de Deus.Mais nem todos possui esse dom.

  • marcio machado:

    Isso são fatos de pura coincidencias. Se realmente tivesse-mos esses fatores de adivinhação e premonição, o Brasil não iria estar essa droga em que vivemos hoje, porque a gente poderia imaginar o tipo de gente que elegemos. Pessoal acordem para vida o mundo ta um caos em vez de ficarem perdendo tempo aqui vao gastar a inteligencia de vcs para melhora-lo…

    • EVANÊSSA RODRIGUES MESQUITA:

      Mais isso não precisa de premonição e sim de consciência das pessoas. Enquanto vivermos em um país onde as pessoas não se valorizam nada irá melhorar. Ninguém precisa prever, por exemplo, que vender seu voto é uma estupidez,porque você sabe que o político já é um corrupto.

    • Marçal Santucci:

      É justamente a falta de crença nesta realidade que faz com que as pessoas reprimam por medo de serem ridicularizadas por pessoas como vc.

  • Jorginho:

    Vou esperar com paciência. Pois sei que não muito tardio as verdades surgirão!
    Ainda vem a questão de controle…
    Qual de vcs acreditam em telepatia e sensibilidade de ambiente?
    Esse último é mais comum que muitos imaginam.

    • Julio Barone Neto:

      Nunca li nem ouvi falar de telepatia visual, isto é, de um modo que o que um vê diretamente, outro vê a mesma imagem através da visão/consciencia do primeiro. Será que existe?

    • Julio Barone Neto:

      O que é sensibilidade de ambiente?

  • Sofia:

    Olá sou a Sofia! Ultimamente tenho tido mais dejá vus que o habitual e passa-me imagens de repente, imagens mto reais como se fosse transportada pra o sítiu, mas o mais estranho é que uma das imagens está sempre a tocar na minha mente,vejo como se estivesse dentro da imagem, nessa imagem via um espaço verde, repleto de mato, depois comecei a ter imagens mais vividas e incertas. Comecei a ver sangue, depois uma mulher repleta com uma criança ao lado, essa criança tinha uma ligação afectiva com a mulher, não consegui ver a cara da menina com pormenor e a mulher tinha a cara e o corpo repleto de sangue, … Continuo a ter esses flashes, mas da menina a correr mas já não reconheço o lugar por onde ela vai, a partir daí só vejo sangue no campo e apenas ouço os gritos. Outras vezes tenho outros flashes da minha cidade natal,em diferentes locais é como se entrasse por momentos só vejo isso como se fosse transportada para outra realidade conhecida e ao mesmo tempo desconhecida.

    • Julio Barone Neto:

      Déjà vu (isto é,”já visto”): previsão paranormal pessoal inconsciente?

    • Moizés Montalvão:

      Talvez devesse parar de assistir a filmes de terror…

  • Rosane:

    Ah um detalhe A RESPEITO DESSE Déjá vu e da enfermeira é na hora em que eu fiz um movimento com a cabeça ela disse que aquele gesto ela já me viu fazendo…alguém sabe oque quer dizer isso?

    • Moizés Montalvão:

      isso quer dizer que ela já a viu fazendo o gesto anteriormente… simples assim.

  • Rosane:

    Olá,tive um Déjà vu na hora em que eu estava fazendo uma aposta na mega da virada,e confesso que isso me deixou bastante assustada,foi incrível,e na hora em que passei na unidade de saúde retirar meus pontos da mão a enfermeira que estava retirando meus pontos disse que ela já me conhecia e não sabia de onde e já havia falado comigo muitas vezes e que eu era uma pessoa muito simpática era oque ela sabia ao meu respeito.
    Saí de la comentei com meu esposo foi quando ele disse: quem sabe é seu dia de sorte!
    Mas que é bem assustador..ah isso é..
    rsrsrsrsrs…….

  • Lucido:

    alguém q saiba bem desse assunto pode me ajudar ,eu estou tendo conflitos paramental e não sei o q fazer !!!
    meu email:adriano_ze_@hotmail.com

    • Moizés Montalvão:

      primeiro precisamos saber o que significa “conflito paramental” para depois tentarmos ajudá-lo…

  • Paulo Henrique Santos:

    Não sei explicar muito bem o que acontece comigo, fico aflito muitas vezes, pois tenho sensações muito intuitivas sobre acontecimentos. As vezes através de sonhos e outras caminhando na rua. Fico com medo de alertar as pessoas e quando aviso não acreditam e depois de um ou no máximo 3 dias acontece,como já vi uma vez a algema no meu pulso e passar por uma situação de ser livrado pois, fui avisado antes. Fico abismado mas, a cada dia que passa procuro me aprofundar mais sobre isso e quero mais e mais. Não me assusto mas, fico preocupado com as pessoas que gosto pois, normalmente é com as pessoas a minha volta. Vou contar um fato que aconteceu atualmente: “Ao acordar me senti muito aflito, mal mesmo, com uma sensação nada boa, eu queria comentar com o pessoal da minha seção mas fiquei receioso, o céu estava azul derrepente a chuva aumentou e o teto da minha seção desabou e uma outra vez tive uma sensação terrível e avisei meu amigo por três vezes e ele não acreditou e no dia seguinte acordei convicto que tinha acontecido o que eu tiva avisado um dia antes, fiquei mal com a situação e hoje me calo pois acabam me achando anormal…

    • Moizés Montalvão:

      Deve ser uma barra ter premonição e não poder avisar a vítima a tempo, além disso, esse tipo de habilidade não serve para nada, a não ser para deixar o portador meio doidão.

    • EVANÊSSA RODRIGUES MESQUITA:

      É verdade. O comportamento das pessoas nos intimida, mais isso só acontece porque elas não compreendem o que acontece conosco.De fato, nós sentimos que é loucura, pois realmente não é normal as pessoas passarem por isso. Eu ainda hoje me pergunto porque Deus me escolheu para isso. Sinceramente as vezes não gosto dessa sensibilidade, porque de fato isso nos deixa confuso.Mais contudo rezo e peço a Deus que ele sempre me guarde e me proteja de tudo o que possa ser ruim.E que me auxilie a governar os meus pensamentos, porque não é fácil esse mundo de mediunidade. É aquela coisa, se só eu sinto porque é normal.Parece tudo muito misterioso.Só Deus pode nos dar uma resposta.E ele é maravilhoso. Muitas vezes digo: Senhor isto não dá pra mim. É um fardo muito pesado, porque mexe com nosso psicológico.Mais a minha fé diz para eu ser forte, e que se Deus confia em mim e se eu estou com ele nada posso temer.Faça isso amigo, reze porque só Deus verdadeiramente pode nos ajudar.

  • luciana:

    eu acredito em premonição , mais no meu caso quando acontecem eu sofro muito ,teve caso que eu avisei para certas pessoas a respeito de sua propia morte ,já ví acidentes antes de acontecer, hj eu vi o que aconteceu no japão do terremoto , pra mim é muito assustador, não é porque eu quero ver e nem procuro por isso , simplismente acontecem . as vezes sou chamada de bruxa mais acontecem de seguintes formas no sonho(mais não um sonho normal é diferente, quase um pesadelo)as vezes sinto fico mal, é isso
    obrigada

  • Vander Port:

    Ola eu gostaria de dizer que o futuro existe e as coisas lá já estão acontecendo, mas só vão se materialiazar depois tipo:
    Primeiro a gente vê a luz do relâmpago e depois a gente ouve o som. E qualquer pessoa pode ver o futuro basta querer ver.

    • Moizés Montalvão:

      Que maravilha saber que o futuro existe, muita gente estava preocupada que tudo não passasse de falsa impressão…

  • José Calasans:

    Não existe comprovação científica desses fenõmenos,porém,existem alguns casos q/ chamam a atenção,como lembrou bem o amigo val brand,sobre o caso dos mamonas assassimas e outros como o de ayrton Senna etc…

  • Brenda:

    MOIZÉS querido, você é um critico? Se não é deveria se formar…

  • MOIZÉS:

    CRISTIANO DISSE: Gosto da explicação do Padre Quevedo, que afirma que a precognição existe, mas é um fenômeno insuscetível de controle, ou seja, ele pode ocorrer de forma aleatória, vaga, quando a pessoa encontra-se sob grande estresse.

    COMENTÁRIO: a rigor, estamos sempre prevendo o futuro, pois nossas ações têm por expectativa o que há de vir. Desse modo, nessa onda de premonições comuns, podemos, qualquer um de nós, eventualmente intuir acontecimentos inusitados. Daí a afirmação de Quevedo de tratar-se de fenômeno incontrolável. Em verdade, não se trata de “poder” especial, sim simples peculiaridades de nosso processamento mental.

