Fidelidade a marcas está diminuindo entre consumidores

Por , em 2.08.2011

Uma nova pesquisa indica que a fidelidade à marca está em declínio: agora, os consumidores substituem a preferência por marcas favoritas à preferência por um preço mais baixo.

O cientista da computação Rajeev Sharma e seus colegas começaram uma empresa chamada VideoMining que cria softwares para analisar os tipos de tendências de compras. Eles usam o software para montar uma visão de como as pessoas compram e o que compram.

Os dados revelam vários fatos sobre os hábitos de compras das pessoas: compradores preferem corredores mais largos quando compram; as mulheres levam muito mais tempo para fazer compras do que os homens; e, exceto em algumas marcas testadas, a fidelidade à marca nem sempre é forte.

“O que estamos descobrindo é que as pessoas vão à loja e decidem o que querem ali”, diz Sharma. “Você pode ver as pessoas chegando, caminhando entre as marcas e escolhendo o produto com base no preço”, completa.

As multidões de produtos disponíveis para compra em qualquer loja disputam constantemente a atenção de um cliente. Estudar como os consumidores escolhem entre conveniência, boas ofertas e bons serviços pode ajudar os donos de lojas e marcas a descobrir a melhor maneira de conquistar clientes.

O software da empresa VideoMining acompanha anonimamente os padrões de tráfego de uma loja, mostrando quais áreas da loja obtém o máximo de atenção dos compradores. Também pode mostrar quanto tempo um cliente leva para decidir entre duas marcas concorrentes de um produto; este é o chamado “momento da verdade”, e pode ser afetado por tudo, desde preço a estresse pessoal.

“Basicamente, o que fazemos é acompanhar os clientes conforme eles se movem ao redor da loja e criar dados que nos ajudam a entender como os consumidores estão comprando”, explica Sharma. “Ao oferecer os dados, os varejistas e os fabricantes podem personalizar lojas, prateleiras e produtos para atender o interesse dos compradores”, finaliza.[LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Elizabeth:

    Concordo totalmente com o joao.f

    Eu só trocaria as marcas (cuja qualidade já comprovei) por outras mais baratas se tiverem a mesma ou melhor qualidade.

    Há de se levar em conta que EUA e parte da Europa passam por crise econômica e essa pesquisa deve ter sido feita num dos países afetados.
    Se bem que esse comportamento também pode existir em países emergentes. Pessoas com poder aquisitivo melhorado, porém acostumadas a comprar pelo preço, hoje compram em maior quantidade mas continuam fazendo suas escolhas pelo menor preço.

  • joao.f:

    Mas onde foi feita essa pesquisa? Quantos locais (ou consumidores) foram pesquisados? Em quais datas?

    Tudo depende muito da economia do país em que se faz o levantamento. Se ela está em crescimento, o normal é que a fidelidade pelas marcas aumente, se está em crise ou enfrentou problemas recentes, a tendência é de que as pessoas queiram economizar e escolham produtos mais baratos.

  • EltonPaes:

    AváÉmemo?

Deixe seu comentário!