Ficha Limpa: vote urgente a favor da lei para evitar que corruptos se candidatem

Por , em 8.11.2011

A população já se uniu mais de uma vez a favor de menos corrupção na política – o projeto Ficha Limpa atraiu a atenção de todo o Brasil e foi um passo importante para uma cena política mais honesta.

Porém, o que é de nosso interesse, não é do interesse de poucos que estão tentando fazer a lei Ficha Limpa ser rejeitada pelo Supremo Tribunal. Mais uma vez, a população terá que se unir se quiser impedir tal situação.

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá votar na próxima quarta-feira pela validade da Lei da Ficha Limpa. Se seis dos dez ministros da Corte considerarem a lei constitucional, a norma pode ser aplicada integralmente nas eleições municipais de 2012. No ano passado, a mesma votação terminou empatada – 5 a 5.

A medida proibiria a candidatura de condenados por colegiado (decisão de mais de um juiz) e de quem já renunciou a cargo público para escapar de processo de cassação.

Os opositores ao projeto argumentam que os candidatos que já tenham sido condenados por um juiz e, em seguida, por um tribunal, não devem ser impedidos de candidatar-se, caso eles queiram recorrer a um tribunal superior.

Isso significa efetivamente que criminosos condenados poderão concorrer a um cargo durante o longo processo de recurso legal que pode durar anos – afinal, todo mundo sabe o quanto a justiça no Brasil é lenta.

Isso tornaria a lei ineficaz, permitindo que políticos cumpram seu direito de entrar com um recurso atrás do outro, permanecendo no cargo enquanto os processos são analisados.

Felizmente, um time de juristas se uniu para se opor a esse argumento, e vão apresentar a base legal que mostra que na lei eleitoral é perfeitamente legal tratar alguém como inelegível depois de condenação confirmada por um tribunal.

Afinal, será que os brasileiros deveriam aceitar uma lei fajuta? Qual seria o objetivo de haver uma lei contra a corrupção se o corrupto poderia ficar no cargo por anos a fio até que todas as instâncias possíveis confirmarem que ele é culpado?
Tendo sido julgado, sua ficha criminal não poderia deixar de existir, certo?

Você seria operado por um médico que está sendo processado por um erro em uma cirurgia – mas que ainda não foi declarado todas as vezes possíveis culpado? Você deixaria sua empresa nas mãos de um executivo corrupto, que poderia roubar seu dinheiro, mas que só foi condenado uma vez, e não por todas as instâncias superiores?

As pressões para acabar com a mais forte legislação anticorrupção que o Brasil já viu estão aumentando. O Supremo Tribunal Federal está dividido e vai votar a constitucionalidade da lei dentro de poucas horas.

Se você é a favor da Ficha Limpa, agora é a hora de demonstrar seu apoio a lei – quem sabe não convencemos os juízes de que a ideia é mais do que uma proteção para o nosso país; é algo do qual o Brasil precisa desesperadamente se quiser crescer e evoluir.

Clique aqui para assinar a petição a favor da Lei Ficha Limpa.

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

30 comentários

  • WILSON:

    Eu já perdí a fé neste país em que nunca se vê rico,empresários e políticos na cadeia ! Se este país fôsse sério a maioria dos ministros de FHC,Lula e da Dilma deveriam estar presos inclusive os tais mandatários que ou foram coninventes quando não os responsáveis pelas falcatruas que assolam este país ! Agora ficam enganando o povo com bolsas famílias (comprando)em vez de dar emprego e salários dignos ! País rico é país educado,com saúde e segurança ! No Brasil esta ficha limpa será mais uma lei que entulhará os anais e não será cumprida !Porque o Supremo Tribunal Federal não julga o salário mínimo inconstitucional ?????

    • Ezio Jose:

      Por que não arrisca morar na Europa. Lá tem vários países que não difere daquí mas que para seu conceito deve ser o paraíso.

  • Gilberto Barreto:

    Votar em um sistema podre como o nosso é concordar com as regras que ele nos impõe.Temos é que protestar silenciosamente não votando em ninguém, para forçar um reforma política decente.

  • marcos:

    Bom pessoal eu já parei de votar faz tempo aliás acho que só votei uma vez e ainda foi muito…

  • Mario:

    ficha limpa com dilma no poder, nunca será aprovado.

    • Ezio José:

      Pode não ser sancionada, se assim que entendo, porém duvido muito.
      A Câmara Baixa e Câmara Alta são quem criam e aprovam a maioria das Leis. O Presidente da República é quem sanciona a Lei aprovada. Pode também criá-las ou fazer alguma valer provisoriamente por Decreto nos casos excepcionais.

  • clarice:

    votar a gente vota, e é lógico que todos nós queremos que pelo menos diminua um pouco esta fábrica de corruptos, já que é impossível extinguilos… masssssssssssss será que não são “eles” mesmos que estão fazendo esta “média”? e mais uma vêz o “povo” vai deixar “pra lá” ???? como sempre!!!!????
    será que aquele velho ditado está certo ??!!: CADA POVO MERECE O GOVERNO QUE TEM !!!!!

  • Ezio José:

    O mundo é grande. Quatro enormes continentes com países para todos os gostos e vontade.
    Não existe se um dia eu for… Ninguém é obrigado, por exemplo, a viver um casamento que não dá certo; simplesmente diexa a companheira e vai buscar outra melhor e quietinho…

  • Flor de Lis:

    Sim,,, a gente vota a favor da lei, como todo o prazer. Mas se ela viesse a ser aplicada com o devido rigor com certeza ficaríamos bem mais animados em votar. Infelizmente, no nosso país, tudo só está claro no papel… na prática é outra história; ainda mais quando se trata de políticos…sempre acham uma brechinha.

    • Ezio José:

      Verdade!… Quem faz as Leis são nossos Legisladores que escolhemos pelo voto nas urnas. Deputados Federais e Senadores estão cada um representado a cultura do povo que lhes escolheram. Depois que estão no Poder, jamais irão fazer deste Poder algo contra eles mesmos. Ninguém aquí que comenta protestando, se estivesse lá faria também algo que viesse a se prejudicar.
      Para enganar a população, elesfazem Leis sempre com brechas para deixar impune os mais espertos.

  • Wendel:

    A Lei da ficha limpa é ótima.
    Manter corruptos fora do poder.
    Agora não sei se um pais que precisa de uma lei para obriga-lo a não votar em corrupto merece uma legislação assim.

  • Instigante:

    É gente, eu acredito que a população está de olho. Pesquisas mostram que o rombo em decorrencia da corrupção chega a 80bi por ano. Já pensou, tem q cassar mesmo esses corruptos safados..aff..isso me deixa indignada..tanta gente passando fome, tanta gente vivendo com um salario minino ou menos nesse Brasil…Isso tem q mudar o os causadores disso tudo tem q ser destituidos do poder o mais breve possivel…Essa ideia de q cargo publico é mina de dinheiro tem q acabar…os ocupantes de cargos publicos tem q ter consciencia de que estao la pelo coletivo..e os que não se adequam a isso tem q ser expulsos mesmo…FICHA LIMPA- SOU A FAVOR..AFINAL QUEM NAO EH? SO QUEM GANHA C ISSO, PQ QUEM PERDE COM CERTEZA QUER A FICHA LIMPA A PLENO VAPOR.

  • jose liberalino da silva:

    olha, o povo não esta preparada para votar, portanto concordo com a ficha limpa e os senadores e demais fossem punidos como qualqquer cidadão que cometem erros

  • Jonatas:

    O povo não sabe votar essa é a verdade. São eleitos os mais simpáticos em vez dos mais capacitados.

  • Cesar:

    Eu sou mais pela conscientização do eleitor. Não dá para impedir que crápulas se candidatem (tem muito crápula que ainda tem a ficha “limpa”), seria melhor, muito melhor, ensinar o eleitor a votar em gente correta e honesta.

    • Jonatas:

      Pegue uma cidade, concorrem a prefeitura um Homem honesto formado em administração e economia, cheio de projetos legais pra melhorar a vida de todos, e um Cantor conhecido e adorado por todos, mas que não entende nada de administração e não saiba nem escrever direito. Quem o povo vai eleger, o mais capacitado ou o mais adorado?

    • Ezio José:

      Na realidade, o mais adorado. Cargos executivos ou legislativos na política são todos assessorados e na assessoria é que entra o cidadão inteligente que usa de seus conhecimentos para orientar os donos do poder.

    • Jonatas:

      vendo por esse lado faz sentido, valeu. 🙂

  • Jonatas:

    Porque existem tantos privilégios a aqueles que são os representantes da nação? Porque além de altos salários e casas que não usam ainda a justiça faz-se menos forte pra eles do que pra nós? Devia ser justamente o contrário, já que são nossos representantes deviam ser de condutas exemplares, a justiça devia ser ainda mais forte pra eles do que pra nós.

    “Mas se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu foge a luta.” Essa parte do nosso hino devem ter entendido como uma justiça que permite ficar recorrendo e recorrendo e recorrendo e recorrendo e recorrendo da sentença.