    CRISTIANO: Existem vários casos interessantes : um cara que escreveu sobre um navio chamado “Titan” que afundou batendo em um iceberg e matando 1.500 pessoas…detalhe: foi escrito 30 anos do incidente do Titanic…

    COMENTÁRIO: alguém escreveu sobre um acidente minimamente parecido com o do Titanic e passamos a dar significado maior que a história permite (Titan, Titanic, não são nomes tão incomuns que não possam ser repetidos periodicamente; não se trataria, pois, de profecia, sim coincidência).

    CRISTIANO: Nostradamus ao prever que o homem andaria sobre a superfície da Lua e dominaria a aviação:
    “As pessoas viajarão com segurança através do céu, terra, mar e onda.” qd. 63, centúria I
    “Ele se transportará ao extremo da Luna (a Lua)
    Onde será conduzido e colocado sobre terra estranha” qd. 65, centúria IX

    COMENTÁRIO: Nostradamus disse um monte de coisas nebulosas que seus admiradores tratam de dar sentido, correlacionando espuriamente acontecimentos históricos com as vagas assertivas do místico.

    CRISTIANO: Eu mesmo tive um sonho muito estranho: Sonhei que estava em uma cadeira de rodas vermelha, e que era “amigo” do Pato Donald
    Ok, eu sei que foi um sonho nonsense, no momento não lhe dei atenção.
    Dois anos após este sonho, tive um acidente de carro e oito fraturas. Fiquei 3 meses sem me mexer em cima de uma cama.
    Após este período, começei a sentar, e minha mãe comprou uma cadeira de rodas….vermelha!!!
    Sentei na cadeira, e como estava com saudades do video-game, fui jogar. Começei a jogar e no joguinho apareceu…o Pato Donald! Foi aí que lembrei do sonho nonsense…

    COMENTÁRIO: Cristiano seleciona no sonho aquilo que combina com seu acidente e deixa de lado o que não encontra registro: sonhou com a cadeira de rodas vermelha e com o Pato Donald e achou, depois de relacionar esses itens com o acidente, que estes eram os pontos relevantes do sonho supostamente premonitório. Entrentanto, o que não estava em sua imaginação onírica não foi considerado ponto negativo (mas deveria), quais: 1) acidente de carro; 2) costelas fraturadas; 3) três meses entrevado; 4) vídeo-game. Desses itens nada foi sonhado…

    Enfim, são nossas expectativas e crenças que valorizam coisas banais, fazendo com que passem a ter significados especiais.

    CRISTIANO: Sinceramente, não consigo conceber que este episódio foi apenas coincidência, como se de vez em quando na vida você fosse ficasse paralítico e acabasse usando uma cadeira de rodas vermelha…
    Também não quero atribuir ao fenômeno qualquer conotação religiosa, acredito que o fenômeno tenha alguma explicação científica no campo da física quântica.

    COMENTÁRIO: certamente o “fenômeno” é mais trivial que alguns de nós suspeitamos. Não tenha grande esperança que a física quântica possa efetivamente esclarecer essas coisas: a mecânica quântica tornou-se celeiro de “explicações” de coisas sem explicação. O fato é que quando um acontecimento, qualquer que seja, por alguma razão nos impressiona, tendemos a ver nele algo de excepcional. De minha parte, vez em quando sonho que estou voando, ou que estou morrendo. Se um dia acontecer de eu voar, ou de morrer, sentir-me-ei tentado a declarar que já havia previsto o acontecimento…

    Saudações.

  • Cristiano:

    Seria interessante se dentre o universo de 53,4% de acertos, fossem selecionadas as pessoas que mais acertaram e repetissem o teste apenas com estas.
    Caso o resultado aponte um número estatístico maior, teria mais chances de comprovar o fenômeno.
    Gosto da explicação do Padre Quevedo, que afirma que a precognição existe, mas é um fenômeno insuscetível de controle, ou seja, ele pode ocorrer de forma aleatória, vaga, quando a pessoa encontra-se sob grande estresse.
    Existem vários casos interessantes : um cara que escreveu sobre um navio chamado “Titan” que afundou batendo em um iceberg e matando 1.500 pessoas…detalhe: foi escrito 30 anos do incidente do Titanic…
    Nostradamus ao prever que o homem andaria sobre a superfície da Lua e dominaria a aviação:

    “As pessoas viajarão com segurança através do céu, terra, mar e onda.” qd. 63, centúria I
    “Ele se transportará ao extremo da Luna (a Lua)
    Onde será conduzido e colocado sobre terra estranha” qd. 65, centúria IX
    Eu mesmo tive um sonho muito estranho: Sonhei que estava em uma cadeira de rodas vermelha, e que era “amigo” do Pato Donald 😉
    Ok, eu sei que foi um sonho nonsense, no momento não lhe dei atenção.
    Dois anos após este sonho, tive um acidente de carro e oito fraturas. Fiquei 3 meses sem me mexer em cima de uma cama.
    Após este período, começei a sentar, e minha mãe comprou uma cadeira de rodas….vermelha!!!
    Sentei na cadeira, e como estava com saudades do video-game, fui jogar. Começei a jogar e no joguinho apareceu…o Pato Donald! Foi aí que lembrei do sonho nonsense…
    Sinceramente, não consigo conceber que este episódio foi apenas coincidência, como se de vez em quando na vida você fosse ficasse paralítico e acabasse usando uma cadeira de rodas vermelha…
    Também não quero atribuir ao fenômeno qualquer conotação religiosa, acredito que o fenômeno tenha alguma explicação científica no campo da física quântica.
    Parabéns a todos pelos comentários.

  • MOIZÉS:

    ADAILTON:

    ADAILTON DISSE: “nao sei dizer a que palavra se da o nome disso ja tive varias sensaçoes de estar vivendo um momento que ja tinha vivido antes direto acontece como num momento rapido e de repente para.”

    COMENTÁRIO: isso se chama Déjà Vu, palavra francesa que significa “já visto”. Algumas vezes, nossa mente pode se confundir e tomar vivências novas como se já houvessem acontecido. Em geral, não é considerado problema, a não ser que ocorra com muita frequência e traga incômodos à rotina normal da pessoa. Em casos assim, justifica-se consulta com profissional da psiquiatria. Alguns segmentos religiosos explicam o déjà vu como “flashes” rememorativos de outras encarnações. Mas, nessa área há muita fantasia.

    ADAILTON DISSE: “e claro que 99,9% e falso e ai e que vem a duvida de saber qual e verdadeiro para o falso.”
    COMENTÁRIO: parece que já “pescou” a resposta: se 99,9% é falso, os 0,1% de impressões verdadeiras só podem ser debitados à coincidências, e não a algum “poder oculto” que alguns possuiriam…

    ADAILTON DISSE: “quando meu avo morreu minha mae sonhou ele chamando ela e dizia que era pra ela ir junto com ele porque se nao ela ficasse na terra ela ia sofrer muito e nisso a minha mae nem sabia que ele tinha falecido ele morava no sitio”
    COMENTÁRIO: esse tipo de “premonição” é mais comum que se supõe. O caso é que damos destaque somente quando se apresenta algo que confirme o receio antecipado. É semelhante à mãe que fica preocupado enquanto o filho está na noite se esbaldando. Na mente da genitora mil idéias de desgraças e tragédias tomam forma. Quando acontece de coincidir o pensamento funesto com a realidade, a pessoa dirá: “eu sabia, eu havia previsto isso!”, e esquecerá as múltiplas ocasiões em que temeu o pior e nada ocorreu.
    No caso da mãe que sonha com a morte do pai distante, ela poderia estar preocupada com a saúde do genitor, talvez tenha registrado que da última vez que o vira ele não parecia bem; ou pode ter ouvido comentários de parentes que estavam próximos. Muitas possibilidades. Os sonhos às vezes refletem os receios íntimos, com a feição fantasiosa típica. Desde quando uma pessoa ao morrer desejará que seus amados vão juntos? Só mesmo em sonhos…

    ADAILTON DISSE: ja que se eu for um paranormal nao poderei fazer nada para ajudar os outros igual a varios que tem por ai nem quero.
    COMENTÁRIO: em verdade, fazer “previsões” é procedimento comum de nossa mente. A todo o momento estamos prevendo o futuro. Fazemos isso até quando vamos atravessar uma rua movimentada. Quando temos contato com pessoas desconhecidas, fazemos previsões sobre seu caráter. Quando vamos prestar provas na escola ou em concursos, fazemos previsões sobre o resultado. Quando saímos à rua para qualquer atividade, prevemos que retornaremos salvos. Então, nesse mar precognitivo em que vivemos, vez por outra pode brotar a intuição de algo atípico. E mais, dependendo da peculiaridade psíquica da pessoa, ela pode ser dada a lucubrar mais “premonições” que o comum. Não há, pois, nada de paranormal na parada.

