Facebook ultrapassa Orkut no Brasil

Por , em 19.01.2012

Parecia ser apenas questão de tempo e finalmente aconteceu. Em dezembro de 2011, a rede social Facebook atraiu 36,1 milhões de visitantes, contra 34,4 do antigo líder do ranking, o Orkut. Este número é uma coroação ao crescimento de 192% ao ano que o Facebook vem apresentando. E agora o Brasil, quinto maior país em número de internautas no planeta, é oficialmente um território conquistado.

O Orkut já sofreu um abalo de importância no mundo há um bom tempo. Criado em 2004, a partir de 2008 já passou aos cuidados diretos dos escritórios Google no Brasil. Naquela época, a rede social ainda era disparada a mais popular por aqui, mas o crescimento de usuários em 2010 foi de apenas 5%.

No Brasil atual, o Facebook já bate o Orkut e o Google + juntos, levando em conta que este segundo ainda é uma novidade inexplorada para a maioria dos internautas. Os números foram apresentados pela Comscore, uma das maiores empresas de análise de público na internet a nível mundial. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

18 comentários

  • Clesimar Júnior:

    O Orkut se foi, mas deixou uma saudade grande.

  • Du Silva:

    prefiro o G+.

  • crys:

    Eu prefiro o orkut, mais já noto quando entro no orkut quê já quase não acho alguêm conectado,so alguns jogadores de mini fazenda.

  • Adriana Banker:

    Ah verdade que existe classe social ate nas redes sociais….so comparar pelas pessoas que fazem parte…Sonico e um tipo…orkut outro e o facebook…Rsrs são os que se acham…Twitter…irk…detesto…pooo…postar se vc vai ate o banheiro e dizer…se vai fazer 01 ou 02 ??/ fala serio….

  • Gui Melo:

    VAMOS FAZER UMA FESTA!

  • RicardoM:

    Orkut é melhor para questões como debate, discussões as comunidades em forma de fórum é a melhor coisa. Facebook é melhor para relacionamento e interação, mesmo q haja debates no facebook, é praticamente impossível encontrar posts muito passados, pois não tem uma ferramenta de busca como tem nas comunidades do Orkut.

    • Carlos:

      É exatamente esse o PONTO.

      No ORKUT pode-se recuperar, tempos depois, uma discussão, pois ela fica dentro de tópicos.

      Já no Facebook, de cunho muito imediatista, é dinâmico, mas não há como recuperar nenhum conteúdo, tornando-o essencialmente uma ferramenta para a garotada fazer graça.

      Como se dizia, bonitinho, mas ordinário.
      .

    • Anderson:

      Nossa, foi a melhor análise q eu já vi…rs Falou td q eu queria dizer.

  • Shappaaa:

    Tudo que é publicado nas redes sociais pode ser compartlhado no Facebook. Menos o Orkut.

    Agora… o que é publicado no Facebook não pode ser compartilhado por ninguém.

    Concentrador é isso aí.

  • João:

    Orkut já foi faz tempo, mas o facebook também! Me mudei para o G+ assim que as primeiras contas começaram a ser distribuídas por convite.

  • Beatriz:

    Isso ja estava anunciado faz tempo. No Facebbok temos a oportunidade de interagir, debater, enfim, ter um verdadeiro relacionamento com as pessoas. O Orkut ficou ultrapassado desde que nao houve mais controle quanto aos perfis e a moderacao das comunidades. Pra mim, a `morte` do Orkut eh uma questao de tempo.

    • Walter, o Cavaleiro de Cristo:

      O Orkut virou terra de ninguém. Saí dessa maldita rede depois de reclamar de fotos pessoais que foram alteradas e, ao reclamar, recebi a seguinte resposta: “O Orkut não encontrou atos fora das regras da comunidade.”. Ficou por isso mesmo. Se você quer ser expulso do Orkut, basta falar mal de gays e negros.

  • Milena Karla:

    No orkut só tem faveladoo e garotas mostrando a poupança!( Digo a maioria,não generalizando) Facebook é o que é. O google deveria deletar o orkut e deixar só o G+!

    • marcello:

      acho totalmente discriminatório esse tipo de comentário sobre favelado moderação onde vocês estavam quando exploram este tipo de comentário, a condição social de uma pessoa não justifica que ela seja inferior a outra com condições melhores e ainda mas vindo de um pais de mestiço e pobre que é o Brasil.

    • Milena Karla:

      Não foi isso que quis dizer. Me desculpe. Quis dizer,pessoas sem educação,sem instrução e garotas que tiram fotos mostrando os mamilos e ainda se acham o máximo.
      Quando eu tinha orkut via isso todo dia,até que surgiu o Facebook e até agora não vi nenhuma imagem dessa.

      Novamente,falo da maioria e não de todos.

    • Anderson:

      Na verdd, Milena, esse tipo de comportamento ñ tem a ver c/ classe social. Tem muito “favelado” rico e de classe média alta. E a crença de q o Facebook tem nível + elevado é mito. O q + tem lá é trollação, postagens inúteis, ridicularizando pessoas… É quase impossível prolongar uma discussão séria lá, e em pouco tempo td é passado, jogado pro limbo virtual. Perde feio para as melhores comunidds do Orkut. A combinação Google+/Orkut é bem superior.
      Um abraço.

  • Márcio M:

    Somente agora? Nossa, pensei que isso ja tinha acontecido! *-*

  • drew:

    Isso acontece porque o facebook surgiu como uma ferramente de mudanças e não só de relacionamento como é o orkut.
    A primavera árabe e vários outros protestos no mundo usaram ele como forma de organizar as manifestações,isso deu maior credibilidade a ele na sociedade contemporânea que está sempre em busca de mudanças,podendo contar com uma ferramenta como essa.

Deixe seu comentário!