Facetas: as pessoas estão danificando seus dentes permanentemente pelo sorriso perfeito

Por , em 19.09.2023

Se você tem usado o Instagram nos últimos anos, provavelmente percebeu uma tendência crescente em que muitas pessoas, incluindo celebridades, influenciadores e pessoas comuns, exibem sorrisos perfeitamente alinhados e brilhantes, quase como se estivessem usando filtros. De acordo com o The Washington Post, essa tendência está diretamente relacionada ao fenômeno conhecido como “Instagram Face,” que se tornou uma parte significativa dos padrões de beleza contemporâneos.

Entretanto, as revelações do The Washington Post apontam que o processo de obtenção de facetas de porcelana, que está no centro dessa tendência, pode ter desvantagens mais significativas do que muitos indivíduos esperam. O procedimento para obter facetas de porcelana é trabalhoso, caro e, mais importante, permanente. Os dentistas precisam remover parte do esmalte protetor dos dentes dos pacientes para acomodar as lâminas dentárias feitas sob medida. Esse processo torna os nervos dentro dos dentes mais suscetíveis a danos e infecções, e, como o esmalte dentário não se regenera naturalmente, as facetas são necessárias para proteger esses nervos indefinidamente.

Sara Hahn, uma graduada da Escola de Medicina Dentária de Harvard especializada em odontologia estética, expressou sua preocupação com o aumento do número de pacientes em busca de facetas de porcelana, muitos dos quais já possuíam dentes perfeitamente saudáveis. Ela acreditava que havia uma idealização irreal das facetas de porcelana e a busca por um sorriso digno de Hollywood.

É importante ressaltar que as facetas de porcelana têm um propósito legítimo na odontologia. Frequentemente, são usadas para reparar dentes danificados em acidentes ou outros traumas bucais, ou para corrigir espaços excessivos entre os dentes que podem levar à deterioração. No entanto, o aumento na demanda por facetas de porcelana é principalmente impulsionado por considerações estéticas.

Sentindo-se cada vez mais inquieta com o repentino interesse por esse procedimento, especialmente entre pessoas que já tinham dentes saudáveis, Hahn criou uma conta no TikTok chamada @veneercheck. Nessa plataforma, ela posta vídeos especulativos discutindo a possibilidade de celebridades terem realizado trabalho de facetas de porcelana. Ao examinar minuciosamente o trabalho dental de estrelas como Selena Gomez, Dua Lipa e Aaron Paul, entre outros, Hahn espera educar os jovens sobre quantas celebridades ainda têm seus dentes naturais.

Hahn, como dentista, enfatiza que nenhuma quantia de dinheiro pode replicar a estrutura natural e saudável dos próprios dentes. Ela queria transmitir que há um preço a ser pago na busca pelas facetas de porcelana.

De fato, esse preço é bastante alto. Além da permanência das facetas, o potencial de dano nos nervos associado a esses procedimentos pode resultar em um dente morto, exigindo um doloroso tratamento de canal. Esses riscos estão presentes em todos os casos, mas se tornam mais acentuados quando os indivíduos buscam procedimentos estéticos em países como a Turquia para economizar dinheiro. Além disso, a cada vez que as facetas de porcelana são substituídas (já que geralmente duram cerca de 15 anos), os dentistas precisam reduzir ainda mais a estrutura do dente subjacente.

Hahn explica: “Estamos falando de uma quantidade finita de material. Em algum momento, o dente simplesmente não será forte o suficiente para sustentar o que você deseja colocar sobre ele. Ele vai quebrar.” Isso representa um futuro odontológico sombrio, especialmente para um procedimento eletivo. E para aumentar o ônus financeiro, um conjunto completo de facetas de porcelana pode custar até US$ 100.000.

Em um vídeo do TikTok do final do ano passado, uma influenciadora chamada Chelsea Smith expressou seu arrependimento por ter feito facetas de porcelana depois que uma delas se soltou enquanto ela comia um prato de ramen. Ela afirmou: “Se eu soubesse agora o que sei sobre facetas de porcelana, acho que não teria feito”. Ela contou suas dificuldades com elas e até brincou sobre querer dentaduras em vez disso.

A influência das tendências de beleza pode ser avassaladora, tornando difícil resistir à pressão de se conformar aos padrões de perfeição em constante evolução. Antes de permitir que um dentista desgaste seus dentes para colocar facetas de porcelana, vale a pena considerar se a busca por esse ideal em constante mutação realmente vale as possíveis desvantagens e se o custo das facetas de porcelana pode, em última análise, ser muito alto. [Futurism]

Deixe seu comentário!