Sanduíches fazem mulher precisar de marcapasso

Por , em 18.12.2008

Talvez seja difícil de ver efeitos colaterais mais bizarros do que este. Médicos na Inglaterra recentemente trataram uma mulher que reagia tão mal a sanduíches e certos alimentos que ela precisou de uma marca-passo.

A mulher de 25 anos procurou os médicos em janeiro porque ela estava tendo episódios breves de tontura e às vezes desmaios diversas vezes por semana e estava se sentindo “alarmantemente mal”, os médicos escreveram na revista científica The Lancet.

Os médicos da Universidade de Birmingham viram o seu histórico médico e descobriram que ele era “comum” exatamente como foi o resultado de seu checkup.

“Ao ser questionada ela informou que os episódios tendiam a ocorrer quando se alimentava de tipos de comida, especialmente sanduíches ou tomava bebidas com gás”, escreveram os médicos, informando que a paciente disse que a última vez que ocorreu ela desmaiou enquanto comia um sanduíche dirigindo o carro.

A mulher disse que evitava comer por causa do problema. Ela estava com um índice de massa corporal (IMC) muito baixo.

Depois de descartarem anorexia nervosa os médicos deram um sanduíche para ela para ver o que acontecia. Ela não desmaiou, mas disse que se sentiu tonta e seu eletrocardiograma parou de responder por alguns segundos antes de o coração voltar.

O problema não era alergia a alimentos ou maionese estragada. Ao invés disso descobriram que ela sofre de “síncope de deglutição”. Significa que engolir algo ocasionalmente interferia no seu nervo vago, e isso embaralhava a atividade elétrica do coração.

A paciente recebeu um implante de marca-passo no coração para amenizar estes problemas. “Ela não desmaiou desde então”, escreveram os médicos. Ela passou a comer sanduíches normalmente. [WebMD]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!