    • Ezio José:

      Com a clava forte na mão, sem mata-borrão, papiros e os diabos à quatro (Executivo, Legislativo, Judiciário e Imprensa)quem serão contra eles se não fogem a luta? Uma canetada, aliás, uma clavada em sol bemol e logo o chorinho dos brasileirinhos sem dó maior é sustenido à quinta diminuta.
      Não adianta lamentar. Há uma diferença entre a comida que a cozinheira faz para um grande número de peão e o que ela faz para sua família.

  • Leyde:

    A Política tem jeito

    Claro! Com certeza se os brasileiros fossem conscientes não precisaria dessa lei. Simplesmente ao constatar que tal condidato é corupto não votaria mais nele. Mas porem tem muitos por ai ( os próprios ministros da corte) que são beneficiados por esses corruptos e assim se deixam corromper aceitando esmolas. Acreditam em promessas falsas.
    Sou a favor dessa “LEI” e estou em campanha fortemente para que seja aprovada.
    Minha camiseta “FICHA LIMPA” tá soada gente!
    Ouça, veja e discuta.
    VOTE FICHA LIMPA

  • Ze da Feira o ze que voces ja conhecem:

    Nao acho justo eu posso te acusar de qualquer coisa que voce automaticamente vai ter um processo na primeira instancia. se eu fosse um politico adversario seria a primeira coisa que eu faria. então não é justo.

  • CONSTITUIÇÃO:

    Sou contra qualquer lei que escolhe o tipo de delito para impedir que um cidadão seja julgado pelo maior colegiado que existe, que é uma pleito eleitoral. Porque quem matou pode concorrer e quem desviou uma verba que fora designada para a construção de uma cadeia e em vez disso construiu uma escola não pode. Veja o caso do Senador Renan Calheiros que quase perdeu o mandato porque não cedeu à chantagem de um reporter, um advogado e uma prostituta. O maior tribunal é o povo. No caso específico do Senado nem pensar, pois um Senador representa um estado, é uma espécie de embaixador. Portanto só o povo do seu estado tem o direito de julgá-lo. Não sendo assim é melhor que se desfaça a União.

  • André:

    Quase todo mês cai um ministro acusado de corrupção. A impunidade é total. Temos que parar este país com protestos. Chega, ninguém aguenta mais, está dando nojo. É um absurdo o que está acontecendo neste Brasil.

    • Sarcopo:

      Mas, André, se “quase todo o mês cai um ministro acusado de corrupção”, então é porque a impunidade não é total. Pelo menos, a força da mídia está caindo sobre eles (alguns!)
      A impunidade “era” total. por essa razão, estes que agora estão tendo que sair com o rabo entre as pernas, estão-no fazendo com certa surpresa, pois os “procedimentos” que os levam hoje ladeira abaixo eram padrão há muitos anos. Será um absurdo que eles estejam sendo acusados, ou o absurdo recai antes sobre as mais que sabidas falcatruas de autênticos donos de estados que continuam sem acusação, e com direito a todas as mordomias?
      Vamos lá deixar de olhar para o dedo esticado, e reparar mais no que ele aponta.

    • Ezio José:

      O que vemos hoje é que algumas medidas estão sendo tomada, coisa que não acontecia e não aconteceu em um grande período de nossa história política. Havia muitas verbas para as grandes potências midiáticas. Havia engavetadores de CPIs e havia muito conchavo que estão agora se dissolvendo.
      Hoje podemos saber das coisas que antes eram varridas para debaixo do tapete. Para refrescar a memória, a midia criava até Chupa-Cabras e OVNIs para desviar a atenção do povo enquanto os absurdos aconteceima.

  • ASSIS LOURENÇO:

    Respeitem a Lei Ficha Limpa antes que seja tarde. O povo quando rebela, não escapa ninguém. Principalmente os políticos corruptos.

  • Vinicius P.:

    Muito legal a iniciativa da equipe do Hypescience em apoiar esse projeto, divulgando-o aos leitores do site, que com certeza são muitos..

  • Nik:

    Já assinei! Mas eu queria mesmo era ter votado NÃO para o aumento de salário daqueles infelizes… e-e’

    • Ezio José:

      Impossível, Nik! Infelizmente impossível.
      E tem mais; se aprovada a Ficha Limpa, quem editará será um doutor em Leis e que com certeza fará de forma que sempre terá lacunas questionáveis para salvar a pele desses morcegos do erário. Também, lógico, as Faculdades despejam milhares de “adevogados” e advogados em concorrências e se uma Lei for perfeita não haverá emprego para essa massa.

Deixe seu comentário!