Novas descobertas sobre Alzheimer: Genes e biomarcadores

Por , em 8.10.2023

A demência, incluindo a doença de Alzheimer, atualmente afeta aproximadamente 1,8 milhão de indivíduos na Alemanha. Embora a origem exata ainda permaneça obscura, fatores genéticos contribuem significativamente para o seu desenvolvimento. Investigações anteriores para identificar genes relacionados à doença de Alzheimer têm predominantemente empregado um “design de caso-controle”.

O Prof. Dr. Lars Bertram, que lidera a Plataforma Interdisciplinar de Análise Genômica da Universidade de Lübeck e supervisionou o estudo recentemente publicado, destaca as limitações desse enfoque convencional: “Este método analítico tradicional e excessivamente simplificado resulta na perda de dados clínicos substanciais que poderiam ser valiosos para desvendar novos mecanismos da doença.”

Em seu estudo mais recente, envolvendo cerca de 1.000 participantes, os pesquisadores combinaram dados de seis biomarcadores distintos da doença de Alzheimer, aumentando significativamente a precisão das análises genéticas subsequentes.

O estudo foi publicado na revista Genome Medicine.

Uma das descobertas notáveis sugere uma redução na expressão do GRIN2D, um receptor para o mensageiro cerebral glutamato, na doença de Alzheimer e em outros distúrbios neuropsiquiátricos. Bertram explica: “Isso provavelmente leva a uma perturbação na função sináptica, que envolve as conexões pelas quais as células nervosas no cérebro se comunicam.”

Ao integrar os biomarcadores da doença de Alzheimer, os pesquisadores puderam realizar análises adicionais que seriam inviáveis com um design de estudo convencional.

Dr. Alexander Neumann, o autor principal do estudo do Centro Médico da Universidade Erasmus em Rotterdam, elabora sobre um desses métodos de análise: “Nesse contexto, gostaríamos de destacar as análises de mediação, uma técnica estatística que tem como objetivo revelar possíveis ligações causais entre os biomarcadores examinados e a doença.” Essas análises indicam o envolvimento de pelo menos duas vias principais na doença de Alzheimer.

A equipe de pesquisa descobriu que uma via opera por meio dos conhecidos efeitos das proteínas amiloide e tau, mediados pelo gene de risco da doença de Alzheimer, o APOE, um fato bem estabelecido. A segunda via significativa é predominantemente influenciada pela resposta do sistema imunológico, desencadeada, entre outros fatores, pelos genes TMEM106B e CHI3L1, que estão associados ao transporte de componentes celulares e à regulação das respostas inflamatórias.

Além disso, ao examinar o cromossomo X (que determina o sexo biológico) e conduzir análises em todo o genoma com base no sexo, surgiram novos insights sobre a diferença previamente inexplicável na prevalência da doença de Alzheimer entre homens e mulheres.

A Dra. Olena Ohlei, da Plataforma Interdisciplinar de Análise Genômica de Lübeck, segunda primeira autora do estudo, observa: “Os resultados dessa parte do estudo revelam que genes específicos exercem efeitos mensuráveis relacionados aos biomarcadores da doença de Alzheimer exclusivamente em homens ou mulheres. Algumas descobertas sugerem até efeitos opostos, implicando que certos genes aumentam o risco de Alzheimer em mulheres enquanto o diminuem em homens, ou vice-versa.” Pesquisas adicionais são necessárias para elucidar esse fenômeno.

Esta publicação apresenta novas abordagens para aprimorar nossa compreensão das causas da doença de Alzheimer. Bertram conclui: “Idealmente, nosso método multivariado, combinando análise de biomarcadores, que utilizamos pela primeira vez, poderia aprimorar o diagnóstico da doença de Alzheimer ou possibilitar seu diagnóstico precoce. No entanto, nossas descobertas devem primeiro passar por validação em amostras independentes, conforme é comum na pesquisa científica.” [Medical Express]