Foi descoberta a cura para o esquecimento?

Por , em 29.03.2011

Se você já pensa em tomar Ginkgo Biloba, comer mais peixe ou aprender a jogar xadrez para ver se consegue ater mais informações, fique tranquilo. Um time de pesquisadores da CPS Research, de Glasgow, na Escócia, está buscando uma cura para o esquecimento, com exceção dos problemas de memória causados por doenças como Alzheimer.

“O que estamos nos referindo não pode ser confundido com a séria perda de memória causada pelos estágios iniciais de demência”, disse o pesquisador Alan Wade. “Este estudo é voltado para aqueles que estão constantemente perdendo sua chave, esquecendo o nome de pessoas ou não lembrando onde guardaram seus óculos”.

Wade e seus colegas vão lancer um estudo testando se uma dose baixa do medicamento memantina, usado em pacientes com Alzheimer, pode ajudar a diminuir os problemas de esquecimento, que eles apelidaram de “síndrome do estilo de vida ocupado”. Um jeito de descrever a loucura do dia-a-dia que pode causar estes lapsos de memória.

“Nós cometemos estes erros pelo menos de hora em hora. Todos nós. Diferente de andar ou mascar chiclete, a memória é uma função que está longe de ser perfeita nos seres humanos. Na maioria das vezes é imperfeita”, compara o neurologista David Knopman.

A idéia de tomar uma pílula para a memória pode causar desconfiança. “A memantina é uma droga que foi aprovada para o tratamento do Alzheimer moderado ou severo. Nunca foi testado em pessoas sadias. Não há nenhuma evidência”, disse Knopman. O médico ainda reflete: se este tipo de esquecimento é algo que acontece diariamente com todo mundo, para que tratar? Segundo ele, se não é uma doença, não precisa de medicamento. [MSNBC]

7 comentários

  • Gabriel:

    só entrei pra ler os comentarios

  • Luiz:

    Impressão minha ou o último parágrafo foi um pouco contraditório?

  • Marcos Guim:

    O mais fantástico resultado que vi de recuperação de memória em pessoas sadias foi por meio da hipnose condicionativa, uma técnica que usa hipnose para reprogramação mental.

  • Elton:

    Este estudo é voltado para aqueles que estão constantemente perdendo sua chave, esquecendo o nome de pessoas ou não lembrando onde guardaram seus óculos”.

    Sou eu Sou eu!!!

  • Toneto:

    João, não sei se eu tenho um sério problema fisiológico no cérebro, pois já usei, Ginko, piracetan, nootropil, guaraná, fosfatidilcerina, e não observei melhora nenhuma em minha memório ou concentração.
    Para quem já estuda por natureza, eles alegam que funciona. Acredito que é quase como efeito placeto e homeopatia, se vc acreditar, ele vai funcionar.
    Em mim não surtiu efeito.
    Pode pesquisar e ratificar ou retificar o que eu disse.

  • JOAO PAULO:

    O GINKO BILOBA, PIRACETAN, CNTILAN, NOOTROPIL TEM MESMO COMPROVAÇÃO OU EXISTE ALGO MELHOR COMO GUARANA OU RITALINA.

    • Vidyleison Camargos:

      “lancer”? Mistura de lançar com fazer? kkkkkkkkk

Deixe seu comentário!