Espinhas? Você está lavando o rosto errado

Por , em 25.12.2012

Como lavar o rosto… Hum… Vamos ver… Pega a água e joga no rosto! Certo?

Certo. Mas antes fosse uma arte tão simples assim. O rosto é um lugar do corpo com o qual devemos ter bastante cuidado. Além de ser frágil, é o nosso “cartão de visitas”, não é mesmo?

Só lavar o rosto de qualquer jeito não limpa sua pele de forma eficaz, nem garante que ela tenha uma aparência saudável. Para tanto, vamos ver as dicas do dermatologista Thomas E. Rohrer:

1 – Não use produtos agressivos

“Nunca esfregue a pele ou use produtos agressivos, já que isso a irrita, o que torna sua aparência pior”, disse. Para pele com aparência saudável, o Dr. Rohrer recomenda que as pessoas usem um limpador suave, não abrasivo, que não contém álcool, e o passe gentilmente na pele.

2 – Água morna e ponta dos dedos

Molhe o rosto com água morna e use os dedos para aplicar purificadores. Use apenas as pontas dos dedos; panos, esponjas, etc, podem irritar a pele.

3 – Não esfregue

Resista à tentação de esfregar sua pele, pois isso a irrita.

4 – Toalha macia

Enxague sua pele com água morna e seque-a com uma toalha macia.

5 – Hidrate-a

Aplique hidratante se sua pele estiver seca ou com coceira. Seja gentil ao aplicar qualquer creme ao redor dos olhos para não irritar essa pele delicada.

6 – Lave o rosto duas vezes ao dia

Limite-se a lavar a pele apenas duas vezes por dia, uma vez pela manhã e outra à noite. Também lave-a sempre depois de suar muito, o mais rápido possível. Transpiração, especialmente quando usamos chapéu ou capacete, irrita a pele.

Bônus: Coma vegetais

Segundo diversos estudos, comer vegetais não só faz bem para a saúde, como deixa a pele mais bonita e mais atraente para o sexo oposto.

Confira esse vídeo da Academia Americana de Dermatologia que demonstra como lavar o rosto da maneira mais correta (em inglês):

E se você usa produtos para prevenir ou combater rugas, acne ou outros problemas de pele, os dermatologistas afirmam que não basta apenas comprar cremes de qualidade: você deve aplicá-los da maneira correta.

Aplicar o creme no rosto com a pele limpa e movimentos suaves faz diferença no resultado final do tratamento. Veja aqui como usar seus cremes de pele para a máxima eficiência.[MedicalXpress]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • touzinho473:

    Discordo de tudo que foi escrito sobre como lavar o rosto. Mesmo porque a maioria das pessoas não praticam nada disso. Já li que Cleópatra utilizava esperma “para ter uma pele mais bela”.

  • Matianelus:

    Discordo: A pele precisa ser esfoliada com cremes especiais ou esponjas, para a remoção de células mortas e estimular a renovação celular. Se não esfregamos como manda essa matéria, ficaremos com cascões e poros obstruídos. Depois da lavagem com esfoliação devemos tonificá-la sim com produto levemente alcoólico (penetra e limpa profundamente nos poros). Depois disso é que vem um bom hidratante. É consenso entre os dermatologistas que ácidos como o lático e o glicólico (alfahidróxiácidos) em baixas concentrações fazem muito bem para a pele, promovendo uma leve descamação, removendo impurezas e células mortas e, com isso proporcionando um efeito rejuvenescedor! Cleópatra já conhecia os benefícios desses ácidos e os usava nos cosméticos. Eu confio na ciência dermatológica, pratico e comprovo, como milhares de pessoas…

    • Rafael2:

      E agora, doutores e cientistas? Qual fonte pratica a pseudociência, com opiniões tão divergentes?

    • crys:

      Eu concordo inteiramente com voce.

Deixe seu comentário!