Evidências genéticas: nós fizemos sexo com os neandertais

Por , em 26.07.2011

Um novo estudo indica que muitos seres humanos modernos podem transportar fragmentos de DNA de neandertais – os hominídeos que viveram entre 130 mil e 30 mil anos atrás – em seus cromossomos sexuais. A pesquisa acrescenta mais uma evidência a teoria de que os seres humanos e os neandertais se encontraram depois que os primeiros migraram para fora da África, entre 50 e 80 mil anos atrás.

O fragmento de DNA em questão é encontrado no cromossomo X humano, e está presente em 9% dos seres humanos em todo o mundo, exceto na África.

Os primeiros seres humanos e neandertais coexistiram, e pesquisadores procuravam há muito tempo evidências de que os dois grupos se acasalaram.

Tudo começou uma década atrás, quando um pesquisador canadense descobriu o fragmento de DNA no cromossomo X, com origem era desconhecida (cromossomos X são os sexuais. As mulheres têm dois e os homens um, combinados com um cromossomo Y).

Até 2010, o grupo de pesquisadores não tinha como comparar o fragmento com alguma outra coisa. Mas naquele ano, quando o genoma neandertal foi sequenciado, eles perceberam que 1% a 4% do genoma humano moderno teria vindo dos neandertais.

O estudo de 2010 analisou um osso de neandertal encontrado na Croácia. Usando o DNA de 6.092 cromossomos X modernos de todos os continentes, os pesquisadores descobriram que o fragmento de origem até então desconhecida era encontrada também no genoma do neandertal.

Essa foi a primeira vez que foi identificada uma variação genética provida de uma espécie arcaica. Isso já tinha sido feito por suposição, antes do sequenciamento do genoma neandertal. Agora a base dos estudos é sólida e prova a veracidade do fato. Os cientistas se questionam se esses fragmentos são neutros ou trazem algum funcionamento (positivo ou negativo), o que deve ser descoberto em futuras pesquisas. [LiveScience]

• Alexandre Santos de Paula:

graças aõ os anunnaki senhor enki que misturou o Dna dele com os homenidios que deu a origem do homen sapiens os adamos anunnakis(aqueles que vierão do cèu para terra).

• Reinaldo Faria Tavares:

Eu acredito que as consequencias dessa provável miscigenação vão muito mais longe do que o que o politicamente correto admite.
    Pode ser que sejamos tão diferentes dos subsaarianos em vários aspectos, inclusive mentais, por causa dessa interação neandersapiens.
    Desde a cor da pele, passando pelo tipo de civilização [tecnológica atual].

• José Dimas Lopes de Azevedo:

fico encantado com as evidencias coincidentes…sugiro aos sábios seguidores da evolução cientifica a leitura de livros fanásticos de autores inspirados que desde sempre antecipam o que a ciencia vem divulgando depois de exaustivas peaquisas. por exemplo: francisco candido xavier e sua grndiosa obra, que através de sua grande capacidade pscografica, recebeu de andre luiz e emmanuel,instruções que podem auxiliar muitissimo aos homens irriquietos que buscam o conhecimento da verdade sobre o imponderável!
    e ainda e pincipalmente o livro “exilados da capela” de edgar armond , que trata desse assunto de uma forma bem mais elucidativa…vale a pena

• isis:

bem conforme o fisico Pierre Simon Laplac e possivel ultrapassar a velocidade da luz, usando a teoria da gravidade de Newton ele cauculou que se um objeto fosse comprimido em um raio suficientemente pequeno a velocidade de escape desse objeto seria mais rapida que a velocidade da luz. Ele se referia a formação de burracos negros.

• Lucas Palma:

Quem tem um Cromossomo X é um X-Man? uHAUhuahuAHuAH
    Enfim. Isso já se sabia há um certo tempo já que o Ozzy Osbourne possui fragmentos de neandertal em seu cromossomo

• walter:

E porque não? Se hoje em dia o Homo sapiens tem relações sexuais com cabritas, éguas e outros bichos (a chamada zoofilia) por que não transar com uma espécie do mesmo gênero?? Não vejo nada demais….

• franobre:

Tirou a palavra da minha boca. Somente não temos fragmentos de cabras, cachorros ou até porcos em nosso genoma porque somos realmente incompatíveis com os tais…

companheiro eu num sei de nada eu num vi nada . . . mudando de assunto, esse sujeito da foto(OVAL) parece que ta com homossexualia.

Não me lembro disso! Só se eu estava bêbado, e também não me lembro de ter bebido. Eu nego. Nego tudo! Olhos verdes? Mas a cara delas… Não fiz nada, eu juro!

• xabrego:

Engraçado como ainda aqui há anos disseram que era impossível ter havido cruzamento entre Homo Sapiens e Homo Neandertal. Ainda há poucos dias disseram que é impossível ultrapassar a velocidade da luz, estamos pra ver.

• Kelvin:

Hehehe,Boa!

Mas não seja tão confiante, não é assim tão “simples” 😀

• BossGrave:

Excelente, já havia pensado sobre isso. Um hibrido das duas especies talves seja o motivo da extinção dos progenitores locais. Uma raça mais robusta e inteligente, faz todo o sentido.