Excitantes experiências para fazer na feira de ciências (ou em casa)

Por , em 3.08.2008

Estes experimentos são alguns dos mais simples do mundo e vão permitir horas de diversão garantida com seus amigos e impressionar muito seus professores. Você também poderá detonar os seus colegas na próxima feira de ciências.

ALERTA: Caso você seja menor de idade ou tão burro que não consegue acender um fósforo sem perder uma sobrancelha, faça os experimentos a seguir apenas com a supervisão de um adulto.

Deixe sugestões de outros experimentos para uma possível nova edição deste artigo.

  • Experimentos sugeridos para crianças até o ensino fundamental:

1 – A lata que implode

Esse é um clássico que muitos chegam a conhecer na escola. O que ocorre quando um recipiente com ar aquecido é colocado dentro da água fria? O ar se resfria rapidamente. Mas quando você coloca a lata de ponta cabeça na água o ar super aquecido (e super-rarefeito por causa da agitação das moléculas), ao se resfriar, passa a ocupar bem menos espaço e deixa a lata parecendo com uma uva-passa ao implodir. Experimente fazer em casa com uma lata de refrigerantes vazia uma vasilha com água e luvas grossas de cozinhar.

2 – Ovo dentro da garrafa

O princípio aqui não é muito diferente do experimento anterior, pois lida com pressão do ar. Para inserir um ovo cozido dentro de uma garrafa simplesmente coloque um papel em chamas ou fósforos dentro da mesma. Mas certifique-se de que sua garrafa tem uma boca com diâmetro suficiente para não cortar o ovo.

O ovo entra na garrafa porque o dióxido de carbono, formado pela combustão, é um gás que ocupa menos espaço do que o ar. Quando a pressão na garrafa fica menor do que a pressão atmosférica do lado de fora ela “puxa” o ovo para dentro por sucção.

Através do mesmo princípio acima você pode sugar água para dentro de uma garrafa ou copo. Quanto mais estreito o gargalo, maior é a coluna de água:

3 – Coca-cola e Menthos

Esse é um tanto manjado, mas você sabe do princípio que o faz funcionar? O açúcar age como catalisador da água com gás fazendo com que este seja liberado violentamente causando essa reação abaixo. O vídeo é um pouco longo, mas a música é muito boa.

4 – Pilha de limões

Pilhas podem ser criadas ao se inserir dois tipos diferentes de metal dentro em ácido. Limões possuem ácido cítrico. Se você inserir um prego galvanizado coberto de zinco em um lado e uma moeda de cobre do outro deve ter uma pilha. Nesse vídeo o experimento é feito com um limão siciliano, mas deve funcionar com nosso limão comum ou até com uma laranja. Isso dependerá da concentração de ácido cítrico de cada fruta.

Uma única pilha-limão possivelmente não conseguirá acender um LED, mas se você encadear meia dúzia delas é bem possível que consiga. Lembre-se sempre de conectar o pólo positivo de uma no negativo de outra, do contrário estará criando um curto-circuito. Junte uns três milhões de limões e você terá uma usina limo-elétrica.

Lembre-se que o LED deve ser conectado de maneira específica por causa do fluxo de elétrons, mas o vídeo ensina isso e mesmo quem não sabe inglês consegue entender.

Para que o experimento seja bem feito tenha à mão também eletrodos como os mostrados no vídeo, fio de cobre fino.

5 – Gelo quente instantâneo

Esse aqui não é tão simples pelo fato de que você necessita de acetato de sódio. Mas você deve conseguir comprá-lo na loja de produtos químicos mais próxima sem dificuldades. Dissolva o acetato de sódio em água quase fervente até que não possa mais ser absorvido pela água e ela fique saturada, sobrando o elemento no fundo da panela. Mexa constantemente. Quando estiver totalmente dissolvido, coloque-o em um copo de vidro. Não deixe o produto químico não dissolvido entrar no copo. Deixe-o esfriar na geladeira. Em seguida você pode fazer as mesmas experiências do vídeo e inventar as suas.

6 – O ovo que flutua e o ovo que afunda

Dois copos com água, cada um contendo um ovo. Em um deles, o ovo está no fundo do copo; no outro, está flutuando. O que há de diferente com esses ovos? Porque um flutua e outro afunda? Para fazer essa experiência, tudo que você precisa, além de dois copos com água e dois ovos crus, é sal. Encha os dois copos com a mesma quantidade de água, suficiente para cobrir o ovo. Em um deles, adicione duas colheres de sal e mecha bem até dissolver. Na água sem sal, o ovo afunda porque uma densidade maior que a água. Já a água com sal muda de densidade – fica mais densa que o ovo – e por isso ele flutua!

7 – As cores escondidas nas canetinhas

Você sabia que as cores, como o marrom e o preto, são feitas da combinação de outras cores? Para revelar as cores “escondidas”, você precisa apenas de álcool, filtro de café, um copo e canetinhas hidrocor. No copo, coloque um pouco de álcool. No filtro de café, faça um círculo ou um risco com a canetinha hidrocor. Coloque o filtro de café no copo, mas não deixe o álcool encostar na parte que você riscou com a canetinha. O filtro vai sugar o álcool, e aos poucos as cores escondidas na canetinha vão aparecer. Assista o vídeo para entender como fazer o experimento.

Nesse link você pode conferir uma maneira diferente de fazer a mesma experiência, além de saber mais sobre a técnica chamada cromatografia, que é a série de processos que separa as misturas (as cores, por exemplo).

8 – Criando areia movediça

Esse experimento é bem simples, e tudo que você precisa é de amido de milho (maisena), água e um recipiente, de preferência de vidro. Você coloca a maisena no vidro, e vai acrescentando água lentamente, misturando os ingredientes com a mão, até que a mistura adquira uma consistência como a do mel. Ao chacoalhar ou tocar na mistura devagar, ela parece líquida. Se você bater ou tocar nela com força, parece sólida. Qualquer objeto que você colocar lentamente na mistura – uma colher, por exemplo -, vai “afundar” e será difícil de ser puxado rapidamente – a mistura oferece resistência, como uma areia movediça. Na maior parte dos líquidos e dos gases, a viscosidade é independente da pressão a que são sujeitos. A água, por exemplo, não fica mais viscosa se você a apertar. Mas alguns fluidos ficam mais viscosos com a pressão, que é o caso dessa mistura.