    Saudações premonitórias.

  • adailton:

    nao sei dizer a que palavra se da o nome disso ja tive varias sensaçoes de estar vivendo um momento que ja tinha vivido antes direto acontece como num momento rapido e derepente para, os sonhos e sentidos tem algo muito forte que muitas das veses da pra prever como na morte dos mamonas isso acontece em sonhos ou ate mesmo em sentimentos mais e claro que 99,9% e falso e ai e que vem a duvida de saber qual e verdadeiro para o falso.

    mais esse negocio de medium e previsoes tem muito pessoas que enganao muitos com isso e ai que vem aquela duvida porque nao ganhar na loteria se eu sei que resultado vai dar? resposta simples nao se sabe se as premoniçao e verdade ou mentira.

    uma esperiencia que tive foi quando meu avo morreu minha mae sonhou ele chamando ela e dizia que era pra ela ir junto com ele porque se nao ela ficasse na terra ela ia sofrer muito e nisso a minha mae nem sabia que ele tinha falecido ele morava no sitio, depois de uns dias veio uma sigana e pediu para ler a mao dela e falou tem algo muito forte para acontecer com voce, depois de um ano minha mae teve um diagnostico de um cancer maligno que a fez sofrer por um ano e meio ate leva-la a falencia, mesmo assim ainda pode existir uma grande conhecidencia do caso mais seila dexa acontecer mais esse negocio de videncia ai e algo que nao e para nois se e que isso existe mesmo.

    ja que se eu for um paranormal nao poderei fazer nada para ajudar os outros igual a varios que tem por ai nem quero.

  • A VERDADE FAZ DOER…:

    Se existisse uma pessoa realmente capaz de prever o futuro, esta pessoa seria multimilionária, pois usaria esse poder para ganhar em apostas de loteria; E não iria ficar perdendo o tempo dela ajudando desconhecidos na rua a “desencalhar” (arranjar um marido) por alguns trocados.

    • EVANÊSSA RODRIGUES MESQUITA:

      Deus não dá esse dom para ser vendido.O propósito é simples,ajudar a quem precisa.Esses falsos são ridículos e tem um nome: charlatões.Não tem poder de nada. Em verdade todo o poder é Deus.E o que ele quer de nós, todos sabemos, mais não costumamos obedecer.De fato tudo o que vier pedindo algo em troca não é por Deus.Nunca caia em golpes, não seja bobo, porque quem tem mediunidade usa a favor do bem e não requer nada em troca.Caridade,amor, respeito com a pessoa humana são alguns dos princípios de quem vem servir pelo bem.

  • criancinha:

    a mulé da foto é homen ne?

  • Val Brand:

    Um dos integrantes dos mamonas assassinas, pouco antes daquele fatídico acontecimento declarou que estava com medo de viajar porque ele havia sonhado durante toda aquela noite com a queda do avião. Foi algo bastante estranho porque ele falou com muita seriedade e tristeza no olhar… Algumas horas depois, de fato, o avião caiu e todos morreram.

    • Moizés Montalvão:

      Muita e muita gente quando precisa viajar de avião sonha que haverá uma tragédia. Geralmente não acontece nada, mas quando acontece dizem que foi premonição…

  • vielmond:

    Para passar os resultados de uma amostra de 100 para o Universo, teria que definir o grau de confiança e calcular o erro-padrão …….o que tornaria a diferença, apenas válida para amostra de 100.

  • MOIZÉS:

    Ó Santo Mago do Universo: a “profecia” no Twuitter diz: “Mensagem para o Silvio Santos : 2010 e 2011, serão difíceis na sua vida, perderá muito como nunca perdeu, cuidado!”

    Não há qualquer citação ao que aconteceria com o Silvio Santos, apenas que ele “perderia muito”. Ora, isso nós já sabíamos. Depois que a Record passou a atropelar o baú, qualquer “mago” seria capaz de profetizar tempos ruins para o Abravanel.

    Outra dúvida: por que só dois mortais tiveram acesso ao “kirograma”? Logo dois adeptos da ilusão astrológica? Por que o “troço” não caiu nas mãos de cabeças mais “pé no chão”, quais Bacon, Galileu, Descartes, Voltaire, Bohr, Einstein?

    Faça-me um favorzinho, você que é viandante multitemporal: hoje de madrugada, quando eu voltar da balada, minha mulher estará dormindo ou acordada?

    Abraços premonitórios.

  • Mago Universo:

    Após você ler o twitter deixado um ano antes de acontecer o fato da quebra do empresário Silvio Santos você poderá entender o que eu tenho a dizer a seguir.
    Podem checar junto ao pessoal do Twitter a veracidade do mesmo.
    Eu tinha que escolher alguém muito famoso na América Latina para gerar o efeito.

    http://twitter.com/Magouniverso

    Isto não foi premonição, adivinhação, tarô, ou qualquer outra coisa, isto significa que o ser humano pode ir para o futuro ou voltar para o passado por meio de um mecanismo do tempo deixado a mais de 25000 anos na terra, chamado Kirograma. O Kirograma foi utilizado e decodificado parte dele por duas pessoas neste planeta, Claudio Ptolomeu e Michaelis de Nostredamus. O Mago do Universo irá aparecer aos poucos e revelar a humanidade como tudo é possível saber antes.

  • MOIZÉS:

    Luciana disse: “Moiséeeees
    Depois da última palavra do artigo, entre colchetes , na cor azulzinha, voce pode lêr a origem do artigo. Taaaaa bom?”

    COMENTÁRIO: dãããã… Reclamei que o texto postado omitiu a referência ao nome do autor do artigo (que consta no escrito original), preferiu tratá-lo por “pesquisador”.

    O “azulzinho” eu sei…

    Em tempo: “ler” não tem acento…

    bj.

  • Bovidino:

    PREMONIÇÃO e ADIVINHAÇÃO são coisas completamente diferentes.
    A experiência citada não realizou nenhum estudo sobre PREMONIÇÃO, mas sem sobre ADIVINHAÇÃO.
    A PREMONIÇÃO não acontece sobre a pressão de uma experiência científica.
    A Elizabeth e outros que deixaram aquí o seu post, já tiveram PREMONIÇÃO como afirmam, e mesmo assim não acreditam que existe.
    A ciência humana com experiências totalmente inadequadas, jamais chegará a qualquer conclusão a respeito de PREMONIÇÃO. Sobre ADIVINHAÇÃO já sabemos que o percentual é de 50%.

  • Luciene:

    Desculpem o erro de digitação, eu quis dizer 50% e não 505.

  • Luciene:

    Realmente 53,4% ainda é pouco, é o mesmo q jogar cara e coroa, vc tem 505 de chance de acertar.

  • Tarso Mazzotti:

    53%? Não é estatisticamente significativo. Aliás, não se diz qual o teste estatístico utilizado, logo nada se pode concluir acerca deste assunto.

  • luciana:

    Moiséeeees
    Depois da última palavra do artigo, entre colchetes , na cor azulzinha, voce pode lêr a origem do artigo. Taaaaa bom?

  • MOIZÉS:

    Curioso que o Hypesciece omitiu qualquer referência ao autor da pesquisa, embora no texto original conste (Cornell Daryl Bem). Por que será que agiram assim?

  • Jose Carlos:

    A Ciência descortinando a transcendência. Muitos paradigmas medievais urgem serem quebrados juntamente com muitos preconceitos que turvam a visão científica. Vejo na Física Quântica uma poderosa ferramenta para unificar ciência e espiritualidade.

  • joel machado:

    a verdade è que o ser humano não usa toda a capacidade do cerebro,isso ja foi afirmado a muito tempo,nós não sabemos como fazer isso, talvez no futuro isso possa ocorrer, e assim todo os misterios da mente será algo comum.

  • josias:

    Na verdade esta é a primeira vez que vejo falar sobre essa tal precognição, tão falsa e tão desconhecida. Deve ser filha da psicologia. Nem ele explica.

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Olá Rafael, tudo bem ?
    Talvez eu não tenha sabido me expressar exatamente e lendo sua resposta vejo que voce tem razão.
    Um grande abraço e bom final de semana !
    Abraços a todos.

