3 Extraordinárias habilidades humanas

Por , em 29.06.2008

Como tantos filmes de super-heróis por aí, como Hulk, nós estamos habituados a ver pessoas com habilidades especiais na ficção.

Mas existem pessoas com incríveis habilidades que existem na vida real. Esta lista é a primeira de uma série que irá retratar pessoas comuns com ‘superpoderes’.

1. Super-degustadores

Audição - HypeScience.com

Pessoas que experimentam sabores com maior intensidade do que o resto da população são chamadas de super-degustadores.

Pesquisadores perceberam pessoas com habilidades de paladar diferentes quando Arthur Fox pediu que voluntários experimentassem o sabor de uma substância chamada de PTC, ou C7H8N2. Algumas sentiam um sabor extremamente amargo e outras não. Isso depende de um fator genético que faz variar a quantidade de papilas gustativas fungiformes na língua, ou seja, em formato de cogumelo. Uma em cada quatro pessoas pode sentir o extremo amargo do PTC e estas pessoas são super-degustadoras.

É comum para super-degustadores não gostarem de certos alimentos, especialmente os amargas como couve de bruxelas, repolho, café e suco de toranja (grapefruit). Pessoas asiáticas, africanas e as mulheres têm maior probabilidade de serem super-degustadoras.

2. Audição absoluta

Audição - HypeScience.com

Pessoas com esta habilidade são capazes de identificar e reproduzir um tom sem a necessidade de uma referência anterior. Não se trata exatamente de uma audição melhor, mas sim da habilidade de classificar mentalmente sons em categorias, na memória.

Exemplos de pessoas com audição absoluta são aquelas que ouvem sons do dia-a-dia como buzinas, sirenes, motores, etc. e são capazes de dizer exatamente a nota de cada um; ser capaz de cantar uma nota específica sem ouvir uma referência; dar nome às notas de um acorde, ou identificar a nota principal de uma música. Isto é um ato cognitivo: requer a memorização da freqüência de cada nota e ser capaz de nomeá-la (por exemplo: Si-bemol, dó, lá…).

Ainda não se sabe se a audição absoluta é genética ou aprendida durante a vida. Mas é se sabe que cerca de 3% da população geral possui esta habilidade. Nos EUA e na Europa 8% dos músicos semi-profissionais ou profissionais possuem audição absoluta enquanto 70% dos músicos japoneses possuem esta capacidade. A razão parece estar ligada ao fato do japonês ser um idioma de freqüência alta. O mesmo ocorre com pessoas de idiomas tonais (que possuem palavras que, mesmo que tenham mesma fonética, possuem significados diferentes de acordo com o tom da pronúncia) como o chinês, cantonês e vietnamita. É como se, em português a palavra “sapato” e “sapatô”, pronunciada apenas com sílabas tônicas diferentes, significasse o nome de objetos totalmente distintos.

3. Ecolocalização (ou bissonar)

A ecolocalização se traduz na capacidade de muitas espécies de morcegos de navegar pela noite, em locais com muitos obstáculos, como se o fizesse sob a luz do dia. Eles emitem um som e esperam o eco retornar, para mapear tridimensionalmente o local no qual estão, para saber exatamente a qual distância e direção de seus obstáculos.

Alguns poucos humanos também são capazes de utilizar ecolocalização. Apesar de Ben Underwood ser cego, ele consegue enxergar muito bem. Seus olhos foram removidos cirurgicamente quando ele tinha três anos de idade devido ao câncer. Mas ele consegue jogar basquete, andar de bicicleta e viver uma vida normal. Ben faz um clique que ecoa através dos objetos à sua volta. Ele consegue ouvir os ecos e calcular mentalmente a distância dos objetos. Ben não se considera cego e apenas pouquíssimas pessoas no mundo possuem esta capacidade.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,50 de 5)

41 comentários

  • Maicon182:

    Alguem aqui acredita q um humano possa desenvolver a telecinese?

    • Marcelo Ribeiro:

      Não há nenhum análogo para telecinese na natureza. Se houvesse ao menos alguma força natural que correspondesse a isso até vai. Mas não há.

  • Bruno Paiva:

    eu nao sei explicar mais oq acontece comigo é que eu cinto que algo vai acontecer e acontece as vezes me sinto mau com isso

  • Gilberto Heman:

    Consiga enxergar e escutar trombadinhas se aproximando de longe.
    E também posso prever quando vou ser assaltado e saio correndo.
    Sou quase um homem-aranha, mas com sensor trombadinha
    hauehaueheuahuaeh

  • Claiton Melo:

    ooi , gente eu posso sentir as emoçoes dos outroa posso localizar vc e as vezes acerto o que vc esta pensando .. eu e minhas amigas temos habilidades especias , se vc que está lendo está mensagem e conhece um lugar que eu e minhas amigas podemos controlar nossas habilidades por favor me informe .