  • Experimentos sugeridos para adolescentes (a partir do Ensino Médio):

9 – Gelando refrigerante em 3 minutos

Essa é inclusive uma boa dica para quando você quer gelar uma bebida quente rapidamente. Para tanto, você vai precisar de um recipiente onde caiba sua bebida (se for uma lata de refrigerante, por exemplo, um pote de sorvete vazio serve), álcool, água e sal. Em uma garrafa de álcool, você coloca metade álcool, metade água e um pouco de sal, e a deixa gelando. Em seguida, coloque a lata de refrigerante no pote e a cubra com a mistura. Se quiser, pode mexer um pouco. Após três minutos, seu refrigerante, antes a temperatura ambiente (cerca de 25 graus Celsius) vai estar a cerca de 4 graus Celsius, mais gelado do que se estivesse na geladeira! O álcool e o sal não deixam a água congelar, mas a mistura fica bem gelada e líquida, aumentando a superfície de contato com a bebida, e gelando-a mais rápido.

10 – O jornal super-resistente

Esse experimento fácil de fazer demonstra a força do ar. Para realizá-lo, você precisa de duas folhas de jornal, uma régua de madeira de 30 a 40 centímetros de comprimento e 5 e 8 de largura, e, se quiser quebrá-la, um martelo. Quando você coloca a régua sobre uma mesa, com apenas 3 a 5 centímetros para fora dela, se tentar bater na parte que está para fora da mesa, ela vai voar para longe, certo? Mas se você colocar duas folhas de jornal sobre a régua, alinhadas com a mesa, mesmo que bater bem forte com a mão, a régua não vai se mover. Opa! Mas duas folhas de jornal, tão fininhas, tem tanta força assim? Na verdade, é a pressão do ar sobre o papel que impede que a régua se mova. O ar empurra o jornal para baixo com força de cerca de um quilo por centímetro quadrado (para uma folha de jornal média, a resistência total é de aproximadamente duas toneladas!). No vídeo abaixo, os experimentadores usaram um martelo para quebrar a régua, que ficou paradinha por conta da pressão exercida pelo ar no jornal.

11 – Fazendo uma bússola

A bússola é um instrumento usado para orientação, que aponta sempre para o Norte. Para construir uma (embora não tão precisa), você precisa apenas de um ímã (pode ser da geladeira), uma agulha, uma rolha de cortiça ou um pedaço de isopor, uma fita adesiva e um recipiente com água. Se a cortiça ou isopor forem grandes, corte-os de forma redonda com cerca de um centímetro de altura. Magnetize a agulha passando uma de suas extremidades na parte lateral do ímã cerca de 20 vezes, sempre no mesmo sentido, mas sem fazer movimentos de ida e volta. Cole a agulha à cortiça ou ao isopor com a fita adesiva e coloque-a no vasilhame com água. A agulha deve girar e apontar para o norte. Mesmo se mexer nela, ela deve voltar para a mesma posição, ou seja, indicando a direção Norte-Sul. A experiência dá certo porque a Terra possui um magnetismo natural, que atrai os polos do ímã (ou, nesse caso, a agulha magnetizada) ao polo sul magnético, que é o Norte geográfico.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (133 votos, média: 4,07 de 5)

1.073 comentários

  • Luan:

    Sou Novo Na Ciencia Tenhu Apenas 13 Anos Começei Hj Me Ajudem Vlleww

  • pedro:

    essas experiencias são muitos legais todas

  • karoline:

    Cara, amei , muitooooo bom, me ajudou pra caramba…
    bjosss, Obrigada!!

  • Alexandre:

    Olá, eu tenho 10 anos de idade, sinceramente, eu não achei grande coisa, e podia ter mais informações, mais tudo bem, obrigado.

  • jhonatan soares:

    E otimo ter cientistas assim que posam descobrir esses tipos de esperiencia

  • jhonatan soares:

    muito bom esses experementos

  • marilia:

    gente esse site é maraaa adorei so tem que colocar mias experiencias muito bom com essas esperiencias muita gente vai ganhar na feira de ciencias ! *-*

  • Dennis:

    Muito pobrinho de informaçoes, desculpa a sinseridade, mas as experiencias sao muito infantis ! Devia publicar coisas mais interessantes e mais complexas, ou como as outras insinuaçoes acima, você nao tem muita capacidade de raciocinio ! Obrigado pela atenção amor !

  • thiago alves:

    GOSTEI MUITO DO SITE

    PREICSEI DE FAZER UM TRABALHO NA ESCOLA, SOBRE EXPERIÊNCIAS QUÍMICAS, E CONSEGUI PESQUISANDO NESSE SITE. VALEU E MUITO OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • elisangela:

    Sou educadora numa escola estadual em Minas Gerais, vamos trabalhar com feira de ciências, quero que me enviem sugestões para trabalharmos e expor.
    Gostei das sugestões. E quero mais ok?

  • ZINA:

    e bom mais tem pouca coisa,poucas esperiencias E TAMBEM RONALDO

  • JLB CD´s:

    gravando tudo

  • JLB CD´s:

    e bom mais tem pouca coisa,poucas esperiencias

  • lucas:

    muinto bom eu vou fazer umas esperiemcias desas

  • Denize:

    Amei o site.l.

  • brenda martins magno:

    tu é doido esse site ta bombando pois eu posso chamar pra essa experiência de curta e interessante

  • MATHEUS HADRIAM:

    eu achei muito legal esse site

  • Cássia:

    Gotei muito destas esperiências, pois é facil de fazer e vai ajudar muito na hora de fazer o trabalho.

  • Marina:

    Nossa…Adorei muito inteligente essas experiêcias!!

  • NAYARA:

    MUITO BOM…MAS PODERIA SER MELHOR SE PUBLICASSEM O MATERIAL USADO..

  • zuleika:

    gj

  • {Biiah}:

    Anna e Paola
    fala sério meninas, ficar mandando essas coisas para a internet?!
    Olha me desculpem, eu neem conheço voç’s e já vou falando assim, mais essa é a minha opinião :p

    Meeu nome é Beatriz{Biiah}…
    Prazer em conhecê-las ;D
    Bjinhus no coraçãozin.hu ♥

  • cristiane:

    bem eu gostei mais a do ovo
    na garrafa foi muito legal
    vou fazer na feira de ciências
    que ira ter na minha
    escola

    odiei a da coca-cola

  • daniela:

    queria saber uma coisa: depois de fazer o ovo entrar dentro da garrafa, como vou fazer para tira-lo?