  • MOIZÉS:

    Curioso: é só falar que “descobriram-se” evidências de premonição que empolgados vêm ao sol declarar “eu sabia que a paranormalidade existe!”. Calma gente, foram achadas indícios de capacidade premonitória, ligeiramente acima da média. isso é apenas um começo. Novas e variadas experiências precisam ser realizadas, até que se confirme, ou não, que tal “poder” realmente é real…

    • EVANÊSSA RODRIGUES MESQUITA:

      Existem pessoas sensitivas.De modo todos possuímos sensibilidade.Só que outros a possuem de forma aguçada. O que eu posso lhe responder é que não é pessoal.Não se trata de querer sentir;mais por fato vc pode amenizar a sua sensibilidade caso não a queira.Extinguir eu acho pouco provável. Agora existem pessoas que nem sabem ou perceberam isto. Ou você tem ou não tem.E também existe os graus que a pessoa possui. Contudo, a mediunidade é passiva.Pois ninguém tem ou pode ter além do que deseja possuir.(Eu acho).É um dom de Deus e só isso.Sempre deve ser usado para o bem.E não existe esta de adivinhação direta.Tem gente que diz:O que vc vê em mim.Peraê! Não confunda as coisas. Só Deus sabe de nosso futuro,e não existe ninguém com poderes divinos.Isso é ridículo e nem cabe em questão.A mediunidade tem por seu caráter princípios de amor e respeito.Ela existe para a serventia do amor e da paz da alma.Coisas que acontecem que se chama de premonição, nada mais pode ser do que o cuidado que Deus tem conosco e nos protege diretamente, mais no caso, as vezes acontece de a pessoa não querer ouvir Deus em seu coração, mesmo que ela seja um bom filho.Deus apenas nos ilumina para podermos ajudar nossos semelhantes.Ainda há muito a se estudar mais sei que Deus é a resposta de tudo.Fique em paz amigo!

  • Rafael Rodrigues:

    Marcos / 12.11.2010
    Olá a todos !
    Até que enfim a Ciência se volta para coisas não tão óbvias e ao alcance da vista.

    Marcos, me perdoe a discordância, mas o que vc disse aí não tem nada a ver cara. O que a Ciiência mais faz é justamente o que vc alega que ela não faz, que é verificar os fenômenos além do nosso campo de realidade. Se não fosse assim, não teríamos descoberto os átomos, as partículas quânticas, a energia escura, as frequências de luz abaixo e acima do olho humano, a radiação… E eu poderia ficar a vida inteira aqui citando quantas coisas a ciência trouxe à tona que estão além do nosso alcance comum.

    O que a ciência faz – com razão – é exatamente o motivo pelo qual este estudo mesmo não pode ser considerado oficial: Ele precisa ser reproduzido e ser passivo de ser verificado, nas mesmas circunstâncias, de forma diferente. Da forma que você diz, parece que a ciência nunca se preocupou com o que as pessoas comuns chamam de sobrenatural, mas isso não podia estar mais longe da verdade. O que acontece é que, até agora a grande maioria das coisas ou não foram comprovadas ou foram comprovadas como fraudes/mal entendidos/fenômenos naturais mal interpretados. Quando acontece de algo ser realmente comprovado como fato científico, ele passa a “valer” oficialmente.

    Às vezes acho que as pessoas confundem o ceticismo real (não acreditar simplesmente por acreditar, só quando as evidências apontarem para aquilo) com pura negligência, o que não é verdade no caso da ciência. Ela nunca foi negligente com o paranormal, apenas cética, que é o trabalho dela. Graças à isso, coisas como esta notícia podem ser confirmadas (ou não), ao invés de ficarem relegadas à “achismos” populares baseados em falsas impressões…

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Até que enfim a Ciência se volta para coisas não tão óbvias e ao alcance da vista.
    Estudar e pesquisar coisas que aparentemente não tem explicação é o verdadeiro motor científico.
    Estas coisas existem e é salutar que sejam investigadas sob todos os aspectos. Experiências como as da Elizabeth são comuns e, portanto, passíveis de estudo.
    É claro que videntes de rua, tipo “Madame X” tem um grande percentual de fraudes e enganação mas, até mesmo dentre estas, quem sabe não aparece uma, uma sequer, com tal clarividência ??
    Abraços a todos !

  • Darius Shayne:

    Novamente a ciencia provando o óbvio. ….

  • Jorginho:

    Tem gente que acredita que nem existe!
    Não sabem um palmo de sua mão…
    Eu acredito que há pessoas sensitivas.
    Além das revelação através de sonhos.
    Há forças sobrenaturais… Claro 99,9% são falsas ou criadas por pessoas espertas.
    E,ganham milhões!

  • Elizabeth:

    Estas experiências não provam premonição. Elas não estão dentro das probabilidades estatísticas?