    • JamyMS:

      Minha “habilidade” (ha ha) é mais ou menos a mesma. Tipo, se uma pessoa chega perto de mim, eu consigo saber o que ela ta sentindo ou se ta pensando em algo que tenha haver comigo, ou o que ela quer e precisa. Não é uma coisa que eu controlo ou não. Só… Acontece. É tanto, que eu evito lugar q tem muita gente , porque tem hora que tipo, vem tudo de uma vez só .

  • Bibi Hta:

    GENTE MINHA HABILIDADE NÃO TÁ ALI MAS EU DOU CHOQUE NOS OUTROS!

    E TAMBEM CONSIGO LEVANTAR AGULHAS COM A PONTA DO DEDO COMO SE MEU DEDO FOSSE UM IMÃ.

    ME DISSERAM QUE ISSO ACONTECE PORQUE MINHA PELE É MUITO FINA E SECA ENTÃO A ELETRECIDADE ESTATICA FICA ACUMULADA NA MINHA PELE MAIS DO QUE COM AS OUTRAS PESSOAS.

  • Sérgio:

    Acho incrivel estes relatos a serio, podemos dar os parabens porque temos super herois no mundo…simplesmente e pena so ouvirmos falar deles nos contos e fadas e em historias ou filmes…se querem provar nao e com um texto…e se o k dizem fosse verdade terias feito de tudo para provar k sao especiais…a adernalida do orgulho…ate podem ter um alguem aki ou ali mas nem tudo e facil assim…eu sou diferente, nasci diferente, e provavel k de todos os que comentaram aqui nao ha ninguem k saiba verdadeiramente o que é o sofrimento de ser diferente…de ter aquilo que nao se quer ter…aconselho a fazerem sessoes espirituais e verem o vosso interior ai verao melhor aquilo k sao (apenas meros humanos) enquanto eu desejei nunca mais…porque por um lado ser humana ja vi que é ser algo do mal….mas nao ser completamente humano torna tudo muito mais deprimente…contetem se com a vossa humanidade pk estas coisas devem ser ditas por quem sabe e nao por quem ker fantasiar a si proprio. Obrigado

  • carlos:

    sou q nen o hulk se eu me irritar eu consigo dobrar minha velocidade e força e reflecssos almentam estou ten tando controlar isso para ajudar as pessoas

  • thew lima:

    as vezes eu sinto q alguém está chegando,eu sei quando alguém está mentindo e tenho um super raciocinio sei de quase tudo

  • Jhonatan:

    Como o thiago ( 12-12-2010 )..Eu tbm consigo ver espectros de luz e Moléculas no ar…assisto varios programas no Bio, Discovery, Syfy, History falando sobre esses assuntos…e tbm ( como vejo nos programas ) acho q sou um tipo de Médium, por ver os espectros e poder conversar com vozes q nao seide onde vem!!!Sei exttremamente q a sociedade eh muito cética a respeito disso,mas eh soh tendo uma experiencia assim para acreditar…como acredito tbm q crianças e animais veem coisas ah mais q seres humanos!!!

    • Jhonatan:

      dsculpa ..errei o ultimo pedacinho…*Como acredito tbm q crianças e animais veem algo ah mais q os outros seres…* pq criança tbm eh ser!!!! rsrsrs..dsculpaa!!!

  • cass:

    pesso que vc tenten explicar o por que eu consigo tocar minha sombra na sua sombra e você comseguir sentir o toque na sua pele.

    consigo fazer isso. mais axo que todos podemos fazer

  • Thomas:

    Eu consigo enxerga no escuro com muita nitides.consigo ouvir sussurros bem longe de mim. E tambem consigo sentir o cheiro de um perfume a 200 metros de mim.

    • anonimo:

      isso é cientificamente provado impossivel, nem um lince escuta ou sente cheiros assim, desenvolver a ecolocalizaçao(estou tentando, ja consigo um pouco) ainda é uma coisa, mas sentir cheiro de perfume à duzentos metros de distancia?ridículo

  • Matheus:

    Já li alguns artigos sobre o tema, e fiquei fascinado, embora não conheça ninguem com tais habilidades, creio que nosso cerebro é um mecanismo em plena evolução, e mesmo sendo cético com relação a questões metafisicas, podemos ser testemunhas de experiencias genuinas que extrapolem nosso modo de enxengar o mundo. Abraços a todos.