  • rafaela:

    Eu achei as experiencias muito interessantes.
    Só que eu acho que tem que ter mais experiencias mais interessantes

  • anna julia e paola:

    eu e minha amiga gostamos mas queremos uma que acenda lampadas de natal com um ima grandinho agente achou na internet mas queros q voces fazem experiencias menos dificil ta bom encontre pra nos porfavor a nossa feira de ciencias é sabado dia 21/11/2009

    bijos ♥♥♥♥♥
    de paola e anna julia mais pode chamar de julia ta e eu de lola bj ☻♠♣○◘♣☺☻♥

  • Lisandra:

    Muito bom,
    gostei muito do site!
    perfeito!

  • MARYANA:

    eu queria uma experiencia sobre o tato pra dia 20 me ajudem por favor. grata…♥

  • ana roberta:

    Adoreeeiii , muito show vou fazer pra minha experiencia no colégio concertezaaaa ” bjo-*

  • Carol Lacerda (Milk):

    Cara tava atras dessa expêriencia do Gelo quente!
    Ameiii o site! Muitooo booom!

  • vitor ribeiro silva:

    meus amigos quem nao tem o que fazer enfia as esperiencia tudo no cu

  • vick mell:

    eu amo experiencia spois quero fazer ciencias e tecnologia
    sempre gostei de ciencia essa experiencia da laranja vai me ser util valeu a ajuda

  • vick mell:

    eu gostei do site, foi muito show , principalmemte quando resolveram responder o que um garoto disse nao liguem vcs sao demais ,…………………………
    gostei mutho

  • silvia:

    adorei……..
    axei muito massa…….
    muito legal msm.
    por isso q adoro ciencias!

  • Ricardo santarem novo/pa:

    Essas experiencias podem ser mais curta e atraentes se revelar em poucas palavras.

  • Felipe:

    Esse redator deveria se enpougar menos e parar de fazer seus comentarios

  • flavio cesar santini campos tavares:

    Site da pesada!

    mt bom

  • melissa:

    achei essas experiências muito interessantes apesar de não entender nada mas gostei…

  • Dada:

    BOM

  • pedro:

    olha aquele tal de PEDRO PAULO deve ser um chato porque o site é muito legal eu sou fã de ciencias

  • amanda:

    seria bom se o autor dessas esperiencias ultilozasse uma linguagem em português para melhor entendimento das coisas ditas pelo mesmo.

  • GABRIEL:

    olá amigo gostei do site mais só não gostei de uma coisa eu postei um comentário q foi apagado mais não sei o porque. nele continha uma brincadeira se não gostou disculpa.

  • GABRIEL:

    ei amigo gostei dos experimetos mais cumué q se tira u ovo de dentro da garrafa minha mãe quer o vidro dela di volta!!!

  • paulinho play:

    axei muuiito legal e agradeco por esse site existir

  • saavumme:

    Fui colocar os fosforos na garafa e danifiquei minha zombrancelha.
    isso eh fisicamente compravado

    como corrijo?

    Muito bom os experimentos
    parabens pelo site!!!

  • thaynara:

    Eu sou a thaynara e a minha feira de ciências sera realizada no dia 20 deste mês e eu queria apresentar alguma coisa criativa.
    Eu queria saber como posso faser esta experiencia? Que esta mostrando na foto?

  • Luccas M a:

    BOM EU VI VARIAS VEZES PEDINDO EXPERIENCIAS + FACEIS ,+ TEM EXPERIENCIAS PRA C VC NUM KER GASTA MATERIAL OU C TIVER PREGIÇA … PEGA UM COPO ENXE D’AGUA E POE 1 OVO OU JABUUTICABA OU OUTRA COISA DO TIPO, PROVAVELMENTE O PROJETIL IRÁ AFUNDAR ENTAO VC TIRA E POE 3 MÃOS D SAL E MEXE ATÉ O SAL DISSOLVE Q VAI BOIÁ ,SIMPLES ASSIM ! ESSA EXPERIENCIA FUNCIONA MAS FOI SÓ UMA ZUAÇAO PQ PIDIRAUM 1 + FACIL , PESQUISE E VEJA Q NO “MAR MORTO ” É EXTREMAMENTE + FACIL DE BOIAR DO Q EM UMA PISCINA =D ESSA ESXPERIENCIA É EXTREMAMENTE FACIL POIS EU TENHO 11 ANOS E CONSEGUI FAZER E AS OUTRAS TBM MENOS A DA LATA E DO GELO T +

  • goku:

    tem alguem de fortaleza

  • goku:

    show

  • juscilene.j erckmann:

    parabens pelo site gostei

  • juscilene.j erckmann:

    este gelo faz mal se ingerirmos varias vezes ou não pode ser ingerido?

  • lili:

    gostei, mais não sei como explicar …

  • nay:

    uhuahuah eu naumm sei acender fosforo sem queimAR A SOmbracelha ahauhauhauah brinqs ameiiii essse site

  • Tamires:

    Acho que deveria ter mais esperincias mais faceis de se fazer para alunos fazer trabalhos!

  • roberta ferrari:

    muitoo show a experiencia da letaa!!!
    Parabens!!otimo saite!!
    bjoo…
    😛

  • ivaneide:

    É muito interessante eu gostei muito …
    mas não tem perigo não??
    Essas experiências são práticas

  • Karine:

    Gostei das experiencias, são muito interessantes, é legal o jei to do site falar com as pessoas, é bem descontraido.

  • maria eugenia:

    DESCULPA SE EU FALEI ALGUMA COISA QUE VOCE NAO GOSTOU MA EU FALEI DO FUNDO O MEU CORAÇAO

  • maria eugenia:

    PORQUE EU NUNCA VOU ACEITAR O TIPO DE (PS) QUE VOCÊ COLOCOU PARA O PEDRO

  • maria eugenia:

    MIGUEL KREMER NAO GOSTEI O QUE VOCÊ FALOU PARA O PEDRO NO (PS)
    PENSA BEM ANTES DE FALAR QUALQUER COISA COMIGO

  • maria eugenia:

    ESSE SITE PODE MELHORA
    E MUITO
    PS:VOCÊ É UM MAU EDUCADO(AUTOR)

  • maria eugenia:

    sinceramente eu nao gostei muito desse site,muito sem graça
    mas fazer o que tem site que ´ruim mesmo

    PS:esse site nao presta para nada

  • isabelle:

    não gostei não tem o que eu quero
    queria experiências sobre o solo

  • klark carvalho:

    OI adorei as experiencias muito interresante , mas eu queria ver outras porque essas são comuns.Gostaria de te pedir uma ajuda para um trabalho de fisica, uma experiencia de fisica bem interesante e que surpreenda tanto o publico como o professor.Queria algo inusitavel algo diferente dessas daew, deixando claro que essas são experiencias maravilhosas mas que muita gente ignorante não entende o lado da fisica.
    Ficarei muito grato se você me desse uma ajuda genial para eu fazer uma experiencia e impressionar os ignorante que não entende da fisica.Aguardo respostas por email.

    Klark Carvalho

  • Camila:

    ADORAAAY!a do menthos eu sempre via na TV e eu peguei e fiz numa experiencia que minha professora mandou fazer uma e pensei logo no do mentos dai eu vi aqui nesse site e peguei um pouco mais aqui também!!!

    Beijos e obrigada por me ajuda-la um pouco mais com essa experiencia…

  • juh:

    vc tem certeza q isso da certo?(*.*)
    vc pode me dar os ingrediente porque a gente vai tentar fazer para feira de ciencias.(*.* )——->

  • EMANUELLY:

    rsrs
    VAI DAR TUDO CERTO JOSY !!!
    TEM EXPERIENCIA PRA TODO MUNDO NESSE SITE !!!
    ELLE É MUIITO MASSA !!!
    BOA SORTE NA SUA EXPERIENCIA !!!
    BJS

  • josy:

    anem emanuely..eu tbm estou pegando essa experiencias pra mostrar pro meus professores e colegas…já penso se a gente escolhe as mesma experiencias???vai ser ingraçado….só sei q os professores do cejo vão ficar de cara com essas experiencias..realmente são muito legais….cejo 2009

  • josy:

    adorei a do limão…..e as outras são muito interessantes….

  • amelia alves da rocha:

    esse site e muito interessante gostei muito vou usar umas dessas espariencias para a feira de ciencias da minha escola!!!

  • amelia alves da rocha:

    gostei muito desse chat!!!!estou a procura da esperiencias com a glicerina eo vidro de pimenta

  • mia:

    essas esperiencias sao d+
    eu gostei muito
    sao interessantes
    nos ensinam muita coisa

  • EMANUELLY:

    PARABENS !!!
    GOSTEI MUITO DESSE SITE !!!
    AS EXPERIENCIAS SÃO MUITO LEGAIS!!!
    IREI IMPRESSIONAR OS MEUS AMIGOS E PROFESSORES NA FEIRA DE CINCIAS!!
    NO CEJO 2009 !!

  • IZAMA@RA:

    Quais são os encredientes??????

  • felipe:

    posso chupar a laranja depois do preocesso ??

  • Thais pereira:

    EU ACHEEI UMA PORCARIA, SEUS BABACAS ‘
    aisiuiausiuaisuiuisuuisuiaiuiusuia’ ADOOOORO *–*

  • jefferson lattari:

    Olá,

    Coordeno o programa Tudo é Possível apresentado pela Ana Hickmann aos domingos na Rede Record. Procuramos um professor de física para apresentar um game de ciência e realizar algumas experiências dentro do programa.
    Caso tenha interesse ou alguem para indicar, peço a gentileza de entrar em contato por email: jlattari@sp.rederecord. com.br ou pelos telefones: (11)2184.4168 / 9990.9995

    Aguardo retorno
    Att
    Jefferson Lattari

  • Mariana:

    muiito obrigadah vô0cs me ajudaram d+ com esse site…
    amuL tu paks…
    amiigahs:
    Tamiris
    Lidinês
    Natany
    Cássia
    Thayene

  • graciene:

    muito ruimm veii tem coisa melhor ai nao

  • graciene:

    eu achei q nao tem nada aver muito paia saco

  • Arthur:

    cara o Pedro paulo ta certo.Mais eu gostei do site!

  • francielle:

    parabens

  • francielle:

    muito boa
    bem esplicada…
    meus parabes

  • Dick Mineiro:

    Muito dahora

  • cir:

    adorei mas a onde comprar a garrafa adequada

  • jessik hellen:

    muito bom esse site,achei o que queria e foi muito útil!

  • *c@rol Leonardo*——*:

    *adorei site é show de bola* *como diria o fórro do muído o site é ótimo ótimo ótimo…….

  • *c@rol Leonardo*——*:

    @doruuh ameie site *——-*[;p]

  • dawison:

    o sit é muito bom gostei vou vizitar varias vezes ………

  • Renata sthefanny:

    kkkkkkkk,são rafael sou renata sthefanny do °5 B ameiiiiii os videos

  • camila:

    bom.. totalmente irado mano esse sit _)_

  • Renata sthefanny:

    gostei sou do são rafael °5b ameiii

  • MISSY:

    sou renata td bm?

  • MISSY:

    FFFFFFF

  • Rafaella:

    Isso é muito show se ter aqui no colégio posso ate ganhar

  • JEANINE JOSESSICA:

    NOSSA E D+
    ISSO EU Ñ SABIA Q A LATA FAZIA ISSO AMEI
    CHEGAR EM CASA VOU FAZER ISSO

  • Raiana:

    adorei o site.

  • Raiana:

    muito bom adoreii o site…

  • …:

    aFF´z …

  • Juh:

    ÔOo coloca mais esperiencias aí ..
    o site é otimo ^^
    so presisa acrecentar mais algumas
    vlw
    hehe 😉

  • Júnior:

    lol Esse site ta mara
    agora vo ganhar na feira de ciencias do meu colegio xD

  • Reh~@:

    Afff!! Naum achei mto legal.

  • jaime:

    oiiiiiiiiiiiii gente quem adora ciencias mea dd no msn jaime0906@hotmail.com

  • Amanda Cardoso:

    Afff,, muito chato!

    Eu não achei o que tanto eu procurava,, porra passo horas procurando e mais uma vez eu não acho;
    Definitivamente tudo isso aí não me interessa, queria algo mais interessante, algo inovador…. Tudo isso não tem a menor inovação! ¬¬

  • alvaro:

    muito bons os vídeos

  • Nao interessa:

    Muito bom esse site.Tem gente que tem uma inveja como a Carla e o Pedro

  • nathy:

    nossa essas experiencia sao muito boas valeu a dica

  • carla:

    bom achei esse site um saco o autor é um sem educaçao e nao tem pelomenos nem um minimo de educaçao com os internautas ele é um vagabundo idiota e burro é a sua mae!!!!

  • Valéria Gischewski:

    Acheei esse site muito maara!

    Até peguei uma idéia de experiência para fazer na Feira de Ciencias da escola! Vou abafaar! 😛
    SUHAUHSA

    Beeijo gentee! :*

  • Matheus:

    ruim

  • Matheus:

    bom

  • icaro:

    muito bom o site vo usar na feira de ciencias no mel colegio vai dar para faser uns 3 experimento desse site!! xD

  • Critico:

    primeiro sobre o ARTIGO falar sobre grafia pobre isso é uma ofensa e outra pelo Pedro la de cima falar sobre o admim falou,so se uma pessoa for muito idiota não vai entender o significado popular de “ponta cabeça”

  • Geovanna:

    me explique como eu vou explicar na feira de ciencias a PRESSÃO DO AR E DA ÁGUA

  • Tiago:

    olha isso dar trabalho vamos fazer um bate papo akiie

  • Tiago:

    Olha eu adorei essa experiençia mais ela pode fazer alguma besteira e na escola?

  • Tiago:

    Boa Ideia essa experiençia do gelo é perigozo por que vai ser quem ganhar ganha uma bicicleta quem a fazer a experiençia mais show então eu quero ganhar como que fica?

  • Ana:

    Oi tudo bem….
    eu gostaria que vcs me ajudassem em um relatorio para o meu trabalho,esplicando todas as funçoes do acido citrico para ligar uma calculadora e o led…eh da experiencia de pilhas de limoes…

    se puderem me ajuda….

    des de ja agradeço…bjus

  • Ana:

    ParabensssSs..pelas experiencias…sao muito interessantes e faceis de fazer…a que eu mais gostei foi a da pilha de limao..
    Essas experiencias vao valer muito na minha nota….
    continuem assim….
    obs:coloquem mais experiencias ta bom??…tchau beijos…

  • monicke l.:

    rsrsrsrsrsrsrsrsrs mas as falas tinham q ser em portugues!!!!!!!!!

  • jéssica:

    gostei muito da experiências a cima pois me ajudou muitoo em um trabalho de escola…só estou aguardandoo para saber a nota q tirei…

  • MAIRA:

    CARA COLOCA ESPERIENCIAS + FACEIS

  • gustavo..:

    ae sera que essas experiencia funciona
    do ovo ?
    favor quem ja fes me da uma dica
    pq estou querendo usala para feira de ciencia da minha escola
    aguardo resposta…

  • Brenda Emília:

    Nossa! Amei esse site.
    muito legal as experiencias contidas aki!
    Adorúúhh….

  • Matheus:

    Eu gostei mais,da experiência da coca cola com menthos,e não gostei do limão,mas gostei desse site!

  • Rafael:

    Obrigado mesmo, se não fosse vcs eu ia tirar 0 =/

  • jessyca jeka:

    nossa tirei 10 valeu mesmo em
    coloca + experiencias!!#$%¨&*

  • fã n°1 de crepusculo:

    Adorei a coca cola com mentos!

  • Violeta:

    Eu amei esse saite tem varias experiências legais.amei amei gostei mesmo!!!

  • Lucas Reis:

    Ai, bacaninha esse site, vou usar uma experiência pra fazer no colégio hoje.

    Valeu, abraços.

  • danny bormann rodrigues da silva:

    adoreiiiii esse site pois ele me ajudou muito a fazer esperiencias de ciencias……

  • LUANINHA!!!:

    VAO DA O CÚ BANDO DEGAYS

  • LUANINHA!!!:

    OI, OBRIGADO POR COLABORAREM COM MINHA NESSECIDADE DE APRENDIZAGEM SOBRE EXPERIENCIAS.
    BRIGADA BJS!!!!!!!

  • LUANINHA!!!:

    KRA AMEI O SITE DE VCS E VAI ME AJUDAR MUITO NA GINCANA DO COLÉGIO!1
    AMEI!!!
    S2S2S2S2S2S2S2S
    <3<3<3<3<3<3…

  • kracio:

    GOSTEI DO EXPERIMENTO DA COCA-COLA

    IREI FAZER EM MINHA CASA

    TCHAU

    odiei o do ovo na garrafa……………………………………………

  • Brigida Peichoto:

    Poovãão !
    Eu quero que coloque mas experiencias LEGAIS , pq essas experiencias estão muito sem graça preciso fazer um trabalho e vale um 10,0 aii eu quero uma experiencia que preste .Porquê essas dai num VALE NADA !

    Mas são boas não é do nivel do meu colegio , pq é colegio PARTICULAR !
    ai tenho que fazer experiencias que preeste

    Vocêês poderiiam colocaaar !’

    Beijãão pra todoos ! ;*
    PS : COLOQUE NÃO ESQUEÇE

    LEMBREM-SE COLEGIO PARTICULAR AI TEM QUE TER EXPERIENCIAS BOAS , BOAS, BOAS … !’

    **—————————————**

  • LIZA:

    Eu queria experincias mais interessantes, legais, essas são muito BESTAS… !!! ¬¬’

    BEIJINHO *__*
    ô palhaçado !!!

    Mas gostei muito das outras mas quero que coloque-as outras melhores !

    Espero que leia & pense !!

  • KEROLAYNE:

    Só acho que nao prescisava falar daquela forma: Caso você seja menor de idade ou tão burro !!mais as experiencias sao legalllll

  • Loren:

    Eu gostei sdo site muito mesmo agora sei onde achar experiencias iradas!!!

