Exercício pode prevenir osteoporose

Por , em 12.05.2010

Segundo pesquisas, a osteoporose nas mulheres começa bem antes da menopausa, mas há meios de reverter o quadro.

Quando o estrogênio do corpo começa a ficar em níveis cada vez menores é o momento em que a osteoporose começa a aparecer. Mas a densidade dos ossos diminui anos antes da menopausa.

Pesquisadores analisaram os níveis de osteoporose de mulheres com idade entre 20 e 50 anos e descobriram que, independente da idade da mulher, aquelas que faziam mais de 180 minutos de exercício por semana tinham uma densidade óssea maior.

De acordo com os médicos, isso é uma prova inquestionável de que, além de trazer uma série de benefícios, o exercício pode prevenir que um quadro de osteoporose se agrave e, por isso, deve ser praticado desde cedo. [Science Daily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Fernando Sávio:

    auhauahuhaua…
    Putz Cesar, deixa o minino em paz.. ele nao sabe o que tá falando!

  • Cesar:

    Exemplo furado, Douglas. Uma moto que fica guardada na garagem, se protegida corretamente, se conserva. Uma moto que seja usada todos os dias, por melhor que seja a maneira de conduzir, vai apresentar desgastes e precisar de manutenção: troca de peças, ajuste de outras, etc.

    Motos não atrofiam por falta de uso. Senão toda vez que você fosse comprar um carro, teria que ver a tabela de exercícios dele, ver se o carro foi movimentado nos últimos meses, se ele precisa fazer alguns exercícios para ficar forte antes de entrar para o uso normal, etc.

  • Flavio Zaniz:

    Já existem centenas de pesquisas mostrando que exercícios aumentam a densidade óssea. Exercícios com cargas (musculação) aumentam a densidade óssea até mais do que muitos remédios. Tanto é que mesmos os médicos mais atualizados já há muito tempo estão indicando musculação do que hidroginástica.

  • Douglas Miranda:

    Quem faz exercícios com disciplina raramente reclama de coisas relacionadas ao próprio corpo. Percebam que “disciplina” é o mais importante. Uma moto que você usa todos os dias tomando os devidos cuidados, dura mil vezes mais que uma moto que você esqueceu guardada sem uso na garagem. Aquilo que não se movimenta, atrofia.

Deixe seu comentário!