  • Alguem:

    Bem eu ja salvei 2 amigos só ouvindo o barulho trazeiro de um carro sem mesmo velo

  • andre:

    sou um garoto de treze anos e muitas vezes eu tenho visões q as vezes acontecem e as vezes são só coisas da minha imaginação, queria saber se isso é normal?

  • k-io:

    tenho grande percepção, sei quando aguem mente,sei quando aguem quer algo,é como se eu soubece tudo o que as pessoas pessam.

  • GAh:

    tenho premonições, tipo sinto coisas pessoas animais objetos tipo pedras cocó de pomba e outros protegeis,e tambem nado como um peixe mas tipo muito parecido mesmo por favor quem quiser conversar comigo sobre isso e meu msn biel550@hotmail.com

  • tata:

    eu asvezes com muito esforsso consigo mover alguns obetos com o penssamento mas depois minha cabeça doi tanto q parece q vai esplodir bem so conseguir fazer isso 9 veses pois descobri esta abilidade a pouco tempo e de pois q fasso isso minha cabeça doi muito

    • k-io:

      olha tambem estou tentando fazer isso (mover objetos)
      ja consegui mover algumas coisas como um pedaço de plástico e um anel umas 25 vezes mais percibi logo que quando voce olha para o objeto um certo tempo sua visão embaça e com isso seus olhos ficam se alternando ao olhar para o objeto, é como se um olho enchergasse de cada vez em uma sequencia muito rápida e ai vc tem a impressão de que ele esta se movendo.
      faça o seguinte: marque um papel e coloqueo em cima de uma mesa
      faça uma espécie de quadrado com margens ,e no cento coloque um anel e contorneo com uma caneta fazendo um circulo no papel
      e ai tente movelo ,veja se ele sai da marca.
      caso consiga me avise por email : C_galera.vidaloka@hotmail.com

  • joe:

    tambem tenho otimos reflexos
    de interação com objetos
    e velocidade de raciocinio e dedução

    • GAh:

      ou cara isso e serio msm

  • joe:

    eu posso ouvir coisas muito distante dizer quem
    produziu o som mesmo baixo
    meu paladar eh apurado portanto sei se algo
    eh bom ou ruim mesmo as outras pessoas
    disserem que tem o mesmo sabor

    • Fausto:

      Joe, com tantas habilidades, fico surpreendido por não conseguires “decifrar” ou “averiguar” algumas das regras do teu idioma.Em consequência, conseguirias ,portanto, tornar-te mais credível aos olhos dos outros,coisa que não és … Não te tornas melhor pessoa, dizendo “tolices”.A tua falta de lógica, apesar de teres um raciocínio e, quem sabe, uma memoria fascinante, e algo “que deixa muito a desejar”. Abraço (: Por favor,não venhas com comentários rudes e/ou de natureza áspera, viso que te tornes melhor ser pensante com este comentário.

  • Rodolpho:

    Eu desenvolvi uma super audição, consequi até ouvir um gato andar, sério, quando era pequeno eu usava isso para escutar as conversas da minha mãe no telefone(o que sempre dava certo)

  • thiago:

    bom……eu tenho uma coisa que me pertuba….
    nao sei se e loucura…ou paranoia…
    mas as vezes tenho dores de cabeca forte que me fazer ver algumas coisas
    tipo algo que vai ocorrer tipo alguem vai me ligar e depois de alguns segundos a mesma pessoa que eu pensei me liga ou ate quando alguem vai me visitar e eu persebo..isso n acontece direto mais acontece a dor de cabeca e bem forte e tambem eu sonho e as vezes ele ocorre ou ate mesmo tenho uma otima aldicoa n sei se isso e poder mas tambem minha visao vejo os espectros da luz e consigo quase sempre ver as moleculas do ar n sei se e disturbio n falo pros meu pais por que eles podem pensar que estou louco

  • Andre:

    ei queria saber eu posso ver linhas cinzas como aquelas ondas de calor num dia quente desde de que nasci tenho habilidades de lutar usando essas ondas pra me fortalecer .e serio .parece ate chacra daqule desenho naruto e queria saber se e conhecido essa habilidade podem me ajudar?

