Fim do mundo em 2040?

Por , em 10.02.2013

Nem bem nos livramos da aporrinhação da Profecia Maia, já existe uma nova data para a extinção da humanidade.

O ano fatídico é 2040 e será por colisão com asteroides.

Depois que o asteroide Apophis revelou-se inepto nessa apocalíptica tarefa de aniquilar a vida em nosso planeta, outros vilões cósmicos entraram em cena:

  1. Asteroide 2011-AG05 e
  2. Asteroide 2012-DA14

O primeiro tem um tamanho interessante e o segundo baterá recordes de aproximação da Terra, algo que se iniciará já no próximo dia 15 de fevereiro.

Mas vamos aos detalhes:

Asteroide 2011-AG5

Descoberto em janeiro de 2011 pelos astrônomos de Mount Lemmon Survey (Tucson, EUA), possui cerca de 140 metros de diâmetro e foi considerado na época um objeto de “alto risco”.

De acordo com Donald Yeomans, diretor do Programa de Observação de Objetos Próximos da Terra (NEOs) do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia nos EUA, a probabilidade de o 2011-AG5 colidir com a Terra, era de 1 para 625. E a data mais provável de tal acontecer, seria o dia 5 de fevereiro de 2040.

Foi agendada uma discussão, sobre um eventual plano de deflexão, que seria debatido no decorrer da 49º sessão do Subcomitê Científico e Técnico do Comitê das Nações Unidas acerca dos Usos Pacíficos do Espaço Exterior (COPUOS) em 2012 em Viena.

A Equipe de Ação das Nações Unidas (NU) responsável pelos objetos próximos da Terra (NEOs) observou uma constante aproximação do asteroide e que (apesar de remota) existe uma possibilidade de que o 2011-AG5 colidirá com a Terra dentro de algumas décadas.

Apesar de conhecermos o seu tamanho, é ainda desconhecida sua composição e massa.

Segundo o que Detlef Koschny, responsável pela Divisão de Missões do Sistema Solar da Agência Espacial Europeia em Noordwijk, na Holanda, disse ao website SPACE.com:

“2011-AG5 é o objeto que atualmente tem maiores hipóteses de colidir com Terra… em 2040. No entanto, apenas observamos cerca de metade da sua órbita, desta forma, a confiança nesses cálculos ainda não é muito alta.”

“Nas 14 discussões da nossa Equipe de Ação, concluímos, portanto, que não podemos necessariamente chamar-lhe uma ameaça “real”. Para isso, idealmente, deveríamos ter pelo menos uma, se não duas, órbitas completas observadas”.

A equipe de Koschny está atualmente colocando instituições como Observatório Europeu do Sul ocorrentes da situação e esperam convencê-las de que este objeto merece a atenção de alguns dos telescópios espaciais.

Asteroide 2012-DA14

Este foi descoberto no final de fevereiro de 2012 pelo Observatório Astronômico de La Sagra, (Espanha). Mensurado aproximadamente com 45 metros de diâmetro e massa em torno de 120 mil toneladas tem passado a maior parte de sua orbita bem distante do nosso planeta aproximando-se paulatinamente a cada seis meses.

Em 15 de fevereiro de 2013 baterá um recorde de sua menor aproximação: cerca de 27 mil quilômetros. Apesar de ser uma distância bem pequena do ponto de vista astronômico – inferior a dos satélites geoestacionários – as chances de impacto contra a Terra são desprezíveis, estimada em zero na Escala Torino, que vai até 10.

No entanto, como suas aproximações são reiteradas de seis em seis meses, existe alguma possibilidade futura de colisão com a Terra?

Em 15 de fevereiro de 2026, por exemplo, estima-se que a rocha passará a apenas 890 km de distância e em 2033 essa distância será ainda menor, de 512 km. Em 16 de fevereiro de 2040 o asteroide chegará ao menor valor previsto, de apenas 448 km – realmente passará raspando e poderá, de acordo com seu ângulo de aproximação, atritar-se com a atmosfera favorecendo sua entrada.

No entanto, à medida que mais observações forem feitas novos resultados deverão ser divulgados, aumentando ou diminuindo o risco de colisão.

No momento, a única afirmação correta é que não há qualquer chance de impacto para fevereiro de 2013. Para os outros anos, ainda é muito cedo para qualquer afirmação.

Por outro lado, mesmo que ocorra uma colisão desse asteroide com a Terra em 2040, devido a seu tamanho relativamente pequeno, não se projeta nenhum efeito apocalíptico, para o desapontamento de muitos teóricos da conspiração que poderão sofrer com a queda na venda de seus livros.

Eu, pessoalmente, cultivo esse ceticismo otimista e tipicamente brasileiro, a ponto de postergar o início da construção de meu-bunker-de-fundo-de-quintal lá pelo ano 2030.

E você leitor o que acha de tudo isso? [JPL]

[Leia os outros artigos de Mustafá Ali Kanso]

 

LEIA SOBRE O LIVRO A COR DA TEMPESTADE do autor deste artigo

À VENDA NAS LIVRARIAS CURITIBA E ARTE & LETRA

Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa Mustafá Ali Kanso, nesse seu novo livro “A Cor da Tempestade” premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove.

