Excesso de peso causa acne?

Por , em 24.01.2012

Odeia seu rosto cheio de espinhas? Emagreça para tentar preveni-las.

Ao longo dos anos, os pesquisadores descobriram que ganho de peso e acne moderada a grave (problema que afeta principalmente adolescentes – um em cada cinco) andam lado a lado, especialmente entre mulheres jovens.

Os cientistas não sabem exatamente porque, mas acreditam que hormônios em excesso provavelmente desempenham um papel nessa relação.

O último estudo que analisou esse link incluiu cerca de 3.600 adolescentes. Os pesquisadores estudaram de perto seu peso e a relação disso com a sua pele, além de diversas variáveis que poderiam desempenhar um papel na condição, incluindo puberdade, idade e dieta.

Por exemplo, alimentos ricos em açúcar como doces e refrigerantes não estão apenas ligados ao ganho de peso, mas também são conhecidos por piorar a acne.

Após o ajuste para estes e outros fatores que poderiam afetar o risco de acne, os pesquisadores descobriram que os adolescentes com sobrepeso ou obesidade, particularmente as mulheres jovens, eram significativamente mais propensos a desenvolver acne.

Outro estudo com cerca de 3.300 crianças em idade escolar, publicado em 2006, chegou a resultados semelhantes, concluindo que o índice de massa corporal é um fator de risco para acne, especialmente lesões inflamatórias.

Apesar de não terem certeza, os pesquisadores propuseram várias explicações para o link. Uma delas é que o excesso de andrógenos causados pela obesidade provoca acne.

Quanto à por que as meninas seriam mais afetadas que os meninos, é possível que ter pele ruim e excesso de peso lhes cause uma tensão psicológica maior, que por sua vez solicita a liberação de hormônios de estresse que só pioram o problema.[NewYorkTimes]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Ágatha Harckness:

    Eu também já fui ao parque de diversões. Só que eu não gosto muito de dialogar com mafagafos, só quando eu for ao aeroporto. Eu sei quem é.

  • Bradley:

    O problema eh comer demais, especialmente acucar, quer vc engorde ou NAO!.

  • gabriel:

    a garota da foto é bonita 😀

  • Rosélis:

    Acho que é generalizar muito. Meu filho de 15 anos tem 5% de gordura corporal e o rosto cheio de acne. O que os cientistas diriam disto?

    • Guilherme Lacerda:

      “Os pesquisadores descobriram que os adolescentes com sobrepeso ou obesidade, particularmente as mulheres jovens, eram significativamente mais propensos a desenvolver acne.”

      Saudades da interpretação. O texto diz que quem é obeso, é mais propenso, não disse que só obesos tem acne.

  • Paulo Eduardo:

    Isso é lógico! Quanto maior for o seu “tamanho”, mais espaço tem para as espinhas!! he he!!

Deixe seu comentário!