  • jennifer sales:

    olha sempre desconfiei que a téoria de Darvim estava certa,em parte e que há evolução,e a evolução humana está progredindo até virarmos uma nova espécie de hominídeos e a evolução será mais relacionada ao sistema nervoso e aos 5 sentidos.

  • Rafael:

    Eu não sou cego e consegui aprender a ecolocalização.

    Eu sou bombeiro e acho uma técnica muito útil principalmente no combate a incêndios e para fazer salvamentos em locais pouco iluminados. Eu não fecho os olhos para usar a técnica, apenas foco-me na audição, pois a visão é um instinto “automático”.

    Recomendo a todos. Fiquem 1 hora só por dia com uma venda e treinem. Qualquer um consegue, é só se esforçar e gostar.

    Abraços.

  • “JazzFunk”, Herbert:

    Yassu, o lance não é “muito treino e dedicação” não….isso nasce com a pessoa.
    eu tenho o ouvido absoluto e nunca o treinei…mas adoro ver a cara de intrigado dos músicos que tocam comigo. eles viram prá mim e sempre perguntam “cara, como vc consegue??”
    Você pode passar a vida inteira treinando que vc jamais vai conseguir chegar próximo desse DOM que eu e mais alguns raros mortais possuímos;)

    • Gustavo:

      Pior q é cara, nao tem como treinar isso, ou vc nasce com um dom ou nao, eu nao sou um super-degustador nem tenho o ouvido absoluto, mas possuo a ecolocalizaçao(que nao tem como ser treinada, simplesmente se nasce e desenvolve o dom), mas sinceramente, tem uns comentarios ridicuos aqui cara, tipo: eu ja salvei 2 amigos escutando um carro sem ver(vc nao precisa ver pra escutar) e: eu sinto cheiro de perfume à 200 metros de distancia(RIDICULO), o que vc disse ta mto certo cara.

  • Francisco Aureliano Rocha Witt:

    Eu fiquei impressionaco com a ‘ecolocalização’…um dia desses ví uma matéria sobre’visão-cega’ que é muito legal..quem tem visão cega percebe todo o ambiente próximo à sí atravéz de células especiais dos olhos (n conheço) que transmitem a “imagem” ao nosso cérebro sem que a vejamos!
    confuso né!? mas é assim mesmo.. hehe

    Eu tenho um amigo com ‘ouvido absoluto muito fino’, é algo surpreendente; falam que a incidência nos caucasianos é de 1 em 1 milhão (de 1 em 10 mil para os casos nos quais o indivíduo com ouvido absoluto conssegue distingüir apenas um semi-tom e de 1 em 10 entre os autistas).

    A ‘síndrome de Savant’ também é muito interessante.É do espectro autista, por isso os ‘savant’ podem ser considerados como autistas, mas têm Q.I. normal e alguma super-habilidade (super memória visual e de outros tipos, raciocínio lógico-matemático excelente, etc.); conheço um savant com memória excelente para diversas coisas.

    Síndrome de Asperger…
    e outras….

    esses são os casos que eu conheço de super habilidades.

    Muito obrigado. Abraço a todos.

  • BELMIRO FIGUIREDO VINENTE NETO:

    EU POSSUO UMA HABILIDADE ESPECIAL SOU SUPER INTÊLIGENTE EM MATEMATICA

  • Luis Fernando:

    Eu assisti uma reportagem da Discovery Channel dissendo que quando um Humano ouve um som muito baixo o “Timpano” (Aff é assim que escreve?) se move menos que o diametro de um Átomo LOL, só não sei como eles sabem mas isso é muitu rox (rox = legal)

  • Larie:

    a ecolocalização é muito legal, mas alguem ai ja assistiu O Demolidor?

  • Wagner:

    Adorei a matéria, principalmente a parte sobre ecolocalização. A historia do garoto me impressionou.

  • Douglas Miranda:

    Minha família toda tem super-poderes. Eu consigo ficar invisível quando ninguém tá olhando pra mim! Meu pai consegue ver o escuro simplesmente fechando os olhos! Minha mãe conversa com estranhos enquanto dorme (muito bizarro, acho que são do além)! E meu irmão consegue acender peido…

    • Bibi Hta:

      fALA SÉRIO FICAR ABUSANDO DOS OUTROS, SE FOSSE COM VC DUVIDO QUE DIRIA ISSO!

  • Yassu:

    Fiquei realmente impressionado. Quanto ao ouvido absoluto, e diversas outras habilidades, acredito q muito treino e dedicação conta muito mais do que qualquer aptidão natural. Adorei essa matéria.

Deixe seu comentário!