Filhote de lobo ainda com pelos da Era do Gelo é descoberto no Canadá

Por , em 18.09.2018

Dois mamíferos da Era do Gelo incrivelmente preservados foram descobertos por garimpeiros no noroeste do Canadá: um filhote de lobo e um caribu com tecidos e pelos intactos.

O canídeo e o cervídeo foram encontrados pelos mineiros no território de Yukon em 2016, no permafrost derretido da área.

É extremamente raro que pele, pelo e tecido muscular sejam preservados no registro fóssil, mas todos os três estão presentes nesses espécimes mumificados de mais de 50.000 anos de idade.

Os espécimes

O caribu foi encontrado no local de um leito de cinza vulcânica de 80 mil anos da idade. Autoridades acreditam que seus tecidos preservados estão entre os mais velhos de mamíferos no mundo.

A cabeça, dois membros frontais e o tronco do animal estavam intactos.

Já o filhote de lobo foi supostamente preservado em sua totalidade, incluindo detalhes excepcionais da cabeça, cauda, patas, pele e pelos.

“Até onde sabemos, este é o único lobo da Era do Gelo mumificado já encontrado no mundo”, disse Grant Zazula, paleontólogo que trabalha com o governo de Yukon, ao jornal The Guardian.

Estudo e exibição

Julie Meachen, morfologista carnívora que trabalha com mamíferos da Era do Gelo na Universidade de Des Moines (EUA), vai participar da análise dos espécimes e revelou ao The Guardian que a equipe planeja fazer um antigo teste de DNA para determinar os parentescos dos animais, bem como analisar seu microbioma para ver se ainda há bactérias intestinais.

“Estes exemplares ajudarão os cientistas a aprender mais sobre as antigas espécies de mamíferos que perambulavam pela Beríngia, aumentando nosso conhecimento e capacidade de compartilhar as histórias desta antiga terra perdida”, disse a ministra do Turismo e Cultura canadense Jeanie Dendys, em um comunicado.

Os animais estão atualmente em exposição na cidade de Dawson, e serão eventualmente transferidos para o Canadian Conservation Institute em Ottawa. [USAToday, FoxNews]