  • Loren:

    Eu amei o site agora sei onsde procurar experiencias

  • luivan:

    muito legal a experiencia do gelo fk impresionado com o resultado parabens

  • Brunah:

    Kra Muiito MAssa Esse DO Ovoo.
    VOu Fazer Na minha Feira de Cienciaa…

    AbrAÇoo… 😀

  • ana carolina:

    aaaaaaaaaaaaaaai, muuito legal este site *–* sério mesmo, vai me ajudar mtt na feira de ciências! tomara que botem mais para a gente ver, bjj ♥

  • kamilla:

    amei o négocio de acetato de sódio só queria saber onde se compra na farmacia ? pq tenho uma feira de ciencias e preciso disso até o dia dela sua coluna esta muito boa e esse pedro é um invejoso e só pra lembrar inveja mata em pedro² =) rsrsrsrsr shualshual=)
    By: milla hatinha
    bjs
    A e meus parabens ao autor pq ele escreve muito bem=)

  • nathally freire dos santos:

    ola tudo bem eu vou ter na escola uma feira de ciencias mas eu não sei o que fazer mas tem que explicar aexperiencia

  • “”Angelvila””:

    gostei muito tambem…mas poderia ser em portugues apesar de entender
    o que falam…..ehh eu gostei muito do gelo pena que eu moro no interior do mundo e não consigo achar o tal(acetato-de-sodio) mas vou fazer lá na escola a do ovo na garrafa que qua vai ser maneiro ……….

  • Dou6la2:

    Olha Pra Tira Eu acho q e mais facil quebra o vidro o ploblema e nao quebra o ovo juto.
    Afff q Resposta Mais eéééééééé IDIOTA!

    PS:Foi Meu Amigo q Deu :)(:

  • XIU@U@:

    ACHEI SUPER TOP ESSE SITE ……….PQ TEM VARIAS EXPERIENCIAS MUITO LOKA ……..O TOP DOS TOP……………RSRSRSRS……..FIKEI SO COM IMA DUVIDA COMO EU TIRO O OVO DA GARRAFA…???????????

  • camilla:

    Ei gostaria muito de uma experiência cientifica pra alunos de setema série. O mais rapido possivel agredeço toda a atenção de vocês.

  • Polyana Mendes:

    Nossa pessoal!!! Este site é surpreendente e muito interessante, era justamente o que eu estava procurando para enriquecer os meus conhecimentos sobre este assunto. Adoro entender e fazer experiencias
    e consequentemente descobrir fenomenos da natureza. Vale muito a pena conferir!!! Parabens aos autores!!!

  • dafne:

    E MUITO BIZARRO

  • martin:

    tentei fser o do gelo instantaneo…..num deu mto certo O.O
    c alguem aew tiveh medidas ajudaria ^^

  • camila:

    mano esse do ovo é
    maraaaaaaaaaaa

  • isabela:

    nossa,fiquei facinada pela experiencia do “gelo instantanêo” e queria faze-la na minha feira de ciencias,mas para isso preciso saber como isso ocorre,alguem poderia me ajudar? ahh e tbm tem outra coisa,eu posso usar a frigideira e o copo utilizados durante a experiencia depois ou os elementos quimicos deixam restos?
    parabéns pelo site muito legal
    beijos :*

  • JoH X@~~:

    esse do ovo eh o melhor velho
    huahiauhuiahiuahiauih
    podem fazer eh d mais

  • igor:

    muito bom o site.

    OBRIGADO

  • nos na fita:

    massa, energia com limao muy loko

  • Walter Lessa:

    Sou estudante fisica gostei muito do site.
    Estou a procura de um video com o esperimento eletroíma feito com pilha.

    Att.

  • IARA:

    gostei muito dos experimentos, gostaria de saber se, no caso da coca, pode ser a comum(não diet)?
    um abraço
    iara

  • debora:

    nossa amei essa experiencia do ovo na garrafa tanto que vou fazer na minha feira de quimica mas eu so queria saber como iso é possível

  • stanley:

    gente estou aqui encrevendo pq eu CONSEGUI fazer a experiencia do gelo quente! mas o melhor eh q consegui descubrir como se faz o tal (acetato-de-sodio):D quem quiser que eu diga como se faz eh so me add:stanley_dias12@hotmail.com

  • mariana:

    gostei muito do limao xD

  • Leandro:

    Pessoal,

    O Acetato de sódio NÃO fica gelado, pelo contrário, como foi dito na experiência, a reação gera calor. Eles usaram o nome “gelo” pq o resultado realmente tem aparência de gelo, porém é apenas um polímero, e não deve ser consumido…

    Luiz, quanto a sua pergunta, não existe uma quantidade correta, apenas o aoutor, no vídeo, diz para que vc misture até qie a água não consiga mais absorver o pó, e sobre um pouco na frigideira. Isto significa que vc deixou a solução o mais concentrada possível, ok?

    Ah, e parabéns ao pessoal do site, ele mudou minha vida!!!

    Abraços!

  • THAYNA:

    Faz o seguinte quem esta procurando um projeto de ciencias ou seja uma feira de ciencias vai no google e procura projeto de ciencias (feira de ciencias) procura desse jeitinho ate o que esta no parentese, ai voces vao na segunda alternativa e vai falar sobre digestao e embaixo vai ter varios numeros para voce escolher um texto de qual voce quiser falar leia, pegue o material que esta pedindo e leia o procedimento para ver como é que faz, faça e estara pronta a sua feira de ciencias !!!
    Leve para a escola e mostre para seus colegas e professores !!

  • f.andson leandro f.:

    apreciei muito a experiencia

  • mirely:

    ahhhh

    gostaria de saber COMO ACONTECE tudo na experiência do GELO QUENTE INSTANTÂNEO, qual a REAÇÃO QUÍMICA, essas coisas…
    Tenho que fazer uma experiência para o colégio e achei essa muito interessante, porém junto à experiência devo fazer um texto explicando o que ocorre, como, porquê…essas coisa….
    podem me ajudar….

    obrigada….e parabéns…

  • Kauê Japa:

    Olá…. Sou monitor de lazer em hotel, e gostei muito desse site… E gostaria de saber mais algumas experiencia, pq pretendo fazer nos hoteis com as crianças, como forma de aprendizado e diversão para elas…
    então se puder me ajudar é soh me mandar um email.

