EUA se desculpam com Guatemala por “possível infecção” de sífilis no país

Por , em 10.10.2010

Cientistas americanos deliberadamente infectaram com sífilis prisioneiros e pacientes de um hospital psiquiátrico na Guatemala 60 anos atrás. É o que indica um experimento recentemente descoberto que levou autoridades dos EUA a pedir desculpas e declarar indignação com a “investigação tão reprovável”.

A descoberta traz à tona erros do passado em nome da ciência – como estudo Tuskegee entre as décadas de 30 e 70 nos Estados Unidos. Na ocasião, 399 afro-americanos sifílicos tiveram o quadro da doença acompanhado, mas sem tratamento algum. O caso da Guatemala agora descoberto pode complicar os estudos em curso no exterior, principalmente os que dependem da cooperação de alguns dos países mais pobres do mundo para combater e tratar difíceis doenças.

Segundo o diretor do Instituto Nacional da Saúde dos EUA, Francis Collins, a descoberta dá a todos os cientistas uma chance de cuidar mais de casos semelhantes. “Estamos muito preocupados com o que foi feito e devemos redobrar nossos esforços para ter certeza de que algo assim nunca aconteça novamente”, garante. [The New York Times]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • Rodrigo:

    É por essas e outras que não de desaprovo algumas atitudes dos islâmicos contras os EUA. Eles ainda cairão, está escrito!
    Rodrigo

  • Julio:

    Voces acreditam que essas desculpas são sinceras?
    Voces acham que eles não fariam novamente se julgassem de seus interesses?

  • Hugo:

    Estes mesmos são os que testaram as bombas atomicas em Hiroshima e Nagasaki,jogaram Napalm e a terrivel DIOXINA em Vietnam,treinam futuros ditadores par colocar nos paises que desejam saquear,fornecem armas nucleares para Israel,inventam o “TERROR” musulmano para justificar a ocupação do Irak e Afganistão(proximamente o Irà),Realmente a alcurnia de”imperio Satánico” serve bem para denominarlos.

  • Aldo:

    Desculpas ??? Tem de pagar uma boa indenização aos infectados, seus sucessores, e ao país !!! USA sempre faz essas coisas, daqui a 50 anos vao pedir desculpas pelo virus da AIDS, que foi inventado em laboratório. É só esperar para ver.

  • ninja:

    As vezes eu penso se hoje em dia teria alguma diferença se a Alemanha nazista tivesse ganho a guerra

    • LVPVZ:

      Cara já me fiz a mesma pergunta várias vezes, e tenho quase certeza que não seria muito diferente de hoje em dia

  • Ana:

    Que absurdo!os EUA sempre se achando os donos do mundo e usando os latinos como seus ratos de laboratório.

  • Croco:

    Fónix!

    Que foto doida, meu!!!

    Quanto aos states, já se sabe o que eles são capazes, é o normal.

Deixe seu comentário!