    Existe premonição, eu mesma já tive experiências com isso, o ruim é que a maioria foi relacionada a avisos de morte, poucos dias antes de acontecer.
    Fui avisada da morte da minha mãe, da minha tia e de um ex-namorado em sonhos de despedida.
    De algumas pessoas que eu não via há anos, eu senti uma vontade repentina e insistente de procurá-los, dizer que gosto deles.. poucos dias depois faleceram.
    De outras me veio um pensamento súbito que tinham morrido, mesmo antes de ser anunciada a morte.
    Não sei se isso existe, mas parece que o espírito dessas pessoas entrou em contato comigo antes de morrer.
    Sei lá se é piração…mas acontece e não gosto muito disso.

  • Tomas Ujo:

    Se precisa acreditar para acontecer, então é uma profecia auto-realizável, ou puramente placebo. VOcê apenas iria acreditar que fez algo que não fez.

    Porém, eu acredito em fenômenos psi pelo simples fato de que os mesmos já me aconteceram, independente de eu acreditar ou não, e de uma forma específica o suficiente para eliminar outras hipóteses.

    Não posso, porém, convencer alguém da existência de tais fenômenos, pois para argumentar eu precisaria de provas ou uma teoria lógica. Tanto não julgo as pessoas por não acreditar, quanto eu mesmo não acreditaria em tal fenômeno se não tivesse tido provas pessoais do mesmo.

    Concluindo, deixe essa idéia de “acreditar para acontecer” para a religião. Para os que não têm nenhum motivo para acreditar nos tais fenômenos, façam-me o favor de só o fazer quando tiverem um real motivo para tal.

  • Ulisses:

    Eu penso que todos temos esse poder, mas não sabemos usa-lo conscientemente, é por isso que é difícil demonstrar aos outros.
    Eu já tive algumas experiências espontâneas, assim como, também já ouvi muitas histórias de outras pessoas relacionadas com a adivinhação.
    A meu ver, a Ciência está a ter um comportamento semelhante ao das religiões, quem puder que entenda.
    A Ciência impões muitas regras (ou leis): termodinâmica, etc
    Nas questões PSI, vale muito o acreditar. Se não acreditas nessas coisas, dificilmente terás essas experiências.

  • Marcos Psiq:

    Oh céus… 53%….ao invés de 50? “Queeéissoo”…

    Ex: Se vc jogar 100 vezes uma moeda ela NÃO vai cair exatamente 50 de um lado e 50 de outro lado só pq a probabilidade é 50%…

    “MetaFéziscos” e outros crentes, esqueçam isso e cresçam…

  • Cesar:

    Entre o esperado de 50% e o obtido de 53,4%, eu diria que ainda estamos na margem de erro…

    Julio, a astrologia e numerologia e outros sistemas simbólicos são apenas isto, sistemas simbólicos. Servem para uma pessoa se descobrir, da mesma forma que qualquer outra ferramenta que um psicólogo use para fazer o paciente pensar sobre si. O poder preditivo destas artes é zero, e há muito trabalho feito sobre o assunto, mas em inglês:

    http://www.astrology-and-science.com/

    70 articles with abstracts give the case for and against astrology.
    Results of hundreds of empirical tests.
    Historical and philosophical views.
    Not a pop astrology site.

    Quanto ao prêmio em dinheiro que você alude, astrólogos ganham ele todos os dias, sempre que um otário paga por um mapa astrológico. O Walter Mercado, por exemplo, ganha os tubos, e pergunte se ele quer uma investigação científica dos supostos médiuns e paranormais e tarólogos, numerólogos, astrólogos que atendem nas linhas dele? Com certeza não. Por que ele sabe que é tudo trêta para ganhar dinheiro de trouxas.

  • happousai:

    Tradução: nada foi provado…

  • Julio Barone Neto:

    Esse estudo ainda está muito primário. Haveria de avançar muito mais. Individualmente, tem a haver (em conjunto:) com os sete biorritmos explicados pela Sara Marriott, com a (boa vontade da) glandula pineal, com a numerologia e com a astrologia; e ainda, poder intuir consciente ou inconscientemente; mas enquanto não houver um bom premio em dinheiro, duvido que esse tipo de pesquisa vá muito adiante.
    Pré-consciencia paranormal do próprio futuro? Eu já tive quando moço, por uns 20 anos. Tal faculdade sumiu da minha consciencia.

  • ShadowsAV:

    53,4%, só e ainda com algo fútil…

Deixe seu comentário!