    Obrigado e Parabens pelo site!

  • Eu de novo…:

    Sérgio,

    A sua reação JAMAIS poderá produzir gás hélio simplesmente pq não existe hélio nem na água, nem no alumínio e nem na soda cáustica, logo ele não pode ser criado do nada.
    O que essa reação produz é hidróxido de alumínio (gelatinoso) e H2. E hidrogênio é (bem) explosivo, por isso cuidado com o que vc faz com esse balão.

  • Junior:

    Miguel

    Gostei da experiência com gelo quente instantâneo, e gostaria muito de poder testá-la! No entanto, não consigo encontrar o tal acetato de sódio citado. Peço que você indique um lugar onde possa comprar e também como já foi pedido que explique o processo que envolve a experiência! E também se alguém além do Miguel souber informações a respeito, ajude-me por favor!

    Grato! Ahhh, e parabéns, todas as experiências estão muito boas!

  • Carolzinha:

    O que era akilo que vc colocou no dedo e depois botou no ‘acetato de sódio’ dissouvido no recipiente?

  • Anna:

    Caramba!!!!!!!!! Eu quero muito fazer esse gelo! Estou fascinada aqui! Onde será q vende o acetato?

  • Dr. Bruno:

    Você poderá ingerir, colocar no suco, e etc.
    só que ele não vai ficar gelado.

  • Victor Garcia:

    acetato de sódio nao eh comestivel, por ser um produto quimico, alem do mais, nao vendem ele em qualquer mercadinho
    aconselho a nao ingerir

  • Karine:

    Oiii…
    Gostei muitissímo do experimento do gelo instantâneo, vou usar na minha feira de ciências…Muito obrigada!!
    Ahh sobre alguns comentario acima não se preocupa não primeiramente o tal de Pedro foi o unico que não gostou, e depois sobre ponta-cabeça que eu saiba estamos no Brasil, e só os dois não entenderam.

  • Dellis:

    adorei o experimento, vou até tentar fazer na minha escola para meus colegas de turma verem…

  • jaime:

    gostei muito do seu experimento, é muito interessante
    ele vai me servir pra ganhar pontos de graça em quimica e melhorar minha nota no bimestre
    obrigado

  • Maxwel:

    bom gostei porque daqui 2 dias havera em meu colegio uma feira de ciência e entra nesse site porque aqui eu vi experiencias faceis de fazer e sem perigo.

  • Sergio:

    Ha uma experiência também muito interessante, onde se mistura dentro de uma garrafa, soda caustica, limalha de alumínio e um pouco de água, pouca água para a reação não ser muito forte e não vazar por cima da garrafa; Isso vai produzir gás Helio, próprio para encher balões de festas.

  • Ana:

    Oi!Bom, primeiro vou parabenizá-los, porque tá tudo muuuuito legal!
    Mas gostaria mesmo de saber COMO ACONTECE tudo na experiência do GELO QUENTE INSTANTÂNEO, qual a REAÇÃO QUÍMICA, essas coisas…
    Tenho que fazer uma experiência para o colégio e achei essa muito interessante, porém junto à experiência devo fazer um texto explicando o que ocorre, como, porquê…
    Será que vocês podem me ajudar?

    Bom, agradeço desde já! =)

    Tchau!

  • Esqueci…:

    Miguel,

    Gostei do experimentos, embora já conheça todos! Um muito legal seria este aqui, que tive qdo era criança. Vc pode reproduzir ele com um ventilador ou aspirador de pó. Bem divertido!
    http://www.johnnyastro.com/johnnymain.htm
    http://www.johnnyastro.com/replication.htm

    Sobre ponta-cabeça sou obrigado a concordar com o Pedro. Não diz nada! Essa expressão só é usada no Brasil. Nos demais paises de lingua portuguesa, é usada a expressão de cabeça pra baixo, qdo vc quer dizer que algo está invertido.

    Outra expressào usada apenas no Brasil é escrever de trás pra frente, qdo vc se refere a escrever ao contrário. Isso vem da convençao de que a capa do livro é a frente a e contra-capa a parte de trás.
    Como toda a convenção, vc pode estabelecer do jeito que vc quiser, só que isso está em desacordo com as demais convenções, daí não ser usada em nenhum outro pais exceto o Brasil.
    Quais seriam essas convenções Oras, vc anda de trás pra frente. O tempo tbcorre de trás pra frente. E qdo vc lê um livro, aquilo que vc já leu é o que ficou pra trás e o que vc vai ler é o que vem pela frente. Logo, vc lê (e escreve) de trás pra frente.
    Por essa razão que nos demais paises de lingua portuguesa, qdo vc quer se referir algo escrito ou feito ao contrário, vc fala da frente pra trás.

  • Miguel:

    Pedro… invéja mata!

  • Yuichi:

    Ae, será que funcionaria um dispositivo “SubZero”?
    Quero dizer, encher uma Camisinha com a solução de acetato de sódio, e depois arremessá-la na direção de algum pentelho. Quando estourar no sujeito, deve congelar.

    Eu sei, é sacanagem, não vou fazer não… Mas é só uma idéia. =D

    Ah sim, já medi um limãozão verde mesmo, deu 1volt +- no voltímetro. Deu pra ligar uma calculadora, mas o visor ficou fraquinho hehehe

  • Marcos Scatolino:

    Sobre o acetato de sódio:

    Aditivos Alimentares

    E 262 — Acetato de sódio e hidrogenoacetato de sódio (ou diacetato de sódio); agentes tampão e conservantes, principalmente contra a germinação de esporos de fungos no pão; não têm efeitos adversos excepto para pessoas com deficiência renal.

    http://saudeambiental.blogs.iol.pt/5612/

  • Alemão:

    Pedro Paulo: deixa de ser fresco! Se não gosta da linguagem, não acesse o site.

    Miguel: Excelente postagem! Continue assim. A linguagem está excelente, os blogs têm que ter personalidade. Se vc quer usar gírias, escrever errado, usar palavrões e seja lá o que for, faça! Os blogueiros têm que produzir conteúdo original, expressar a sua cultura, seja ela qual for.

