Fantasmagórica luz alaranjada envolve a Terra durante raro fenômeno

Por , em 8.11.2018

Um fantasmagórico show de luzes laranjadas embelezou a Terra no último 7 de outubro, levando um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional a registrar o fascinante fenômeno.

Recentemente, a NASA compartilhou o clique glorioso com os terráqueos abaixo.

O acontecimento é conhecido como luminescência atmosférica (em inglês, “airglow”), uma luminescência hipnotizante causada por reações químicas elevadas na atmosfera da Terra.

Química

Esta foto em particular foi tirada a uma altitude de cerca de 400 quilômetros acima da Austrália.

Conforme explicou a agência espacial norte-americana, esse brilho surreal geralmente acontece quando a radiação ultravioleta da luz solar energiza moléculas de nitrogênio, oxigênio, sódio e ozônio na atmosfera. Essas moléculas se chocam umas com as outras e perdem energia ao colidirem, resultando em uma luz fraca, mas espetacular.

Embora este evento tenha emanado uma cor laranja, o fenômeno nem sempre é dessa tonalidade. Em 2016, um fotógrafo fez outro clique excepcional desse brilho (abaixo), que formou um arco-íris em Açores, um arquipélago do Oceano Atlântico.

A luminescência atmosférica é melhor observada à noite, já que é um bilhão de vezes mais fraca que a luz solar.

Clima

O fulgor irradiante, também conhecido como quimiluminescência, é mais do que uma atração encantadora.

Também pode informar os cientistas sobre o funcionamento da atmosfera superior do planeta. Por exemplo, pode esclarecer como as partículas da Terra e do espaço se movem, incluindo como o clima espacial e o terrestre estão conectados.

Pesquisadores já estão usando satélites, como o Ionospheric Connection Explorer da NASA (ICON, ou Explorador de Conexão Ionosférica), para estudar essa zona dinâmica. [LiveScience]