Foguete privado Space X liga seus motores

Por , em 2.05.2012

A Space X é uma empresa que promove transportes espaciais, e um dos seus objetivos é fazer viagens de ida e volta para a órbita terrestre, ou seja, voos comerciais. E ela agora conseguiu com sucesso fazer um teste com sua espaçonave Falcon 9, uma semana antes de fazer sua viagem até a Estação Espacial Internacional.

Esse é o segundo teste realizado pela empresa, e uma demonstração para a NASA. O primeiro, realizado em dezembro de 2010, enviou com sucesso uma cápsula para órbita. O próximo voo, marcado para o dia sete de maio, vai enviar a cápsula direto para a Estação.

A empresa já recebeu alguns bons milhões de dólares (mais de 375, cerca de 675 milhões de reais) da NASA para que desenvolva as espaçonaves necessárias para transportar cargas e também astronautas, já que os últimos cortes de orçamento do governo deixaram a agência com falhas nesse ponto.

O voo da Falcon 9 não foi para nenhum lugar, foi apenas um teste dos motores. Mas agora, com as análises do teste, caso tudo esteja de acordo, a espaçonave vai levar a cápsula até a Estação, onde um braço robótico vai acoplá-la ao sistema e permitir que os astronautas recebam água, roupas e equipamento científico.

O único problema é que o voo do Falcon já foi atrasado mais de uma vez. Será que dessa vez finalmente teremos um voo comercial para o espaço? [MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Andre Luis:

    É muito interessante acompanhar estas missões particulares, dá uma impressão muito diferente em torno da exploração espacial, diferente quando é uma missão apenas da Nasa.

Deixe seu comentário!