  • Lucilene Teixeira:

    Fantático!!!
    Já fiz todos, quando criança!
    Hoje conheço o pior dos experimentos, manter-me com um salário de R$ 600,00. Mas e muito bom relembrar os bons tempos.

  • Leandro Jorge:

    Miguel .. parabéns pelo site e pela postagem…

    unico coisa desgradável eh ler comentários como o desse Pedro Paulo..(esse nem deve ser o nome verdadeiro), que infantilidade.

    de qualquer forma .. parabéns e que pessoas como esse cara qua se acha superior, va para onde merecem… *****.

  • admin:

    Olá, Cassiano. Sei que falo por todos os escritores do site: não é fácil não, mas é muito recompensador.

  • Cassiano Moura:

    Ótima Matéria…
    Sempre as Leio também.
    Parabéns pelo seu trabalho, imagino que não deve ser fácil.

    Att,

    Cassiano

  • Marcio:

    Queridos amigos responsáveis pelo site,

    Sempre leio suas notícias. São para mim inovadoras, fantásticas, estimulantes e me poupam o tempo de comprar outras revistas com informações semelhantes. Bom, percebo o tom irônico de algumas informações mas confesso que também fiquei um pouco espantado com a forma como vocês se colocaram na matéria acima quando vocês alertam o leitor. Isso é só o meu ponto de vista. Continuem sempre, parabéns pelo trabalho. Forte abraço!

  • fabio-sorocaba-sp:

    cara na verdade é interessante poder aprender tais coisas que parecem simples ao nosso ver mas imaginemo-nos um dia num lugar e situação qualquer que venha-mos a precisar de um pouco de energia pra alguma coisa importante ser realizada por motivo de urgencia e não tivermos energia ,baterias etc.. se tivermos os limões e os pregos e um pedaçode cobre q possa ser util na nossa gambiarradigamos rs pode ser de grande ajuda ja imaginou? rs é isso ai o magaiver deve ter visto muitas dessas coisas pra nos surpriender com as bombas e tudo mais que ele fazia rs valew aqui é tudo nota 1000000000

  • LiuZ Scalco:

    ola ache facinante esse video do gelo instantaneo
    mas queria sabe como preparalo, por exemplo

    quantas gramas de acetato de sódio tem que ser usado?
    quantos litors ou ml de agua que precisa?
    quanto tempo deixar gelando?

    se for possivel deixe a ”receita” pra fazer uma quantidade q nem o do video

    ok

  • ELIAS DA COSTA ALMEIDA:

    NOSSA ESSE SITE E SHOW!!!TENHO MUITOS EXPERIMENTOS QEU EU MESMO CRIEI, FALTA ALGUEM PARA DIVULGALOS. PRECISO DE AJUDA POIS TENHO INTELIGENCIA MAS ME FALTA DINHEIRO PARA EU INVESTIR EM MINA CARREIRA DE CIÊNTISTA….ADOREI ESTE SITE…

  • Daniel:

    Sem a pitada de humor nos artigos, o site perderia uma de suas principais caracteristicas ao meu ver. Está muito bom o site, e crescendo cada dia mais ^^ continuem os ótimos trabalhos. Grato, Daniel

  • Cesar:

    Só lembrando, depois de gerar energia elétrica com limões e laranjas, descarte-os. O processo de geração de energia vai fazer com que moléculas de cobre e de zinco migrem para a fruta, tornando-a perigosa para a saúde.

  • Marilu:

    Gostei tanto que enviei ao meu colégio para partilhar com os alunos.

  • Miguel Kramer (AUTOR):

    Pedro, obrigado pelas críticas. Se está com náuseas pode ler este artigo que dá umas dicas.

    Você poderia ter poupado um bocado de palavras (e meu tempo) se olhasse no dicionário.

    ponta-cabeça
    substantivo feminino
    cabeça no chão e pés para cima
    Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

    Ficou mais fácil de entender?

    Ah! Cuidado com as sobrancelhas.

    PS: Se não gosta dos meus artigos, não os leia.

  • Pedro Paulo:

    Não seria nada ruim se o administrador e redator de textos do clipping se utilizasse de uma linguagem menos chula em seus comentários. O autor dos textos é muito exigente quando se trata de receber mensagens dos internautas, mas utiliza-se de uma “grafia muito pobre e ofensiva” como ele mesmo diz.
    Logo no começo do texto acima, o autor que deve se considerar um gênio já faz um comentário chulo e agressivo: ” se você é menor de idade ou tão burro que não consegue acender um fósforo sem perder uma sobrancelha”.
    Não se deve tratar o leitor assim, nem de forma presumida!
    Mas abaixo, o autor do texto repete aquela expressão que é um dos piores maus hábitos de linguagem dos paulistas: ” de ponta cabeça”!!! (e copiada pelos sulistas)
    Aiiiiii!!! que dor nos tímpanos! Não existe coisa pior no mundo do que ouvir esta expressão! Afinal de contas o que significa “de ponta cabeça”???
    Seria uma cabeça onde se fez uma ponta com uma lâmina ou um apontador?
    Seria uma cabeça pontuda devido a um parto difícil por causa de um canal vaginal muito estreito?
    Lata tem cabeça???
    Não seria mais fácil dizer “virada com a abertura para baixo”???
    Ou, quando se tratar de cabeça mesmo, dizer “de cabeça para baixo”???
    Vejam a diferença: “de ponta cabeça” X “de cabeça para baixo”, não tem nada a ver uma coisa com a outra. “De cabeça para baixo” faz sentido, significa e expressa alguma coisa inteligível e clara. Já “de ponta cabeça”, não quer dizer absolutamente coisa nenhuma. Se pelo menos fosse “cabeça de ponta”!!!
    Que expressão mais pobre!!! Que coisa mais vulgar!!! Esta expressão me dá náuseas!!!

  • admin:

    Boa pergunta, Tiago. Não sabemos se ele seria tóxico ou não, portanto para sua segurança, não o coloque em alimentos.

  • Tullio:

    Muito bom o site. Estou satisfeito com o conteúdo. Quero sugerir o uso de outro site de hospedagem de videos, pois o youtube é bloqueado em meu provedor e nao tenho acesso aos videos do blog.

    Grato.

  • tiago:

    posso usar esse gelo pra ingerir? colocar no suco por exemplo?

Deixe seu comentário!