Flavorizante de manteiga em pipoca pode causar Alzheimer

Por , em 10.09.2012

Você também se derrete só de sentir cheiro de pipoca? Amanteigada então… é uma delícia! Mas cientistas tem uma péssima notícia para amantes de um bom cinema com pipoca. O flavorizante que dá o saber amanteigado à pipoca e outros alimentos e bebidas pode causar doença de Alzheimer, segundo novos estudos.

O aromatizante químico, diacetil, é comum também em margarinas e óleos comerciais. Ele já era conhecido por danos causados ao pulmão de pessoas que trabalham em fábricas de pipocas para micro-ondas – o que levou muitos fabricantes a retirarem a substância do produto. Um novo estudo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostrou que o diacetil também pode ser altamente prejudicial aos consumidores.

Os níveis tóxicos podem ser tão grandes que os pesquisadores associam o diacetil a problemas de saúde como a doença de Alzheimer. Esse composto estimula o acúmulo de proteínas beto-amiloides, que ajudam a desenvolver a doença. Além disso, o diacetil impede uma proteína-chave, o glioxalase, ao chegar ao cérebro. Isso diminui a proteção das células nervosas e pode aumentar o risco de desenvolvimento do Alzheimer. [WebMD/DFW, Foto]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Rodrigo Piedade:

    mas isso quer dizer que dá pra continuar a comer a pipoca com manteiga natural cert?? só a artificial é que faz mal??

Deixe seu comentário!