Seus contos “Herdeiros dos Ventos” e “Uma carta para Guinevere” foram, em 2010, tópicos de abordagem literária do tema “Love and its Disorders” no “4th International Congress of Fundamental Psychopathology.”

Foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos da Scarium Megazine (Rio de Janeiro, 2004) pelo conto Propriedade Intelectual e com o sexto lugar pelo conto Singularis Verita.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

36 comentários

  • Malu Grey:

    Ah gente,quando acabar acabou,pra que ficar falando disso?Você vai morrer de um jeito ou de outro mesmo,então só aproveita enquanto dura.

  • Krypthus:

    O ser humano do jeito que e vai se auto destruir bem antes do mundo acabar, poluiçao, guerras, contaminaçao do meio ambiente e super populaçao= auto destruiçao.
    Sem fala que cada dia que passa, mais maus ficam as pessoas, 60% da populaçao brasileira e do mundo e crminosa, bandidos, traficantes, assasinos, empresas desonestas, politicos corruptos e ate policiais …
    Se deus existir, ele vai acabar com o mundo, ta cada dia pior, mas se deus nao existe, a humanidade se auto destroi, entao a humanidade vai acabar de qualquer jeito.

  • Ronildo William:

    Caro Flavio,,,aqueles que são crentes de verdade, não precisam amedrontar ninguem, e aqueles que usam isso para amedrontar, não devem receber o nome de crente. Quer saber como o mundo vai acabar?….leia em Apocalipse…e vera que tudo que esta na Biblia vem se concretizando. caso não aceite essa idea, só lamento;…

  • Alan Barbosa:

    Nem sei como será meu Fim, imagine a do mundo.

  • Amanda Soares:

    15 Milhões de pessoas morrem por ano no mundo.
    Em 2040, 405 milhões de pessoa (estatisticamente) terão morrido.
    As pessoas se apegam muito ao fim do mundo sem saber realmente quando é o fim da sua vida.

    #Viva

  • flavio2201:

    so espero que os crentes nao aproveitem-se destes factos pra amedrontar os fracos…

    • Abraão Costa:

      Por favor,não generalize,chame de fanáticos ou chantagistas religiosos,quando vc chama crentes disso,eh quase dizer pra um funkeiro q todos eles são ladrões(não sou funkeiro),isso ofende

  • pikenita:

    no fim do mundo eu nao acredito, mas que realmente houve um meteoro que caiu na russia no dia que estava previsto, caiu…

  • Francisco Assis Gurgel Gurgel:

    essa história de o mundo se acabar com data marcada é antiga os cientistas do calendário maia, até hoje estão buscando corrigir a falha porque o mundo não acabou em 21 de dezembro 2012… kkkk

  • Westkem:

    2012-DA14 devia ser do tamanho de brasilia, quanto ao propósito disso não preciso mencionar.

    • aguiarubra:

      Aquilo é uma Hidra de mil cabeças, camará, se desaparecer a cidade toda, uma outra maior e mais corrupta surgirá “aproveitando” a cratera formada após o impacto!

      Muito mais efetivo é atingir WALL STREET, o NINHO de onde nascem e são alimentadas todas as outras Hidras “trans-nacionais” pelo mundo, isso sim.

    • Duda Weyll:

      Pior que é mesmo, se Brasília fosse destruída a conta no bolso do cidadão comum não seria nada agradável. kkkk

    • aguiarubra:

      Pois é, vc entendeu direitinho “a coisa”!!! Tudo sobrará prô nosso lombo.

    • Hugo Meireles:

      Engraçado vocês mencionarem brasília. Nós aqui elegemos apenas 18 deputados… (16 distritais e 2 senadores)… todos os outros 500 e tantos vem do resto de nosso Brasil juvenil.
      Talvez pudesse atingir a casa de vcs, donos de comentários tão idiotas.
      Antes de falar asneira, pelo menos saiba do que está falando.
      #Ficaadica

    • aguiarubra:

      Aí, ô “ficaadica”: se vc acha que tá numa boa pq. mora em brasília, onde é mais fácil culpar os outros (menos vcs), então faz parte do problema que faz do Brasil Juvenil os imbecis que elegem 500 mequetrefes prá ferrar o pais inteiro!

      Ficaadica de continuar enterrado no seu próprio umbigo alienado e faça-se o favor de não acrescentar mais asneiras do que nós aqui falamos sobre brasília: afinal, vc e outros como vc não contam prá resolver quaisquer problemas que tenhamos como povo.

      Pelo que dizem os jornais, o Congresso Nacional se fechou em si mesmo e não tá ligando prá nós eleitores. Parece que o “ar” de Brasília, empesteado de si mesmos, contamina quem vai morar aí.

  • Jordan Paixão:

    Na boa, é incrível tais crendíces… O mundo acaba todo dia e vocês que não percebem!
    Ah! Parabéns aos que fazem as matérias! Perfectas! 😉
    As que adoro são as sobre planetas e curiosidades… Parabéns novamente!

