Corpo humano pode se “adaptar” à exposição à radiação

Por , em 25.08.2011

Segundo um novo estudo, médicos que são regularmente expostos à radiação de raios-X podem sofrer alterações em suas células, para lhes protegerem dessa radiação.

Esses médicos têm níveis mais elevados de um antioxidante chamado glutationa dentro de suas células vermelhas do sangue.
Além disso, algumas dessas células podem ser mais capazes de autodestruição, uma forma de proteção caso se tornem cancerosas.

No entanto, ainda não está claro se estas mudanças são benéficas a longo prazo, ou mesmo se reduzem o risco de câncer desses indivíduos. Em vez disso, essas alterações podem ser indicadores precoces de uma doença, por exemplo.

Por conta disso, os médicos que trabalham frequentemente em torno de raios-X devem tomar precauções para reduzir o risco de exposição à radiação.

Cardiologistas intervencionistas são médicos que realizam cirurgias minimamente invasivas no coração, e usam raios-X para guiá-los. Enquanto os pacientes desses procedimentos recebem a dose mais elevada de raios-X, o médico recebe radiação que se espalha do paciente e das paredes.

A dose durante uma única operação é baixa, mas acumula-se. Em um ano, um cardiologista intervencionista pode ser exposto ao equivalente a 250 radiografias de tórax.

Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 10 cardiologistas intervencionistas e 10 trabalhadores de hospitais que não são expostos à radiação.

Em média, os cardiologistas intervencionistas foram expostos a 4 milisieverts (mSv) de radiação ionizante por ano; alguns chegaram a até 8 mSvs. Nos EUA, a pessoa média é exposta cerca de 3 mSvs por ano a partir de fontes naturais.

Os pesquisadores concluíram que os médicos podem estar se adaptando à maior exposição à radiação, com base nos níveis de moléculas chamadas espécies reativas de oxigênio (ROS, na sigla em inglês).

Moléculas ROS podem danificar o DNA se entrarem em células. Os cardiologistas intervencionistas tinham maiores níveis de ROS no plasma, em torno de suas células do sangue. No entanto, dentro de suas células vermelhas, ambos os grupos tinham os mesmos níveis de ROS.

Isso significa que as células dos cardiologistas estavam produzindo mais glutationa, protegendo as células e os cardiologistas de picos de ROS.

Estudos adicionais são necessários em grupos maiores de pessoas para determinar os efeitos a longo prazo deste tipo de exposição à radiação.

Segundo os pesquisadores, usar material de proteção adequado, incluindo avental de chumbo, e reduzir a dose de radiação que o paciente recebe durante estas operações, pode diminuir a exposição que os médicos sofrem.[LiveScience]

• Claudio de Arruda Viana:

Gostaria de saber se esta tempestade solar,pode ocasionar algum tipo de dano ou alteracao na pele,estou a perguntar isto,pois,moro no Japao,depois desta ultima, tenho notado uma alteracao na minha pele,eu nao constumo ficar no Sol,nen tal qual nao gosto de brozeamento…por isto minha preocupacao muito grande.
    Houve uma alteracao na minha pele pele,que comecou no couro cebeludo e foi para as costas e depois para meu rosto, a pele esta se regenerando muito rapido,tipo morrer e nasce mais rapido do que o normal,houve uma aceleracao,notei isto.Eu nao estou a brincar e comecei a ficar preocupado,quando comecou no meu rosto,e nas costas,olha que nao fui a praia e ne nada.Sentir outros sintomas,como mal estar,sono em execesso,cancasso e algumas dores de cabeca, minha pele parece ter sido queimada pelo sol,fica muito vermelha,depois seca e descama.HOuve uma aceleracao mais do que o normal, minha preocupacao esta em termos de Radiacao Nuclear,sera que isto tem haver???Por morar no Japao,sei que houve um problema com usina Nuclear aqui,moro distante dela,mas vai la saber se o governo nao esconde algo….alguem poderia me ajudar,posso mandar fotos por email.

• Daniel Falco:

tem um documentário do Discovery sobre a tragedia de Chernobil, um dos caras que controlavam a usina e que foi responsável pela explosão já havia sido exposto diretamente a radiação num submarino nuclear e resistiu sem danos a saúde,em Chernobil ele foi exposta de novo, depois de anos que todos que estavam com ele na sal morreram, ele veio a falecer por problemas cardíacos ( comum na idade).

• ZEUS:

Não pode não, isso é conversa fiada…

• drew:

por isso que o povo de Goiania nao morreu com o problema de vazamento de cesio 137 que ocorreu tempos atraz…

será que eles são geneticamente diferentes e mais adaptados devido esse problema?

• Marcos- DF:

Olá a todos, olá Igor !
    Não sei não … A conclusão disso é que, então, esta característica (proteção à radiação) seria repassada aos descendentes. Será ?

• Ludmila:

Poderia ser explicado como microevolução, caso aconteça.

Mas creio que o Igor se referia à adaptação do organismo vivo, no seu comentário inicial. E isso é uma verdade incontestável… cada ser vivo, ou se adapta às condições que lhes são impostas, ou morre. Um exemplo bem notório é o de pessoas que se mudam para locais de altitude bem mais elevada. No início sofrem de dor de cabeça, tonturas, falta de ar, cansaço, mas com o tempo, gradualmente se adaptam. Pode ser algo similar que aconteça aos profissionais da radiologia.

• igor:

a beleza da vida e essa ela e capaz de adaptar-se a qualquer condição ambiental com tanto que seja gradualmente

kkk isso nao tem nada a ver igor, na verdade a teoria que vc acabou de citar é lamarquismo ^^. a unica capaz de adaptar realmente é a seleção natural onde o mais adptado sobrevive, segundo dwarvin XD. gostei da sua observação

• igor: