Existem pessoas “magnéticas”?

Por , em 16.05.2011

Um menino croata de 6 anos chamado Ivan Stoiljkovic está chamando a atenção da mídia por sua aparente capacidade de atrair objetos metálicos: prataria, controles remotos, telefones celulares e até uma frigideira parecem milagrosamente grudar na pele do menino. A família de Ivan alega que ele é “magnético”. Isso existe?

De acordo com Benjamin Radford, um renomado cético e editor da revista Skeptical Inquirer, não. “Muitas vezes quando você vê estes vídeos, dá para perceber que as pessoas estão se inclinando ligeiramente para trás”, alerta. “Se realmente existisse alguma atração magnética, a pessoa deveria ser capaz de fazer exatamente o contrário e se inclinar para frente para que pudéssemos ver a força magnética capaz de superar a gravidade”, afirma.

Em segundo lugar, um controle remoto não-metálico, junto com objetos de metal, são mostrados pendurados no peito de Ivan. “Plástico não é magnético”, destaca Radford. Portanto, o que o plástico e o metal no corpo de Ivan têm em comum? “Uma superfície muito lisa. Magnetismo, não”, assegura.

Isso mostra que o que acontece é um efeito bastante diferente do magnetismo. “Essas pessoas não são magnéticas, elas só possuem a pele lisa, ideal para segurar objetos”, conta Redford. Segundo ele, quando uma bússola é pendurada no pescoço dessas pessoas, o objeto não aponta em direção a elas, como seria o correto se elas fossem de fato magnéticas o suficiente para atrair colheres. “Em vez disso, a bússola aponta normalmente para o polo norte magnético da Terra”, diz.

A verdadeira questão é por que os objetos lisos, como colheres e pratos, grudam na pele de algumas pessoas.

Gabor Somorjai, professor de química na Universidade da Califórnia, explica que o fenômeno é “muito simples”. “Sua pele é coberta de gordura e óleos. Você pode limpá-la com sabão, mas em menos de um minuto, ela voltará a estar coberta com óleos”. A gordura da pele tem uma energia de superfície, devido ao fato de que é um líquido. “Seus átomos estão unidos somente por ligações fracas”, explica.

Em contrapartida, os metais, com suas ligações atômicas fortes e difíceis de romper, têm energias de superfície muito elevadas. “Coisas que têm energia de superfície elevada querem entrar em um estado de energia mais baixo e é por isso que elas tendem a se grudar na pele”, conclui.

Além disso, quanto mais suave for o objeto e maior a sua área de superfície, mais forte será o contato que ele vai  fazer com a pele, e, assim, mais fácil será de ele ficar preso. [LifesLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

15 comentários

  • kaos:

    isso ai não existe ,devem ter modificado o vídeo só pra causar polemica!!!!!!!!!!!

  • adelimar:

    gostaria que explicace como aquele cara o cris angel fas aquelas coisas todas e ninquem questiona ,nada ,cade os estudiosos por acaso tem medo de questionar porque o cara e rico.

    • Thiago da Costa:

      Vc ta brincando né?! Cris Angel é uma ator, e TODOS em volta dele… digo TODOS… incluindo câmera-mans, espectadores e a produção, fazem parte do “espetáculo” com todos os ambientes preparados… há cortes de câmera, edição e encenação. Vc não pode levar nada daquilo a sério, muito menos questionar um show de truques!!! ñ tem nada a ver com o cara ser rico!

  • CIENTISTA:

    pow meterão cola nessa desgraçaa

  • Reynaldo Andrade:

    Isto é uma gozação, analizamos, o menino é gordo, sabe como é as crianças hoje em dia, comida e tv, sacaniaram o garoto, olha só, puseram nele, colheres , garfos, frigideiras e controle remoto, que maldade né.

  • Mario:

    qualquer pessoa com uma certa pegajosidade na pele faz isso ai melhor que enrolão gordo ai.

  • Hanami:

    Caramba =/
    De novo uma matéria assim?

    —–Edison tem razão—–
    Mas desta vez não ridicularizaram tanto os tais “magnéticos”, talvez só um pouco, mas tudo bem… u.u

  • alx:

    Pela barriga deve ter ingerido um dakeles imãs gigantes super potentes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Edison:

    Matéria repetida =/

  • Ze da Feira:

    Não existe pessoa magnética, existe o cara que não toma banho.

  • marcos:

    ele é Super Humano de Stan Lee, um mutante hehehe nao demora muito vamos querer prende os mutantes igual no x-man kk
    cuidado pra ele nao querer domina o mundo kkk!

  • willian:

    Devemos analisar que o artigo foi elaborado em cima da opinião de Benjamin Radford um “RENOMADO CÉTICO”.
    Se isso fosse tão comum todos nós faríamos isso, acobertamento à vista.

    • Baw:

      Você está ignorando o fato de que além disse há uma explicação de um químico, que também divide a mesma opinião que o tal do Radford.
      “Se isso fosse tão comum todos nós faríamos isso, acobertamento à vista.” Ninguém disse que é comum, e mesmo assim o fato de tal situação ser rara não resulta em magnetismo.
      E a questão da bússola que foi levantada já deveria ser bem suficiente pra concluir que não há magnetismo ali.

  • José Calasans:

    É,esse moleque acha que é parente de magneto dos x-man.

  • Erto:

    Como eu disse em um grupo de debate.
    Eu tenho a pele tão oleosa que faço tudo isso fácil fácil.

    Por que ele não pede os U$1.000.000 que James Handi oferece a quem provar poderes paranormais e coisas do gênero.
    Nem a homeoparia conseguiu. rsrsrsrs

    Das duas uma, ou todos são charlatões ou são tão Franciscanos que não querem dinheiro.

Deixe seu comentário!