  • Duda Weyll:

    Objetos vindos do espaço todo dia tem, a maioria se vaporiza antes de atingir o solo, a coisa chata é o “alarmismo” de relacionar fim do mundo com o possível impacto de um objeto com capacidade pra destruir uma cidade e mudar o clima; do jeito que a mídia trata o assunto, uma coisa séria vira piada.

  • Antonio Braga:

    Mensurado? Quem é que usa esse verbo? 58 anos de intensa leitura e só o havia lido em espanhol. Até hoje nem sabia que existia em português…

    • Jordan Paixão:

      Os intelectuais usam! 😉

    • Anderson Thiago:

      Não precisa ser intelectual. Mensurar pra mim é um verbo comum. Sempre ouvi e utilizei, tanto quando eu morava no interior de SP, como agora aqui no PR. Não precisa ter QI 120 pra saber que mensurar é medir.

    • Marcelo Ribeiro:

      mensurado adj. que se mensurou 1 que se mediu; medido 2 em ritmo lento e cadenciado; compassado (passos curtos e mensurados). Dicionário Houaiss da língua portuguesa

      É falado bastante aqui no sul. Ao menos em Curitiba.

    • aguiarubra:

      “…mensurado (…) É falado bastante aqui no sul. Ao menos em Curitiba…”

      Obs.: aqui em São Paulo, este termo é bastante utilizado também!!!

    • rogerio727:

      mensurar é um vergo sim senhor sabidão, tens de ler mais 58 anos para aprender. Mensurar (lat mensurare) vtd 1 Determinar a medida de; medir: Mensurar a área de uma fazenda. 2 Ter por medida: “…tão altos que uma tíbia deles mensurava um homem” (Morais).

    • rogerio727:

      verbo, e não vergo (erro de digitação)

    • fibotarto:

      É tão inverossímio acreditar que um dia nosso planeta poderá ser extinguido.Só não podemos nos esquecer que isso não passa de possibilidades,caso contrário,não importa o tempo que vivemos,mas a intensidade com a qual vivemos

  • jodeja:

    Falando sério: Agora o mundo não vai acabar. Tudo que tem início terá fim, isso é óbvio, porém, antes de terminar tem que cumprir a missão que lhe foi destinada.
    Quantos asteroides já chocaram com a terra? Ela acabou? Porque que agora vai acabar? O que pode é morrer meia dúzia de pessoas, mas não é o fim.

  • aguiarubra:

    Esses asteróides encontrarão Homo Sapiens tentando sobreviver em meio às desastrosas consequências de uma Revolução Industrial que acabará por exaurir todos os recursos naturais não renováveis destruindo o equilíbrio ecológico do planeta.

    Somos os dinossauros de nossos tempos. Em 2040, talvez apenas máquinas com I.A. terão sua chance de nos substituir depois que, inexoravelmente, iniciaremos nossa auto-extinção induzida.

  • Steve C:

    hahahaha….DE NOVO ??

  • Orlando Rios:

    Em 2040 ja teremos tecnologia e recursos mais que suficientes para destruir ou desviarmos esta pedrinha de nos. Mas vao vai aparecer muitas viuvas negras e muitos espertinhos ganhando dinheiro com o medo e a crendice popular. Como neste mundo tem bobo pra tudo…

  • Lecy Pereira Sousa:

    O negócio é o seguinte:eu acredito de pés juntos que o mundo acabará de surpresa. É bom a galera ficar preparada para sempre.

  • Wiliam Cesar:

    Acho muito, muito e muito interessante a parte da matéria que fala sobre o “Asteroide 2012-DA14”. Queria que fosse possível, visualiza-lo a olho nú ><

  • will:

    Discordo pois em Isaías 55:18 Deus fala do objetivo da terra.

    • Amanda Soares:

      Não conheço perfeitamente a Bíblia, mas não encontrei esse versículo. Pode revê lo?

  • LuizEdz:

    Essa conversa do homem falar que em … o mundo vai acabar, já virou um grande palhaçada.

  • Afonso Do Carmo:

    Eu acho que é preciso dignidade até mesmo diante da morte, embora o Dr. House discorde desta afirmação.
    Se tivermos que morrer, que tenhamos a decência de fazer isso em silêncio e recolhimento, com nobreza e dignidade, sem ataques histéricos.
    Afinal, a vida que destruímos no planeta se acaba de maneira nobre e solene, sem grandes alardes.
    Talvez tenha chegado a nossa vez.
    Mas acredito que se estes asteroides estiverem em rota de colisão com a terra, encontrar-se-á uma maneira de destruí-los antes do impacto…

  • magoado:

    Asteroides sempre passam perto ou longe da terra, e isso nunca vai deixar de acontecer o que eu acho que deveria ser extintas é “certas” pessoas de fazer essas propaganda enganosas e astuta para venderem seus produtos,explorando pessoas leigas e de boa fé….

Deixe seu comentário!