Quando animado, não tente se acalmar

De acordo com um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia (APA), pessoas que dizem a si mesmos para ficar animadas ao invés de tentar relaxar podem melhorar o seu desempenho durante atividades indutoras de ansiedade, tais como testes de matemática ou falar em público.

“A ansiedade é incrivelmente penetrante. As pessoas têm uma forte intuição de que tentar se acalmar é a melhor maneira de lidar com sua ansiedade, contudo, isto pode ser muito difícil e ineficaz”, explica a autora do estudo, Alison Wood Brooks, da Harvard Business School (EUA). “Quando as pessoas se sentem ansiosas e tentam se acalmar, elas estão pensando em todas as coisas que poderiam dar errado. Quando estão animadas, estão pensando em como as coisas poderiam ir bem”.

Diversos experimentos realizados na Universidade de Harvard com estudantes e membros da comunidade local mostraram que declarações simples sobre animação poderiam melhorar o desempenho durante as atividades que provocam ansiedade. O estudo foi publicado online no “Journal of Experimental Psychology: General”, da APA.

Em um experimento, 140 participantes (63 homens e 77 mulheres) foram instruídos a preparar um discurso público convincente sobre por que eles seriam bons parceiros de trabalho. Para aumentar a ansiedade, pesquisadora filmou os discursos e disse que eles seriam julgados por uma comissão. Antes de entregar o discurso, os participantes foram instruídos a dizer “Estou animado” ou “Estou calmo”. Os indivíduos que disseram que estavam animados fizeram discursos mais longos e eram mais persuasivos, competentes e descontraídos do que aqueles que disseram que estavam calmos, de acordo com uma classificação feita por avaliadores independentes.

“A forma como falamos sobre nossos sentimentos tem uma forte influência sobre a forma como realmente nos sentimos”, esclarece Brooks, que é professora assistente de administração de empresas na Harvard Business School.

Em outro experimento, foram dados a 188 participantes (80 homens e 108 mulheres) problemas difíceis de matemática depois de lerem “tente ficar animado” ou “tente manter a calma”. Um grupo de controle não leu nenhuma declaração. Os participantes do grupo animado acertaram 8% a mais, em média, do que o grupo calmo e o grupo de controle. Além do melhor desempenho, eles relataram sentirem-se mais confiantes sobre suas habilidades de matemática após o teste.

Em um estudo envolvendo karaokê, 113 participantes (54 homens e 59 mulheres) foram aleatoriamente designados a dizer que estavam ansiosos, animados, calmos, irritados ou tristes antes de cantar uma música de rock popular, em um console de videogame. Um grupo de controle não fez qualquer declaração. Todos os participantes tiveram seus batimentos cardíacos monitorados usando um medidor de pulso amarrado em um dedo para registrar a sua ansiedade.

Os participantes que disseram que estavam animados marcaram uma média de 80% na música com base no seu tom, ritmo e volume, conforme medido pelo sistema de classificação do videogame. Aqueles que disseram que estavam calmos, irritados ou tristes marcaram uma média de 69%, em comparação com 53% daqueles que disseram que estavam ansiosos. Os participantes que disseram estarem animados também relataram que se sentiram mais animados e confiantes em sua capacidade de cantar.

Uma vez que tanto a ansiedade quanto a animação são estados emocionais caracterizados por alta excitação, pode ser mais fácil de ver a ansiedade como excitação ao invés de tentar se acalmar para combatê-la, concluiu Brooks.

“Quando você se sente ansioso, está refletindo muito e concentrando-se em ameaças potenciais”, disse a especialista. “Nestas circunstâncias, as pessoas devem tentar se concentrar nas oportunidades potenciais. Realmente vale a pena ser positivo e as pessoas devem dizer que estão animadas. Mesmo que elas não acreditem em um primeiro momento, dizer ‘Estou animado’ em voz alta aumenta sentimentos autênticos de animação”. [Medical Xpress]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta