Faça creme dental de elefante com uma reação maluca simples

Por , em 29.05.2013

O que você vê nesta imagem é uma demonstração de uma reação curiosa, que produz um “tubo” de espuma, e por isto é chamada às vezes de “creme dental de elefante” (pela semelhança com o creme dental, e pelas dimensões da espuma produzida).

Mas que reação é esta? A reação é simplesmente a decomposição de água oxigenada (H2O2) em água e oxigênio. A reação acontece rapidamente porque um catalisador é colocado junto. Em uma aula de química, o catalisador usado pode ser o iodeto de potássio, mas dá para fazer a mesma reação com outros reagentes. Depois da reação acontecer, os produtos podem ser jogados na pia sem problema nenhum.

[box]A reação que acontece misturando os componentes abaixo é exotérmica, ou seja, libera calor. Use luvas descartáveis e óculos de segurança, e não fique com o rosto sobre o vasilhame em que a reação irá ocorrer.[/box]

Os ingredientes para fazer o creme dental de elefante são:

  • 50 a 100 ml de solução de água oxigenada a 30%;
  • 10 mL de solução saturada de iodeto de potássio (KI);
  • detergente líquido para lavar louças;
  • corante alimentício;
  • cilindro graduado de 500 mL.
si9on

O procedimento para fazer a reação é simples. Depois de colocar o óculos de segurança e de proteger tudo que você quiser que não manche com o iodo, coloque cerca de 50 mL da água oxigenada no cilindro graduado, esguiche um pouco de detergente e misture. Se quiser, pode pingar 5 a 10 gotas de corante alimentício na superfície interna do cilindro para deixar a espuma parecendo com creme dental com listras. Acrescente por último a solução de iodeto.

Se você quiser, pode adicionar amido ao peróxido de hidrogênio, e a espuma resultante terá manchas claras e escuras resultantes da reação de parte do amido para formar triiodeto. Se não tiver iodeto de potássio ou não quiser usá-lo, pode substituir o mesmo por fermento úmido – a diferença é que a espuma será produzida mais lentamente. [About.com Chemistry]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 1,00 de 5)

1 comentário

  • Rogerio79:

    A do sabonete no microondas é mais interessante, barata e muito mais fácil de fazer.

Deixe seu comentário!