Fazer dieta pode manter o cérebro jovem!

Por , em 22.12.2011

Fazer dieta dá mais energia e poder ao cérebro. O motivo é uma proteína, que quando ativada ajuda o órgão a se manter jovem e saudável.

Benefícios de fazer dieta

Uma nova pesquisa demonstra que restringir o número de calorias ingeridas ativa genes ligados à longevidade e mantém o cérebro funcionando bem, por mais tempo.

Dietas de baixa caloria, em estudos com animais, já haviam sido comprovadas como redutoras do risco de demência e outras doenças, além de ajudar na memória. Mas o modo exato como isso funcionava ainda era incerto.

Agora, uma equipe de cientistas italianos afirma que fazer dieta, ingerindo menos calorias diariamente, ativa uma proteína chamada CREB1, relacionada a certos genes da saúde.

Os pesquisadores dizem que a descoberta pode levar a criação de novos medicamentos para manter o cérebro saudável e jovem, sem uma dieta restritiva.

O estudo, realizado com ratos, permitia que alguns animais comessem apenas 70% das calorias que ingeriam normalmente. Eles viveram um terço a mais do que o comum e demonstraram melhor funcionamento mental.

Eles também tiveram menos tendência à obesidade e diabetes, uma redução no desenvolvimento de demência e menos agressividade.

Em contraste, uma dieta rica em calorias acelerou o processo de envelhecimento e aumentou o risco de doenças relacionadas à idade, como Parkinson e Alzheimer.

De acordo com o novo estudo, fazer dieta estimula a proteína CREB1, que consequentemente “liga” as sirtuínas, moléculas relacionadas à longevidade.

Já que essa proteína fica mais fraca conforme envelhecemos, comer menos pode ser uma boa alternativa para diminuir o processo de deterioração mental.

O líder do estudo, Giovambattista Pani, afirma que “a descoberta tem implicações importantes no desenvolvimento de futuras terapias para manter o cérebro jovem e prevenir a degeneração causada pela idade”.[Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Anderea:

    Calorias ou manter cérebro jovem?essa é a questão da qual o conhecimento dessa pesquisa me fez tomara que tal drogas sejam produzidas rapido.

Deixe seu comentário!