Uso do Facebook pode tornar adolescentes mais vulneráveis a problemas psicológicos

Por , em 10.08.2011

Um novo estudo sobre os efeitos das mídias sociais nas interações humanas revelou que adolescentes que utilizam redes sociais como o Facebook podem ser mais vulneráveis a desenvolver comportamento antissocial, narcisismo e uma série de outros caráteres negativos.

Outros efeitos maléficos do uso do Facebook observados no estudo incluem manias, tendências agressivas, dores no estômago, insônia, ansiedade e depressão nos jovens com “overdose” da rede social – incluindo o uso abusivo dos aplicativos de jogos.

As consequências negativas também afetam os estudos. Estudantes de ensino fundamental, ensino médio e universitários que verificaram o Facebook pelo menos uma vez durante um período de 15 minutos do estudo tiraram notas mais baixas. Além disso, esses estudantes obtiveram menores taxas de retenção de leitura.

No entanto, nem todos os resultados relacionados ao uso do Facebook foram negativos. Um dos pontos mais interessantes da pesquisa foi a observação do desenvolvimento da “empatia virtual”. A empatia geralmente é relacionada com abraços, expressões faciais e palavras gentis que ajudam a melhorar o humor de pessoas queridas.

Os adolescentes estão desenvolvendo a capacidade de demonstrar empatia virtual para os amigos angustiados via Facebook, influenciando positivamente seu humor. Essa empatia virtual pode transbordar para o mundo real, ajudando adolescentes a serem mais gentis e sociáveis na vida cotidiana.[Mashable]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • D.D versao 2.0:

    Eu que tenho quase 30 já sinto alguns desses problemas com o yahoo, nem quero imaginar o inferninho desse pessoal mais fútil e afeminado.
    “podem ser mais vulneráveis a desenvolver comportamento antissocial” e no mesmo texto mostra:
    “Essa empatia virtual pode transbordar para o mundo real, ajudando adolescentes a serem mais gentis e sociáveis na vida cotidiana.”

    Cada vez mais a pesquisa “científica” está baseada em suposições e achismos, quando não totalmente viesada para defender um posicionamento estritamente pessoal.

  • @emanoelsimon:

    Qual a fonte desse post?

  • Cristiano:

    Infelizmente os Orkuts e Facebooks da vida estão acabando com as relações inter-sociais. As pessoas cada vez mais se tornam isoladas, não cultivam amizades no mundo real, e se iludem com pseudo amizades fugazes no mundinho virtual.

    • asdf:

      Exatamente isto. E justamente o contrário do que alegam ser o ponto ‘positivo’!!

    • Rodolfo Basker:

      Concordo em numero, grau e medida contigo Cristiano. Na realidade quem realmente esta “ganhando” com as redes socias, em especial o facebook são as empresas que coletam dados e informações sobre seus consumidores e os anunciantes. Otima ferramenta de manipulação e marasmo mental em massa.

  • ALAN BARBOSA:

    FACEBOOK é tão chato que dá depressão memso.

  • Vitor:

    Crianças e adolescentes que usam sites de relacionamento, onde há adultos, e gente de todo tipo, certamente irá ficar confuso e sem parâmetros. É como jogar um moleque numa reunião de adultos egocêntricos. Ele não tem experiência de VIDA, para jogar, então parte para o lado emocional…e se da mal!

  • Juquinha!!!:

    Poxa, vou deletar meu facebook agora mesmo!!

Deixe seu comentário!