Focas do Havaí estão aparecendo com moreias presas na narina
Um fenômeno único e muito estranho tem sido observado no Havaí. Focas Monge do Havaí estão sendo encontradas com moreias enfiadas nas narinas. Isso nunca foi registrado nos últimos 40 anos de monitoramento, e a retirada das moreias é bastante trabalhosa.
O Programa de Pesquisa das Focas Monge Havaianas publicou no Facebook uma foto de uma foca sofrendo com um caso de moreia no nariz. Este programa monitora a população dessa espécie, que está ameaçada. O post diz que uma equipe tem socorrido várias focas com este problema. Felizmente, todas as focas ficaram bem depois do resgate. O mesmo não pode ser dito das moreias.
Nova moda da moreia no nariz
“Nos quase 40 anos que temos trabalhado para monitorar e proteger as ameaçadas Focas Monge Havaianas, começamos a ver ‘moreias no nariz’ nos últimos poucos anos. Até agora nossos pesquisadores têm observado esse fenômeno três ou quatro vezes. Ainda não sabemos se isso é uma anomalia estatística estranha ou se veremos mais moreias em focas no futuro”, diz uma nota publicada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA.
Essas focas procuram por alimento enfiando a boca e nariz em buracos em corais, embaixo de rochas e na areia. Elas procuram por presas que estão se escondendo, e uma dessas presas é justamente a moreia.
Essas focas podem ter acabado nessa situação extremamente desconfortável quando cercaram moreias em buracos e elas se enfiaram na narina para tentar fugir. Outra hipótese é que as focas tenham engolido as moreias e as regurgitado, e elas tenham ficado presas na narina.
A boa notícia é que todas as focas encontradas nessa situação terrível são capturadas pela equipe de monitoramento e as moreias são retiradas com cuidado. Nenhuma foca apresentou sinais de ferimento na narina.
Foca azarada
Um desses resgates não foi muito agradável para a foca. Um macho foi encontrado com 10 cm de moreia pendurada da narina e com dificuldades para respirar. A equipe conseguiu capturar a foca e puxou mais de 60 cm de peixe para fora. “Temos certeza que o animal inteiro foi removido, já que a cabeça foi encontrada, mas algumas barbatanas ou espinhas podem ter saído da moreia durante a remoção. A foca não sofreu muito, e não saiu sangue de sua narina”, descreveu a agência. [Gizmodo, NOAA]
3 comentários
Essa espécie, a Myrichthys ocellatus, é um peixe seguidor e de forrageio para obtenção de alimento, na crise, as focas saem perdendo!
Então aquele ditado popular que diz nunca meta o nariz onde não é chamado está realmente correto…
É nisso que dar ficar metendo o nariz aonde não é chamado…