13 perturbadores fatos sobre o tempo que vão quebrar sua cabeça

Por , em 30.10.2017

O tempo é um fenômeno muito mais complicado do que as pessoas imaginam. Confira alguns fatos curiosos sobre ele:

1. Relatividade

A passagem do tempo é mais rápida para o seu rosto do que para os seus pés (supondo que você esteja de pé). A teoria da relatividade de Einstein afirma que, quanto mais perto você estiver no centro da Terra, mais lento o tempo passará – e isso já foi medido. Por exemplo, no topo do Monte Everest, um ano é cerca de 15 microssegundos menor do que no nível do mar.

2. Segundo

Tecnicamente, um segundo não é definido como 1/60 de um minuto, mas como “a duração de 9.192.631.770 períodos da radiação consistente com a transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133”.

3. Dinossauros

Quando os dinossauros governavam a Terra, havia quase 370 dias em um ano. A rotação da Terra está ficando mais lenta porque a gravidade da lua está agindo sobre ela. Isso significa, por sua vez, que os dias no planeta estão ficando mais longos, por cerca de 1,7 milissegundos por século.

4. Mercúrio

Em Mercúrio, um dia tem dois anos terrestres de duração.

5. Tempo de Planck

O tempo de Planck é uma unidade científica de tempo. Leva cerca de 550.000 trilhões de trilhões de trilhões de vezes o tempo de Planck para piscar uma vez, rapidamente.

6. Agora

Não existe o “agora”, de acordo com a física. Espaço e tempo são como fluidos, afetados pela gravidade e até mesmo pela sua velocidade. Disse Albert Einstein: “Para nós físicos, a distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão, ainda que uma persistente”.

7. Luz

Uma vez que a luz leva tempo para nos alcançar, tudo o que vemos no espaço está no passado. O sol que você pode ver no céu é um sol de oito minutos e 20 segundos atrás. A luz da estrela mais próxima da Terra, depois do sol, Proxima Centauri, tem cerca de 4 anos.

8. Envelhecimento e memória

Novas experiências certamente parecem mais fortes na memória do que as mais conhecidas. Isso é conhecido como “efeito estranho”, e provavelmente é devido ao fato do tempo parecer passar mais rápido à medida que você envelhece – já que mais coisas são familiares para você.

9. Relógio de estrôncio

O relógio mais preciso já construído é o relógio de estrôncio. Ele tem uma margem de erro de apenas um segundo em 15 bilhões de anos.

10. A velha do universo

A mais antiga coisa conhecida no universo é uma galáxia chamada z8_GND_5296. Ela tem 13,1 bilhões de anos, o que significa que é apenas 700 milhões de anos mais nova do que o próprio cosmos.

11. Trens e fusos horários

A causa por trás do fato dos relógios mostrarem a mesma hora em países inteiros é que torna os horários de transportes mais fáceis. Até o século 19, as cidades estabeleciam seus relógios pela hora local, então a hora em municípios próximos podia ser diferente – por exemplo, Bristol ficava 11 minutos atrás de Londres. Isso fazia com que as pessoas comumente perdessem seus trens, de forma que as empresas ferroviárias começaram a usar o “tempo padrão britânico” baseado em Londres a partir de 1840.

12. Aceleração e expansão do universo

As galáxias distantes da Terra parecem estar se movendo mais rápido do que as próximas, significando que o universo está se acelerando à medida que se expande. A teoria normal para explicar tal expansão é uma força misteriosa no cosmos, conhecida como “energia escura”. Um físico espanhol sugeriu uma perspectiva alternativa de que as galáxias mais distantes e mais antigas parecem estar se movendo mais rápido porque no passado o tempo era mais rápido. Se ele estiver correto, em alguns bilhões de anos, “tudo ficará congelado, como uma foto instantânea”.

13. 24 horas

O fato de que a rotação da Terra está gradualmente desacelerando e, consequentemente, os dias estão ficando mais longos, significa que nossos relógios estão errados e nosso dia de 24 horas está mudando. De vez em quando, o Serviço Internacional de Rotação da Terra, a organização que padroniza o tempo astronômico, precisa adicionar um segundo – chamado “segundo de salto” – ao relógio para manter as coisas consistentes. O último segundo de salto foi adicionado em 30 de junho de 2015. [PhysicsAstronomy]

7 comentários

  • Álvaro Silva:

    N° 3: Se os dias estão ficando mais longos, e na época dos dinossauros havia 370 dias em um ano, porque hoje temos 365 dias?

    • Cesar Grossmann:

      Por que o período de rotação mudou, mas o de translação não. Em outras palavras, o “espaço de tempo” onde você pode espremer dias, a duração do ano, continua o mesmo, mas com dias mais longos, menos dias cabem em um ano.

  • Alex Demian:

    o paradoxo dos gêmeos também explode mentes rs ótimo artigo!

  • Erick Johnson:

    Ueh se quanto mais perto da terra mais lento passa porque no topo do monte Everest é mais lento que ao nível do mar? LoL bugou aqui

  • Alfasilas:

    Assim como se o movimento de translação ficar mais rapido ou devagar o ano vai passar a ter 366 ou 364 dias.

  • Alfasilas:

    A definição de segundo esta correta, mas se a terra “rodar” mais devagar, o que vai mudar é a definição de segundo.

    • Cesar Grossmann:

      A rotação da Terra não é constante, o que causa uma diferença entre dia civil, dia solar e dia estelar.

Deixe seu comentário!