Facebook: porque os usuários “recebem” mais do que “dão”

Por , em 6.02.2012

A maioria dos usuários do Facebook recebem mais atualizações dos amigos do que enviam. Isso de acordo com um novo estudo, que pela primeira vez combinou arquivos e dados em tempo real para explorar a estrutura das redes de amigos e os níveis de bem-estar social.

Os dados arquivados foram colocados à prova com pesquisas de campo. Aqui estão algumas das descobertas, no período de um mês:

40% dos usuários do Facebook fizeram um pedido de amizade, enquanto 63% recebeu um;
Os participantes deram um “like” (“curtir”) nas atualizações dos amigos 14 vezes, em média, mas receberam “like” 20 vezes;
Eles enviaram 9 mensagens pessoais, mas receberam 12;
12% marcaram um amigo em uma foto, mas 35% foram marcados por outro.

“A explicação para esse padrão é fascinante por algumas razões”, comenta Keith Hampton, autor principal do estudo. “Primeiro, existem segmentos de usuários do Facebook que contribuem muito mais do que o padrão. A maioria dos usuários é ativo moderadamente, então aqueles mais presentes se sobressaem na média. Segundo, esses usuários mais ativos constituem entre 20 e 30% do todo, mas eles são mais ativos em diferentes segmentos. Um grupo pode estar mais presentes nos compartilhamentos entre amigos. Outro domina a atividade dos “likes”. E outro, ainda, domina a marcação das fotos”. [PewInternet]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Wesley Rodrigues:

    Eu gosto do face pq converso com amigos distantes,mas gosto mesmo é de conhecimento,por isso venho no hypescience todo dia!!
    Aprendi muito,agora estou mais ciente que o conhecimento vale tudo na vida!

  • carlos manuel da silva simoes:

    O Facebook, para mim, a meu entender, é a maior rede aldrabona que me parece ser, dou este conselho, não confiem no Facebook, porque não existe liberdade tanto de opinião como de privacidade, e eu sei do que falo, tanto que a minha conta, nunca mais vai ter direito nessa rede dita sicial.
    Por mim, vão dar banho ao cão, quer gostem ou não, está dito.
    Estou pronto a dar rasões do que digo a quem assim o entender.
    Fico à espera. Desculpam-me e muito obrigado

    • Ângelo Frera:

      Desculpar-lhe de que? Você está absolutamente certo!Eu mesmo não quero mais saber do Facebook.

  • Bruno:

    larguem de mao essa bobagem e vao ler um livro

Deixe seu comentário!